DA CONSTRUÇÃO À IDENTIDADE DO TUTOR COMO CO-CONSTRUÇÃO: ANÁLISE DA ATIVIDADE PROFISSIONAL A PARTIR DA PLATAFORMA ONLINE | Construction until the identity of the tutor as co-construction; analysis of professional activity from the online platform

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Estela Aparecida Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9500
Resumo: In Brazil the first records of distance education date back to the early twentieth century. Since then, there were many projects and laws that were processed in the Senate in order to better structure the activity of teaching. However, an important point in this process is still clarify the role of the tutor. This is not a very simple task, because of the complexity of their role, changes in the historical cultural setting and advances of information and communication technologies. The impact of these changes in education can be perceived in many ways, since the number of information accessible to all till the social exclusion of regions and disadvantaged individuals. It caused by long geographic and social distances. With this regard, in 2006, the Brazilian government has strengthened the proposal for access to higher education and social development through distance education. In order this, he sanctioned laws and promoted access to the Brazilian population. With this process the figure of the tutor is embodied in the...___No Brasil os primeiros registros de educação a distância remontam o início do século XX. De lá para cá foram muitos os projetos e leis que tramitaram no Senado com o intuito de melhor estruturar essa atividade de ensino. No entanto, um dos pontos importantes nesse processo ainda é clarear o papel do tutor. Isto não é uma tarefa muito simples, dada a complexidade do seu papel, as mudanças no cenário histórico cultural e os avanços das tecnologias da informação e comunicação. O impacto dessas mudanças na educação pode ser percebido de muitas maneiras, do número de informações acessíveis e abertas a todos até a exclusão social, de regiões e indivíduos desfavorecidos, provocada por longas distâncias geográficas e sociais. Com esse olhar, em 2006, o governo Brasileiro fortaleceu a proposta de acesso a uma formação superior e desenvolvimento social a partir da educação a distância, sancionando leis e fomentando o acesso de toda a população brasileira. Com esse processo a figura do tutor toma corpo no...
id UFMG-23_c3fceb85c0a065542e46e0a4813bed4f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9500
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling DA CONSTRUÇÃO À IDENTIDADE DO TUTOR COMO CO-CONSTRUÇÃO: ANÁLISE DA ATIVIDADE PROFISSIONAL A PARTIR DA PLATAFORMA ONLINE | Construction until the identity of the tutor as co-construction; analysis of professional activity from the online platformTutorAtividade de trabalhoEducação a distânciaFormação de adultosEducação permanenteWork activityDistance educationAdult educationContinuing educationEducação a distânciaIn Brazil the first records of distance education date back to the early twentieth century. Since then, there were many projects and laws that were processed in the Senate in order to better structure the activity of teaching. However, an important point in this process is still clarify the role of the tutor. This is not a very simple task, because of the complexity of their role, changes in the historical cultural setting and advances of information and communication technologies. The impact of these changes in education can be perceived in many ways, since the number of information accessible to all till the social exclusion of regions and disadvantaged individuals. It caused by long geographic and social distances. With this regard, in 2006, the Brazilian government has strengthened the proposal for access to higher education and social development through distance education. In order this, he sanctioned laws and promoted access to the Brazilian population. With this process the figure of the tutor is embodied in the...___No Brasil os primeiros registros de educação a distância remontam o início do século XX. De lá para cá foram muitos os projetos e leis que tramitaram no Senado com o intuito de melhor estruturar essa atividade de ensino. No entanto, um dos pontos importantes nesse processo ainda é clarear o papel do tutor. Isto não é uma tarefa muito simples, dada a complexidade do seu papel, as mudanças no cenário histórico cultural e os avanços das tecnologias da informação e comunicação. O impacto dessas mudanças na educação pode ser percebido de muitas maneiras, do número de informações acessíveis e abertas a todos até a exclusão social, de regiões e indivíduos desfavorecidos, provocada por longas distâncias geográficas e sociais. Com esse olhar, em 2006, o governo Brasileiro fortaleceu a proposta de acesso a uma formação superior e desenvolvimento social a partir da educação a distância, sancionando leis e fomentando o acesso de toda a população brasileira. Com esse processo a figura do tutor toma corpo no...Universidade Federal de Minas Gerais2016-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9500Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 327-329Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 327-329Trabalho & Educação; Vol. 25 No 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 327-329Trabalho & Educação; v. 25 n. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 327-3292238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9500/6784https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9500/9620Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Estela Aparecida Oliveira2019-02-01T19:52:43Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9500Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:43Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv DA CONSTRUÇÃO À IDENTIDADE DO TUTOR COMO CO-CONSTRUÇÃO: ANÁLISE DA ATIVIDADE PROFISSIONAL A PARTIR DA PLATAFORMA ONLINE | Construction until the identity of the tutor as co-construction; analysis of professional activity from the online platform
title DA CONSTRUÇÃO À IDENTIDADE DO TUTOR COMO CO-CONSTRUÇÃO: ANÁLISE DA ATIVIDADE PROFISSIONAL A PARTIR DA PLATAFORMA ONLINE | Construction until the identity of the tutor as co-construction; analysis of professional activity from the online platform
spellingShingle DA CONSTRUÇÃO À IDENTIDADE DO TUTOR COMO CO-CONSTRUÇÃO: ANÁLISE DA ATIVIDADE PROFISSIONAL A PARTIR DA PLATAFORMA ONLINE | Construction until the identity of the tutor as co-construction; analysis of professional activity from the online platform
Vieira, Estela Aparecida Oliveira
Tutor
Atividade de trabalho
Educação a distância
Formação de adultos
Educação permanente
Work activity
Distance education
Adult education
Continuing education
Educação a distância
title_short DA CONSTRUÇÃO À IDENTIDADE DO TUTOR COMO CO-CONSTRUÇÃO: ANÁLISE DA ATIVIDADE PROFISSIONAL A PARTIR DA PLATAFORMA ONLINE | Construction until the identity of the tutor as co-construction; analysis of professional activity from the online platform
title_full DA CONSTRUÇÃO À IDENTIDADE DO TUTOR COMO CO-CONSTRUÇÃO: ANÁLISE DA ATIVIDADE PROFISSIONAL A PARTIR DA PLATAFORMA ONLINE | Construction until the identity of the tutor as co-construction; analysis of professional activity from the online platform
title_fullStr DA CONSTRUÇÃO À IDENTIDADE DO TUTOR COMO CO-CONSTRUÇÃO: ANÁLISE DA ATIVIDADE PROFISSIONAL A PARTIR DA PLATAFORMA ONLINE | Construction until the identity of the tutor as co-construction; analysis of professional activity from the online platform
title_full_unstemmed DA CONSTRUÇÃO À IDENTIDADE DO TUTOR COMO CO-CONSTRUÇÃO: ANÁLISE DA ATIVIDADE PROFISSIONAL A PARTIR DA PLATAFORMA ONLINE | Construction until the identity of the tutor as co-construction; analysis of professional activity from the online platform
title_sort DA CONSTRUÇÃO À IDENTIDADE DO TUTOR COMO CO-CONSTRUÇÃO: ANÁLISE DA ATIVIDADE PROFISSIONAL A PARTIR DA PLATAFORMA ONLINE | Construction until the identity of the tutor as co-construction; analysis of professional activity from the online platform
author Vieira, Estela Aparecida Oliveira
author_facet Vieira, Estela Aparecida Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Estela Aparecida Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Tutor
Atividade de trabalho
Educação a distância
Formação de adultos
Educação permanente
Work activity
Distance education
Adult education
Continuing education
Educação a distância
topic Tutor
Atividade de trabalho
Educação a distância
Formação de adultos
Educação permanente
Work activity
Distance education
Adult education
Continuing education
Educação a distância
description In Brazil the first records of distance education date back to the early twentieth century. Since then, there were many projects and laws that were processed in the Senate in order to better structure the activity of teaching. However, an important point in this process is still clarify the role of the tutor. This is not a very simple task, because of the complexity of their role, changes in the historical cultural setting and advances of information and communication technologies. The impact of these changes in education can be perceived in many ways, since the number of information accessible to all till the social exclusion of regions and disadvantaged individuals. It caused by long geographic and social distances. With this regard, in 2006, the Brazilian government has strengthened the proposal for access to higher education and social development through distance education. In order this, he sanctioned laws and promoted access to the Brazilian population. With this process the figure of the tutor is embodied in the...___No Brasil os primeiros registros de educação a distância remontam o início do século XX. De lá para cá foram muitos os projetos e leis que tramitaram no Senado com o intuito de melhor estruturar essa atividade de ensino. No entanto, um dos pontos importantes nesse processo ainda é clarear o papel do tutor. Isto não é uma tarefa muito simples, dada a complexidade do seu papel, as mudanças no cenário histórico cultural e os avanços das tecnologias da informação e comunicação. O impacto dessas mudanças na educação pode ser percebido de muitas maneiras, do número de informações acessíveis e abertas a todos até a exclusão social, de regiões e indivíduos desfavorecidos, provocada por longas distâncias geográficas e sociais. Com esse olhar, em 2006, o governo Brasileiro fortaleceu a proposta de acesso a uma formação superior e desenvolvimento social a partir da educação a distância, sancionando leis e fomentando o acesso de toda a população brasileira. Com esse processo a figura do tutor toma corpo no...
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9500
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9500/6784
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9500/9620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 327-329
Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 327-329
Trabalho & Educação; Vol. 25 No 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 327-329
Trabalho & Educação; v. 25 n. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 327-329
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513927397376