O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224 |
Resumo: | A tese versa sobre a experiência de escrita de monografia de trabalhadores-estudantes. Aborda a atividade de escrita como potencializadora da fabricação de saberes que são investidos no "corpo-si" e reinvestidos na atividade pelo "corpo-si". Tem como objetivo compreender as consequências da escrita para os trabalhadores-estudantes de um curso superior sequencial e, ainda, interrogar essa experiência de escrita de monografias como atividade que potencializa os saberes investidos no corpo-si. A abordagem metodológica se baseou nos instrumentos de coleta e análise de dados desenvolvidos e utilizados pelos pesquisadores do Departamento de Ergologia e pela Ergonomia da Atividade. Trata-se da criação de "Grupos de Encontros do Trabalho-GRT", da "Instrução ao Sósia" e da "Autoconfrontação". A partir da compreensão dessas metodologias, cunhamos a Autoconfrontação ao Saber Investido. Os sujeitos da pesquisa são Trabalhadores-Gestores... |
id |
UFMG-23_c8fea51e11f263a2c85761f1a25e0b95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9224 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...AtividadeEducaçãoDesconforto intelectualSaberes contituídosSaberes investidosCorpo-siErgologiaGrupos de encontro do trabalhoTrabalhoRelação com o Saber370.05 A tese versa sobre a experiência de escrita de monografia de trabalhadores-estudantes. Aborda a atividade de escrita como potencializadora da fabricação de saberes que são investidos no "corpo-si" e reinvestidos na atividade pelo "corpo-si". Tem como objetivo compreender as consequências da escrita para os trabalhadores-estudantes de um curso superior sequencial e, ainda, interrogar essa experiência de escrita de monografias como atividade que potencializa os saberes investidos no corpo-si. A abordagem metodológica se baseou nos instrumentos de coleta e análise de dados desenvolvidos e utilizados pelos pesquisadores do Departamento de Ergologia e pela Ergonomia da Atividade. Trata-se da criação de "Grupos de Encontros do Trabalho-GRT", da "Instrução ao Sósia" e da "Autoconfrontação". A partir da compreensão dessas metodologias, cunhamos a Autoconfrontação ao Saber Investido. Os sujeitos da pesquisa são Trabalhadores-Gestores...Universidade Federal de Minas Gerais2014-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-2792238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224/6638Veríssimo, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9224Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:11Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'... |
title |
O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'... |
spellingShingle |
O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'... Veríssimo, Mariana Atividade Educação Desconforto intelectual Saberes contituídos Saberes investidos Corpo-si Ergologia Grupos de encontro do trabalho Trabalho Relação com o Saber 370.05 |
title_short |
O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'... |
title_full |
O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'... |
title_fullStr |
O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'... |
title_full_unstemmed |
O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'... |
title_sort |
O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'... |
author |
Veríssimo, Mariana |
author_facet |
Veríssimo, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veríssimo, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade Educação Desconforto intelectual Saberes contituídos Saberes investidos Corpo-si Ergologia Grupos de encontro do trabalho Trabalho Relação com o Saber 370.05 |
topic |
Atividade Educação Desconforto intelectual Saberes contituídos Saberes investidos Corpo-si Ergologia Grupos de encontro do trabalho Trabalho Relação com o Saber 370.05 |
description |
A tese versa sobre a experiência de escrita de monografia de trabalhadores-estudantes. Aborda a atividade de escrita como potencializadora da fabricação de saberes que são investidos no "corpo-si" e reinvestidos na atividade pelo "corpo-si". Tem como objetivo compreender as consequências da escrita para os trabalhadores-estudantes de um curso superior sequencial e, ainda, interrogar essa experiência de escrita de monografias como atividade que potencializa os saberes investidos no corpo-si. A abordagem metodológica se baseou nos instrumentos de coleta e análise de dados desenvolvidos e utilizados pelos pesquisadores do Departamento de Ergologia e pela Ergonomia da Atividade. Trata-se da criação de "Grupos de Encontros do Trabalho-GRT", da "Instrução ao Sósia" e da "Autoconfrontação". A partir da compreensão dessas metodologias, cunhamos a Autoconfrontação ao Saber Investido. Os sujeitos da pesquisa são Trabalhadores-Gestores... |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224/6638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279 Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279 Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279 Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513042399232 |