O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Mariana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224
Resumo: A tese versa sobre a experiência de escrita de monografia de trabalhadores-estudantes. Aborda a atividade de escrita como potencializadora da fabricação de saberes que são investidos no "corpo-si" e reinvestidos na atividade pelo "corpo-si". Tem como objetivo compreender as consequências da escrita para os trabalhadores-estudantes de um curso superior sequencial e, ainda, interrogar essa experiência de escrita de monografias como atividade que potencializa os saberes investidos no corpo-si. A abordagem metodológica se baseou nos instrumentos de coleta e análise de dados desenvolvidos e utilizados pelos pesquisadores do Departamento de Ergologia e pela Ergonomia da Atividade. Trata-se da criação de "Grupos de Encontros do Trabalho-GRT", da "Instrução ao Sósia" e da "Autoconfrontação". A partir da compreensão dessas metodologias, cunhamos a Autoconfrontação ao Saber Investido. Os sujeitos da pesquisa são Trabalhadores-Gestores...
id UFMG-23_c8fea51e11f263a2c85761f1a25e0b95
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9224
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...AtividadeEducaçãoDesconforto intelectualSaberes contituídosSaberes investidosCorpo-siErgologiaGrupos de encontro do trabalhoTrabalhoRelação com o Saber370.05 A tese versa sobre a experiência de escrita de monografia de trabalhadores-estudantes. Aborda a atividade de escrita como potencializadora da fabricação de saberes que são investidos no "corpo-si" e reinvestidos na atividade pelo "corpo-si". Tem como objetivo compreender as consequências da escrita para os trabalhadores-estudantes de um curso superior sequencial e, ainda, interrogar essa experiência de escrita de monografias como atividade que potencializa os saberes investidos no corpo-si. A abordagem metodológica se baseou nos instrumentos de coleta e análise de dados desenvolvidos e utilizados pelos pesquisadores do Departamento de Ergologia e pela Ergonomia da Atividade. Trata-se da criação de "Grupos de Encontros do Trabalho-GRT", da "Instrução ao Sósia" e da "Autoconfrontação". A partir da compreensão dessas metodologias, cunhamos a Autoconfrontação ao Saber Investido. Os sujeitos da pesquisa são Trabalhadores-Gestores...Universidade Federal de Minas Gerais2014-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-2792238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224/6638Veríssimo, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9224Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:11Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...
title O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...
spellingShingle O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...
Veríssimo, Mariana
Atividade
Educação
Desconforto intelectual
Saberes contituídos
Saberes investidos
Corpo-si
Ergologia
Grupos de encontro do trabalho
Trabalho
Relação com o Saber
370.05
title_short O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...
title_full O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...
title_fullStr O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...
title_full_unstemmed O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...
title_sort O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...
author Veríssimo, Mariana
author_facet Veríssimo, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veríssimo, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade
Educação
Desconforto intelectual
Saberes contituídos
Saberes investidos
Corpo-si
Ergologia
Grupos de encontro do trabalho
Trabalho
Relação com o Saber
370.05
topic Atividade
Educação
Desconforto intelectual
Saberes contituídos
Saberes investidos
Corpo-si
Ergologia
Grupos de encontro do trabalho
Trabalho
Relação com o Saber
370.05
description A tese versa sobre a experiência de escrita de monografia de trabalhadores-estudantes. Aborda a atividade de escrita como potencializadora da fabricação de saberes que são investidos no "corpo-si" e reinvestidos na atividade pelo "corpo-si". Tem como objetivo compreender as consequências da escrita para os trabalhadores-estudantes de um curso superior sequencial e, ainda, interrogar essa experiência de escrita de monografias como atividade que potencializa os saberes investidos no corpo-si. A abordagem metodológica se baseou nos instrumentos de coleta e análise de dados desenvolvidos e utilizados pelos pesquisadores do Departamento de Ergologia e pela Ergonomia da Atividade. Trata-se da criação de "Grupos de Encontros do Trabalho-GRT", da "Instrução ao Sósia" e da "Autoconfrontação". A partir da compreensão dessas metodologias, cunhamos a Autoconfrontação ao Saber Investido. Os sujeitos da pesquisa são Trabalhadores-Gestores...
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224/6638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279
Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279
Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279
Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 277-279
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513042399232