EDITOR DE TEXTO COLETIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE / Collective text editor: contributions to the development of the competence to work in a team

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zank, Cláudia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Behar, Patricia Alejandra, Rosa Ribeiro, Jorge Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8718
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. As fontes utilizadas foram: entrevista semiestruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos, nem prescritos em um contexto escolar. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar de educação profissional.
id UFMG-23_ce446b1dd63caed4eb4cf5a69b695f0f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8718
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDITOR DE TEXTO COLETIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE / Collective text editor: contributions to the development of the competence to work in a teamTrabalho em EquipeEducação ProfissionalCompetênciaSaberesEditor de Texto ColetivoO presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. As fontes utilizadas foram: entrevista semiestruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos, nem prescritos em um contexto escolar. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar de educação profissional.Universidade Federal de Minas Gerais2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8718Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 3 (2011); 35-45Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 3 (2011); 35-45Trabalho & Educação; Vol. 20 No 3 (2011); 35-45Trabalho & Educação; v. 20 n. 3 (2011); 35-452238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8718/6224Zank, CláudiaBehar, Patricia AlejandraRosa Ribeiro, Jorge Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:16Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8718Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:16Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDITOR DE TEXTO COLETIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE / Collective text editor: contributions to the development of the competence to work in a team
title EDITOR DE TEXTO COLETIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE / Collective text editor: contributions to the development of the competence to work in a team
spellingShingle EDITOR DE TEXTO COLETIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE / Collective text editor: contributions to the development of the competence to work in a team
Zank, Cláudia
Trabalho em Equipe
Educação Profissional
Competência
Saberes
Editor de Texto Coletivo
title_short EDITOR DE TEXTO COLETIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE / Collective text editor: contributions to the development of the competence to work in a team
title_full EDITOR DE TEXTO COLETIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE / Collective text editor: contributions to the development of the competence to work in a team
title_fullStr EDITOR DE TEXTO COLETIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE / Collective text editor: contributions to the development of the competence to work in a team
title_full_unstemmed EDITOR DE TEXTO COLETIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE / Collective text editor: contributions to the development of the competence to work in a team
title_sort EDITOR DE TEXTO COLETIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE / Collective text editor: contributions to the development of the competence to work in a team
author Zank, Cláudia
author_facet Zank, Cláudia
Behar, Patricia Alejandra
Rosa Ribeiro, Jorge Alberto
author_role author
author2 Behar, Patricia Alejandra
Rosa Ribeiro, Jorge Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zank, Cláudia
Behar, Patricia Alejandra
Rosa Ribeiro, Jorge Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho em Equipe
Educação Profissional
Competência
Saberes
Editor de Texto Coletivo
topic Trabalho em Equipe
Educação Profissional
Competência
Saberes
Editor de Texto Coletivo
description O presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. As fontes utilizadas foram: entrevista semiestruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos, nem prescritos em um contexto escolar. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar de educação profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8718
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8718/6224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 3 (2011); 35-45
Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 3 (2011); 35-45
Trabalho & Educação; Vol. 20 No 3 (2011); 35-45
Trabalho & Educação; v. 20 n. 3 (2011); 35-45
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511387746304