Editor de texto coletivo (ETC) : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zank, Cláudia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27056
Resumo: A presente Dissertação tem por objetivo compreender como o Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. O foco do primeiro eixo está nas questões relacionadas às equipes de trabalho. Já o segundo eixo dá destaque às competências profissionais e aos saberes. O terceiro eixo se debruça sobre o ETC, uma tecnologia groupware, que pode dar apoio ao trabalho de um grupo de sujeitos. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. Com o fim de coletar dados, se realizou um Curso de Extensão na modalidade semipresencial. As fontes de pesquisa utilizadas foram: entrevista semi-estruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. A análise mostra que a ferramenta Fórum ofereceu condições aos sujeitos de construir saberes de conteúdo intelectual. O Sistema de Co-autoria, por oportunizar o trabalho em equipe, permitiu que os sujeitos construíssem saberes práticos, os quais puderam ser articulados e relacionados com os teóricos. Com relação à transposição desses saberes para situações reais de trabalho, o estudo aponta duas alternativas: uma em que não é possível a transposição de saberes, e outra em que essa transposição é possível, mas o saber transposto não é colocado em ação. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos nem prescritos em um contexto escolar. Portanto, ainda que o ETC ofereça aos sujeitos um espaço em que seja possível a construção de saberes, existem fatores que podem impedir a mobilização desses saberes em outro contexto. Da mesma forma, ainda que haja intencionalidade por parte dos professores de possibilitar aos alunos o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe, existem fatores que influenciarão na mobilização dessa competência em uma situação real de trabalho. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar e, deste modo, também contribuir para que os alunos da educação profissional possam ter um ensino de qualidade, que forme o ser humano em sua integralidade.
id URGS_b8f36d0de42c0b1647c7112ea00ec1c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27056
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Zank, CláudiaBehar, Patrícia AlejandraRibeiro, Jorge Alberto Rosa2010-12-22T04:20:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/27056000763051A presente Dissertação tem por objetivo compreender como o Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. O foco do primeiro eixo está nas questões relacionadas às equipes de trabalho. Já o segundo eixo dá destaque às competências profissionais e aos saberes. O terceiro eixo se debruça sobre o ETC, uma tecnologia groupware, que pode dar apoio ao trabalho de um grupo de sujeitos. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. Com o fim de coletar dados, se realizou um Curso de Extensão na modalidade semipresencial. As fontes de pesquisa utilizadas foram: entrevista semi-estruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. A análise mostra que a ferramenta Fórum ofereceu condições aos sujeitos de construir saberes de conteúdo intelectual. O Sistema de Co-autoria, por oportunizar o trabalho em equipe, permitiu que os sujeitos construíssem saberes práticos, os quais puderam ser articulados e relacionados com os teóricos. Com relação à transposição desses saberes para situações reais de trabalho, o estudo aponta duas alternativas: uma em que não é possível a transposição de saberes, e outra em que essa transposição é possível, mas o saber transposto não é colocado em ação. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos nem prescritos em um contexto escolar. Portanto, ainda que o ETC ofereça aos sujeitos um espaço em que seja possível a construção de saberes, existem fatores que podem impedir a mobilização desses saberes em outro contexto. Da mesma forma, ainda que haja intencionalidade por parte dos professores de possibilitar aos alunos o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe, existem fatores que influenciarão na mobilização dessa competência em uma situação real de trabalho. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar e, deste modo, também contribuir para que os alunos da educação profissional possam ter um ensino de qualidade, que forme o ser humano em sua integralidade.The objective of this dissertation is to understand how the Collective Text Editor (ETC) can contribute to allowing students of professional development to develop the competence to work in a team. The study was developed with a base composed of three axes: work, professional development and information and communication technologies. The first axis focuses on questions related to working groups. The second axis highlights professional competences and knowledge. The third axis addresses the ETC, a groupware technology, which can give support to the work of a group of subjects. The study is developed through a qualitative approach based on the research strategy of multiple case studies. With the aim of collecting data, an Extension Course was held in the semi-distance mode. The research sources used were: semi-structured interviews, focus groups and the observation of the actions and records of students in the Editor. The analysis shows that the Fórum tool allows the subject to build theoretical knowledge. The System of co-authorship, used to facilitate teamwork, allowed the subjects to build practical knowledge, which could be articulated and related to the theoretical knowledge. With regards to the implementation of this knowledge to real work situations, the study suggests two alternatives: one in which the implementation is not possible and another in which this implementation is possible, but where the implemented knowledge is not put into action. The study concludes that, to employ a teamwork competence in a situation in which it is required, it is necessary to generate and build specific knowledge of this situation, which can not be prescribed or provided in a school context. Therefore, even if the ETC offers the subjects a space in which it is possible to build knowledge, there are factors that may impede the employment of this knowledge in another context. Likewise, although there is intent on the part of teachers to enable students to develop the competence of working in a team, factors exist which influence the use of this competence in a real work situation. It is hoped that this dissertation can contribute to discussions surrounding the development of professional competences in the school context and thereby also contribute to enabling students of professional development to have a quality education, which develops the individual as a whole.application/pdfporTrabalho em equipeEducação profissionalCompetênciaSaberEditor de textoTecnologia da informaçãoTeamworkProfessional developmentProfessional competenceKnowledgeCollective text editorEditor de texto coletivo (ETC) : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000763051.pdf000763051.pdfTexto completoapplication/pdf5845554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27056/1/000763051.pdf0961a9b16cb98f42ce4ce2dbc6de90fcMD51TEXT000763051.pdf.txt000763051.pdf.txtExtracted Texttext/plain408349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27056/2/000763051.pdf.txt8f3033d05818033fda6ca164b4f7f5c0MD52THUMBNAIL000763051.pdf.jpg000763051.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27056/3/000763051.pdf.jpgd6abcf4f14b0a20f4123b560f1bf14fdMD5310183/270562018-10-11 08:42:52.294oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:42:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Editor de texto coletivo (ETC) : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
title Editor de texto coletivo (ETC) : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
spellingShingle Editor de texto coletivo (ETC) : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
Zank, Cláudia
Trabalho em equipe
Educação profissional
Competência
Saber
Editor de texto
Tecnologia da informação
Teamwork
Professional development
Professional competence
Knowledge
Collective text editor
title_short Editor de texto coletivo (ETC) : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
title_full Editor de texto coletivo (ETC) : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
title_fullStr Editor de texto coletivo (ETC) : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
title_full_unstemmed Editor de texto coletivo (ETC) : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
title_sort Editor de texto coletivo (ETC) : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
author Zank, Cláudia
author_facet Zank, Cláudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zank, Cláudia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho em equipe
Educação profissional
Competência
Saber
Editor de texto
Tecnologia da informação
topic Trabalho em equipe
Educação profissional
Competência
Saber
Editor de texto
Tecnologia da informação
Teamwork
Professional development
Professional competence
Knowledge
Collective text editor
dc.subject.eng.fl_str_mv Teamwork
Professional development
Professional competence
Knowledge
Collective text editor
description A presente Dissertação tem por objetivo compreender como o Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. O foco do primeiro eixo está nas questões relacionadas às equipes de trabalho. Já o segundo eixo dá destaque às competências profissionais e aos saberes. O terceiro eixo se debruça sobre o ETC, uma tecnologia groupware, que pode dar apoio ao trabalho de um grupo de sujeitos. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. Com o fim de coletar dados, se realizou um Curso de Extensão na modalidade semipresencial. As fontes de pesquisa utilizadas foram: entrevista semi-estruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. A análise mostra que a ferramenta Fórum ofereceu condições aos sujeitos de construir saberes de conteúdo intelectual. O Sistema de Co-autoria, por oportunizar o trabalho em equipe, permitiu que os sujeitos construíssem saberes práticos, os quais puderam ser articulados e relacionados com os teóricos. Com relação à transposição desses saberes para situações reais de trabalho, o estudo aponta duas alternativas: uma em que não é possível a transposição de saberes, e outra em que essa transposição é possível, mas o saber transposto não é colocado em ação. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos nem prescritos em um contexto escolar. Portanto, ainda que o ETC ofereça aos sujeitos um espaço em que seja possível a construção de saberes, existem fatores que podem impedir a mobilização desses saberes em outro contexto. Da mesma forma, ainda que haja intencionalidade por parte dos professores de possibilitar aos alunos o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe, existem fatores que influenciarão na mobilização dessa competência em uma situação real de trabalho. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar e, deste modo, também contribuir para que os alunos da educação profissional possam ter um ensino de qualidade, que forme o ser humano em sua integralidade.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-12-22T04:20:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27056
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763051
url http://hdl.handle.net/10183/27056
identifier_str_mv 000763051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27056/1/000763051.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27056/2/000763051.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27056/3/000763051.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0961a9b16cb98f42ce4ce2dbc6de90fc
8f3033d05818033fda6ca164b4f7f5c0
d6abcf4f14b0a20f4123b560f1bf14fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308997577768960