Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zank, Cláudia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra, Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104334
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. As fontes utilizadas foram: entrevista semiestruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos, nem prescritos em um contexto escolar. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar de educação profissional.
id UFRGS-2_dae48f9d3f1c7e8dbb0b7e078ebabe8a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104334
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zank, CláudiaBehar, Patrícia AlejandraRibeiro, Jorge Alberto Rosa2014-10-09T02:13:26Z20111516-9537http://hdl.handle.net/10183/104334000939446O presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. As fontes utilizadas foram: entrevista semiestruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos, nem prescritos em um contexto escolar. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar de educação profissional.The objective of this article is to understand how the virtual learning environment Collective Text Editor (ETC) can contribute to allowing students of professional development to develop the competence to work in a team. The study was developed with a base composed of three axes: work, professional development and information and communication technologies. The research is developed through a qualitative approach based on the research strategy of multiple case studies. The sources used were: semi-structured interviews, focus groups and the observation of the actions and records of students in the Editor. The study concludes that, to employ a teamwork competence in a situation in which it is required, it is necessary to generate and build specific knowledge of this situation, which can not be prescribed or provided in a school context. It is hoped that this dissertation can contribute to discussions surrounding the development of professional competences in the school context of professional development.application/pdfporTrabalho e educação : revista do NETE. Belo Horizonte. Vol. 20, n. 3 (set./dez. 2011), p. 35-45Trabalho em equipeEducação profissionalCompetênciaSaberEditor de textoTecnologia da informaçãoTeamwork; ;Professional competenceCollective Text EditorEditor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipeCollective text editor : contributions to the development of the competence to work in a teaminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000939446.pdf000939446.pdfTexto completoapplication/pdf75156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104334/1/000939446.pdf8c63e7859827ff3bc1a8ecfac237858bMD51TEXT000939446.pdf.txt000939446.pdf.txtExtracted Texttext/plain33138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104334/2/000939446.pdf.txtbf0314e8787009c8e86b5e2668add411MD52THUMBNAIL000939446.pdf.jpg000939446.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104334/3/000939446.pdf.jpg924bb8bab6770b8d6dde5560ba15a3d7MD5310183/1043342020-06-05 03:48:41.422431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-05T06:48:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Collective text editor : contributions to the development of the competence to work in a team
title Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
spellingShingle Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
Zank, Cláudia
Trabalho em equipe
Educação profissional
Competência
Saber
Editor de texto
Tecnologia da informação
Teamwork; ;
Professional competence
Collective Text Editor
title_short Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
title_full Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
title_fullStr Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
title_full_unstemmed Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
title_sort Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
author Zank, Cláudia
author_facet Zank, Cláudia
Behar, Patrícia Alejandra
Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
author_role author
author2 Behar, Patrícia Alejandra
Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zank, Cláudia
Behar, Patrícia Alejandra
Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho em equipe
Educação profissional
Competência
Saber
Editor de texto
Tecnologia da informação
topic Trabalho em equipe
Educação profissional
Competência
Saber
Editor de texto
Tecnologia da informação
Teamwork; ;
Professional competence
Collective Text Editor
dc.subject.eng.fl_str_mv Teamwork; ;
Professional competence
Collective Text Editor
description O presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. As fontes utilizadas foram: entrevista semiestruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos, nem prescritos em um contexto escolar. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar de educação profissional.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-09T02:13:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104334
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-9537
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000939446
identifier_str_mv 1516-9537
000939446
url http://hdl.handle.net/10183/104334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Trabalho e educação : revista do NETE. Belo Horizonte. Vol. 20, n. 3 (set./dez. 2011), p. 35-45
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104334/1/000939446.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104334/2/000939446.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104334/3/000939446.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c63e7859827ff3bc1a8ecfac237858b
bf0314e8787009c8e86b5e2668add411
924bb8bab6770b8d6dde5560ba15a3d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224852665794560