O MODELO CURRICULAR POR COMPETÊNCIA E OS DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE / Pratical pedagogical of the professor in education the technician professional for ablities – resistence or challenges?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Guacira Ribeiro de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gonzales, Wânia Regina Coutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8842
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores do ensino técnico, no modelo por competências. O estudo foi realizado no curso Técnico em Eletromecânica do Senai de Volta Redonda e se fundamentou na ressignificação da noção de competência, através da matriz crítico-emancipatória, de acordo com os estudos de Deluiz (2001), Ramos (2001) e Kuenzer (2003), e nas abordagens da prática reflexiva do professor segundo Perrenoud (1999), Pimenta (2000) e Tardif (2003), sob a visão de que o saber é uma construção social. A mudança do papel do professor diante desse modelo provocou comportamentos de resistências, inseguranças e desafios.
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