RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9370 |
Resumo: | A validação e certificação de saberes adquiridos tem vindo a reunir um interesse progressivo, nos domínios da formação continuada, da educação de jovens e adultos e do trabalho. Situando-se como continuidade entre as dimensões psicossocial, epistemológica e temporal da vida das pessoas, procura consagrar o direito do reconhecimento social de aprendizagens desenvolvidas em ambientes não formais e informais. Apesar do consenso generalizado que se tem gerado à volta desses princípios, estamos em presença de ideias difíceis de colocar em prática. Neste artigo, partindo de uma reflexão crítica sobre a evolução da interdependência das variáveis envolvidas nesses processos e de uma revisão teórica de bases socioculturais, apresentam-se alguns contributos para a estabilização de um modelo de reconhecimento, validação e certificação de competências que ajude a reconfigurar as dimensões mais coletivas das relações de trabalho e contribua para promover processos transformativos, ao nível pessoal e social. |
id |
UFMG-23_d913b33c05f29a02c8e1760594be49ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9370 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and...Validação de saberes adquiridos experienciaisCertificação de competênciasFormação continuada370.05 A validação e certificação de saberes adquiridos tem vindo a reunir um interesse progressivo, nos domínios da formação continuada, da educação de jovens e adultos e do trabalho. Situando-se como continuidade entre as dimensões psicossocial, epistemológica e temporal da vida das pessoas, procura consagrar o direito do reconhecimento social de aprendizagens desenvolvidas em ambientes não formais e informais. Apesar do consenso generalizado que se tem gerado à volta desses princípios, estamos em presença de ideias difíceis de colocar em prática. Neste artigo, partindo de uma reflexão crítica sobre a evolução da interdependência das variáveis envolvidas nesses processos e de uma revisão teórica de bases socioculturais, apresentam-se alguns contributos para a estabilização de um modelo de reconhecimento, validação e certificação de competências que ajude a reconfigurar as dimensões mais coletivas das relações de trabalho e contribua para promover processos transformativos, ao nível pessoal e social. Universidade Federal de Minas Gerais2015-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9370Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 3 (2014); 13-30Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 3 (2014); 13-30Trabalho & Educação; Vol. 23 No 3 (2014); 13-30Trabalho & Educação; v. 23 n. 3 (2014); 13-302238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9370/6697Alcoforado, Luis Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9370Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:26Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and... |
title |
RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and... |
spellingShingle |
RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and... Alcoforado, Luis Medeiros Validação de saberes adquiridos experienciais Certificação de competências Formação continuada 370.05 |
title_short |
RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and... |
title_full |
RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and... |
title_fullStr |
RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and... |
title_full_unstemmed |
RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and... |
title_sort |
RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and... |
author |
Alcoforado, Luis Medeiros |
author_facet |
Alcoforado, Luis Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcoforado, Luis Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Validação de saberes adquiridos experienciais Certificação de competências Formação continuada 370.05 |
topic |
Validação de saberes adquiridos experienciais Certificação de competências Formação continuada 370.05 |
description |
A validação e certificação de saberes adquiridos tem vindo a reunir um interesse progressivo, nos domínios da formação continuada, da educação de jovens e adultos e do trabalho. Situando-se como continuidade entre as dimensões psicossocial, epistemológica e temporal da vida das pessoas, procura consagrar o direito do reconhecimento social de aprendizagens desenvolvidas em ambientes não formais e informais. Apesar do consenso generalizado que se tem gerado à volta desses princípios, estamos em presença de ideias difíceis de colocar em prática. Neste artigo, partindo de uma reflexão crítica sobre a evolução da interdependência das variáveis envolvidas nesses processos e de uma revisão teórica de bases socioculturais, apresentam-se alguns contributos para a estabilização de um modelo de reconhecimento, validação e certificação de competências que ajude a reconfigurar as dimensões mais coletivas das relações de trabalho e contribua para promover processos transformativos, ao nível pessoal e social. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9370 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9370/6697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 3 (2014); 13-30 Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 3 (2014); 13-30 Trabalho & Educação; Vol. 23 No 3 (2014); 13-30 Trabalho & Educação; v. 23 n. 3 (2014); 13-30 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513428275200 |