RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcoforado, Luis Medeiros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9370
Resumo: A validação e certificação de saberes adquiridos tem vindo a reunir um interesse progressivo, nos domínios da formação continuada, da educação de jovens e adultos e do trabalho. Situando-se como continuidade entre as dimensões psicossocial, epistemológica e temporal da vida das pessoas, procura consagrar o direito do reconhecimento social de aprendizagens desenvolvidas em ambientes não formais e informais. Apesar do consenso generalizado que se tem gerado à volta desses princípios, estamos em presença de ideias difíceis de colocar em prática. Neste artigo, partindo de uma reflexão crítica sobre a evolução da interdependência das variáveis envolvidas nesses processos e de uma revisão teórica de bases socioculturais, apresentam-se alguns contributos para a estabilização de um modelo de reconhecimento, validação e certificação de competências que ajude a reconfigurar as dimensões mais coletivas das relações de trabalho e contribua para promover processos transformativos, ao nível pessoal e social.
id UFMG-23_d913b33c05f29a02c8e1760594be49ec
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9370
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and...Validação de saberes adquiridos experienciaisCertificação de competênciasFormação continuada370.05 A validação e certificação de saberes adquiridos tem vindo a reunir um interesse progressivo, nos domínios da formação continuada, da educação de jovens e adultos e do trabalho. Situando-se como continuidade entre as dimensões psicossocial, epistemológica e temporal da vida das pessoas, procura consagrar o direito do reconhecimento social de aprendizagens desenvolvidas em ambientes não formais e informais. Apesar do consenso generalizado que se tem gerado à volta desses princípios, estamos em presença de ideias difíceis de colocar em prática. Neste artigo, partindo de uma reflexão crítica sobre a evolução da interdependência das variáveis envolvidas nesses processos e de uma revisão teórica de bases socioculturais, apresentam-se alguns contributos para a estabilização de um modelo de reconhecimento, validação e certificação de competências que ajude a reconfigurar as dimensões mais coletivas das relações de trabalho e contribua para promover processos transformativos, ao nível pessoal e social. Universidade Federal de Minas Gerais2015-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9370Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 3 (2014); 13-30Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 3 (2014); 13-30Trabalho & Educação; Vol. 23 No 3 (2014); 13-30Trabalho & Educação; v. 23 n. 3 (2014); 13-302238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9370/6697Alcoforado, Luis Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9370Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:26Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and...
title RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and...
spellingShingle RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and...
Alcoforado, Luis Medeiros
Validação de saberes adquiridos experienciais
Certificação de competências
Formação continuada
370.05
title_short RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and...
title_full RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and...
title_fullStr RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and...
title_full_unstemmed RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and...
title_sort RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO / Recognition, validation and certification of experientials knowledge: challenges for continuing education and...
author Alcoforado, Luis Medeiros
author_facet Alcoforado, Luis Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcoforado, Luis Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Validação de saberes adquiridos experienciais
Certificação de competências
Formação continuada
370.05
topic Validação de saberes adquiridos experienciais
Certificação de competências
Formação continuada
370.05
description A validação e certificação de saberes adquiridos tem vindo a reunir um interesse progressivo, nos domínios da formação continuada, da educação de jovens e adultos e do trabalho. Situando-se como continuidade entre as dimensões psicossocial, epistemológica e temporal da vida das pessoas, procura consagrar o direito do reconhecimento social de aprendizagens desenvolvidas em ambientes não formais e informais. Apesar do consenso generalizado que se tem gerado à volta desses princípios, estamos em presença de ideias difíceis de colocar em prática. Neste artigo, partindo de uma reflexão crítica sobre a evolução da interdependência das variáveis envolvidas nesses processos e de uma revisão teórica de bases socioculturais, apresentam-se alguns contributos para a estabilização de um modelo de reconhecimento, validação e certificação de competências que ajude a reconfigurar as dimensões mais coletivas das relações de trabalho e contribua para promover processos transformativos, ao nível pessoal e social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9370
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9370/6697
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 3 (2014); 13-30
Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 3 (2014); 13-30
Trabalho & Educação; Vol. 23 No 3 (2014); 13-30
Trabalho & Educação; v. 23 n. 3 (2014); 13-30
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513428275200