REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Duarte, André Ricardo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ferreira de Brito, Vera Lúcia Alves, Barbosa Duarte, Alexandre Willian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8732
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve revisão bibliográfica e promover uma discussão acerca das influências e dos resultados dos ajustamentos macroeconômicos e da ascensão do modelo regulatório supranacional e do Estado-avaliador na concepção das políticas públicas educacionais do Estado brasileiro nos últimos 20 anos. Pretende ainda discutir como a intervenção de valores performativos e gerenciais oriundos de uma ética típica dos mercados e difundida pelas agências econômicas multilaterais (Banco Mundial, BID, BIRD) tem influenciado a construção das políticas educacionais, o cotidiano das instituições escolares e os trabalhadores docentes.
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