REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8732 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve revisão bibliográfica e promover uma discussão acerca das influências e dos resultados dos ajustamentos macroeconômicos e da ascensão do modelo regulatório supranacional e do Estado-avaliador na concepção das políticas públicas educacionais do Estado brasileiro nos últimos 20 anos. Pretende ainda discutir como a intervenção de valores performativos e gerenciais oriundos de uma ética típica dos mercados e difundida pelas agências econômicas multilaterais (Banco Mundial, BID, BIRD) tem influenciado a construção das políticas educacionais, o cotidiano das instituições escolares e os trabalhadores docentes. |
id |
UFMG-23_eb22b73be07f78d1ad87d556c8c30901 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8732 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysisPolíticas PúblicasEducaçãoTrabalho docente370O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve revisão bibliográfica e promover uma discussão acerca das influências e dos resultados dos ajustamentos macroeconômicos e da ascensão do modelo regulatório supranacional e do Estado-avaliador na concepção das políticas públicas educacionais do Estado brasileiro nos últimos 20 anos. Pretende ainda discutir como a intervenção de valores performativos e gerenciais oriundos de uma ética típica dos mercados e difundida pelas agências econômicas multilaterais (Banco Mundial, BID, BIRD) tem influenciado a construção das políticas educacionais, o cotidiano das instituições escolares e os trabalhadores docentes.Universidade Federal de Minas Gerais2012-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8732Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 1 (2012); 101-111Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 1 (2012); 101-111Trabalho & Educação; Vol. 21 No 1 (2012); 101-111Trabalho & Educação; v. 21 n. 1 (2012); 101-1112238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8732/6237Barbosa Duarte, André RicardoFerreira de Brito, Vera Lúcia AlvesBarbosa Duarte, Alexandre Willianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8732Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:18Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis |
title |
REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis |
spellingShingle |
REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis Barbosa Duarte, André Ricardo Políticas Públicas Educação Trabalho docente 370 |
title_short |
REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis |
title_full |
REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis |
title_fullStr |
REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis |
title_full_unstemmed |
REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis |
title_sort |
REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis |
author |
Barbosa Duarte, André Ricardo |
author_facet |
Barbosa Duarte, André Ricardo Ferreira de Brito, Vera Lúcia Alves Barbosa Duarte, Alexandre Willian |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira de Brito, Vera Lúcia Alves Barbosa Duarte, Alexandre Willian |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa Duarte, André Ricardo Ferreira de Brito, Vera Lúcia Alves Barbosa Duarte, Alexandre Willian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas Educação Trabalho docente 370 |
topic |
Políticas Públicas Educação Trabalho docente 370 |
description |
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve revisão bibliográfica e promover uma discussão acerca das influências e dos resultados dos ajustamentos macroeconômicos e da ascensão do modelo regulatório supranacional e do Estado-avaliador na concepção das políticas públicas educacionais do Estado brasileiro nos últimos 20 anos. Pretende ainda discutir como a intervenção de valores performativos e gerenciais oriundos de uma ética típica dos mercados e difundida pelas agências econômicas multilaterais (Banco Mundial, BID, BIRD) tem influenciado a construção das políticas educacionais, o cotidiano das instituições escolares e os trabalhadores docentes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8732 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8732/6237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 1 (2012); 101-111 Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 1 (2012); 101-111 Trabalho & Educação; Vol. 21 No 1 (2012); 101-111 Trabalho & Educação; v. 21 n. 1 (2012); 101-111 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220511407669248 |