O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24513 |
Resumo: | Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo geral analisar o conceito de limite de uma função em um ponto, apresentado por estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática, bem como suas estratégias de resolução de questões, à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática. Primeiramente, foi realizada uma análise da introdução do conceito de limite em livros didáticos de Cálculo, com base no quadro teórico. Em seguida, foi feito um mapeamento de artigos sobre as ideias de David Tall, bem como uma busca de dissertações e teses que se basearam nessas ideias. Na última etapa, foi aplicado um teste sobre limites de funções a alunos que já haviam cursado a disciplina de Cálculo I e foram entrevistados docentes dessa disciplina nos dois cursos. A análise dos livros didáticos possibilitou verificar que, nos capítulos introdutórios, há um trabalho que preconiza características dos Mundos Simbólico e Corporificado, especialmente do primeiro, com alguns aspectos do Mundo Formal. Em relação às entrevistas com os professores, estes declararam partir de exemplos gráficos e tabelas de valores de função para introduzir o conceito e só depois tentar chegar à definição formal, perpassando os Três Mundos da Matemática. Tratando-se do teste aplicado aos estudantes, concluiu-se que a maior parte dos alunos utiliza a linguagem natural para conceituar limite, apresentando características do Mundo Corporificado, com alguns elementos simbólicos, mas sem atingir um desenvolvimento compatível com o Mundo Axiomático Formal. |
id |
UFMG-24_a235ac150b33a9b9fa758aa062df72da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/24513 |
network_acronym_str |
UFMG-24 |
network_name_str |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da MatemáticaTrês Mundos da MatemáticaLicenciatura em MatemáticaLimite de uma funçãoEsta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo geral analisar o conceito de limite de uma função em um ponto, apresentado por estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática, bem como suas estratégias de resolução de questões, à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática. Primeiramente, foi realizada uma análise da introdução do conceito de limite em livros didáticos de Cálculo, com base no quadro teórico. Em seguida, foi feito um mapeamento de artigos sobre as ideias de David Tall, bem como uma busca de dissertações e teses que se basearam nessas ideias. Na última etapa, foi aplicado um teste sobre limites de funções a alunos que já haviam cursado a disciplina de Cálculo I e foram entrevistados docentes dessa disciplina nos dois cursos. A análise dos livros didáticos possibilitou verificar que, nos capítulos introdutórios, há um trabalho que preconiza características dos Mundos Simbólico e Corporificado, especialmente do primeiro, com alguns aspectos do Mundo Formal. Em relação às entrevistas com os professores, estes declararam partir de exemplos gráficos e tabelas de valores de função para introduzir o conceito e só depois tentar chegar à definição formal, perpassando os Três Mundos da Matemática. Tratando-se do teste aplicado aos estudantes, concluiu-se que a maior parte dos alunos utiliza a linguagem natural para conceituar limite, apresentando características do Mundo Corporificado, com alguns elementos simbólicos, mas sem atingir um desenvolvimento compatível com o Mundo Axiomático Formal.Universidade Federal de Minas Gerais2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24513Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 10 (2020); 1-2Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 10 (2020); 1-2Revista Docência do Ensino Superior; v. 10 (2020); 1-22237-58642358-6338reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24513/19680Copyright (c) 2020 Gabriel de Oliveira Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Gabriel de Oliveira2023-02-07T01:58:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/24513Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/oairevistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||2237-58642237-5864opendoar:2023-02-07T01:58:53Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática |
title |
O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática |
spellingShingle |
O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática Soares, Gabriel de Oliveira Três Mundos da Matemática Licenciatura em Matemática Limite de uma função |
title_short |
O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática |
title_full |
O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática |
title_fullStr |
O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática |
title_full_unstemmed |
O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática |
title_sort |
O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática |
author |
Soares, Gabriel de Oliveira |
author_facet |
Soares, Gabriel de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Gabriel de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Três Mundos da Matemática Licenciatura em Matemática Limite de uma função |
topic |
Três Mundos da Matemática Licenciatura em Matemática Limite de uma função |
description |
Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo geral analisar o conceito de limite de uma função em um ponto, apresentado por estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática, bem como suas estratégias de resolução de questões, à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática. Primeiramente, foi realizada uma análise da introdução do conceito de limite em livros didáticos de Cálculo, com base no quadro teórico. Em seguida, foi feito um mapeamento de artigos sobre as ideias de David Tall, bem como uma busca de dissertações e teses que se basearam nessas ideias. Na última etapa, foi aplicado um teste sobre limites de funções a alunos que já haviam cursado a disciplina de Cálculo I e foram entrevistados docentes dessa disciplina nos dois cursos. A análise dos livros didáticos possibilitou verificar que, nos capítulos introdutórios, há um trabalho que preconiza características dos Mundos Simbólico e Corporificado, especialmente do primeiro, com alguns aspectos do Mundo Formal. Em relação às entrevistas com os professores, estes declararam partir de exemplos gráficos e tabelas de valores de função para introduzir o conceito e só depois tentar chegar à definição formal, perpassando os Três Mundos da Matemática. Tratando-se do teste aplicado aos estudantes, concluiu-se que a maior parte dos alunos utiliza a linguagem natural para conceituar limite, apresentando características do Mundo Corporificado, com alguns elementos simbólicos, mas sem atingir um desenvolvimento compatível com o Mundo Axiomático Formal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24513 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24513/19680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Gabriel de Oliveira Soares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Gabriel de Oliveira Soares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 10 (2020); 1-2 Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 10 (2020); 1-2 Revista Docência do Ensino Superior; v. 10 (2020); 1-2 2237-5864 2358-6338 reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
collection |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadocenciaensinosuperior@ufmg.br|| |
_version_ |
1797174635949719552 |