Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido, Gabriel Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Memorandum (Belo Horizonte)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6651
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a história do Personalized System of Instruction, o PSI, usando publicações de seus quatro fundadores: Carolina Bori, Fred Keller, Gil Sherman e Rodolpho Azzi. Em primeiro lugar, são apresentadas as realizações profissionais destes quatro fundadores antes de se encontrarem pela primeira vez. Depois, as primeiras parcerias de trabalho até o desenvolvimento do sistema, em 1964, na Universidade de Brasília, são exploradas. Os trabalhos individuais que desenvolveram são descritos em seguida, enfatizando as mudanças no sistema básico usado por eles em 1964. Assim, esta pesquisa permite conhecer as contribuições individuais até então pouco exploradas, como diferentes pontos de vista desenvolvidos entre Bori e Keller.  
id UFMG-25_8e10e21c4884b2798bfa9851724cda9a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/6651
network_acronym_str UFMG-25
network_name_str Memorandum (Belo Horizonte)
repository_id_str
spelling Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadorestecnologia educacionalanálise do comportamentométodos de ensinoEste trabalho tem como objetivo analisar a história do Personalized System of Instruction, o PSI, usando publicações de seus quatro fundadores: Carolina Bori, Fred Keller, Gil Sherman e Rodolpho Azzi. Em primeiro lugar, são apresentadas as realizações profissionais destes quatro fundadores antes de se encontrarem pela primeira vez. Depois, as primeiras parcerias de trabalho até o desenvolvimento do sistema, em 1964, na Universidade de Brasília, são exploradas. Os trabalhos individuais que desenvolveram são descritos em seguida, enfatizando as mudanças no sistema básico usado por eles em 1964. Assim, esta pesquisa permite conhecer as contribuições individuais até então pouco exploradas, como diferentes pontos de vista desenvolvidos entre Bori e Keller.  Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6651Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 33 (2017); 51-67Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 33 (2017); 51-671676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6651/4225Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCândido, Gabriel Vieira2019-11-25T12:56:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6651Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2019-11-25T12:56:32Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores
title Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores
spellingShingle Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores
Cândido, Gabriel Vieira
tecnologia educacional
análise do comportamento
métodos de ensino
title_short Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores
title_full Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores
title_fullStr Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores
title_full_unstemmed Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores
title_sort Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores
author Cândido, Gabriel Vieira
author_facet Cândido, Gabriel Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cândido, Gabriel Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia educacional
análise do comportamento
métodos de ensino
topic tecnologia educacional
análise do comportamento
métodos de ensino
description Este trabalho tem como objetivo analisar a história do Personalized System of Instruction, o PSI, usando publicações de seus quatro fundadores: Carolina Bori, Fred Keller, Gil Sherman e Rodolpho Azzi. Em primeiro lugar, são apresentadas as realizações profissionais destes quatro fundadores antes de se encontrarem pela primeira vez. Depois, as primeiras parcerias de trabalho até o desenvolvimento do sistema, em 1964, na Universidade de Brasília, são exploradas. Os trabalhos individuais que desenvolveram são descritos em seguida, enfatizando as mudanças no sistema básico usado por eles em 1964. Assim, esta pesquisa permite conhecer as contribuições individuais até então pouco exploradas, como diferentes pontos de vista desenvolvidos entre Bori e Keller.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6651
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6651/4225
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 33 (2017); 51-67
Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 33 (2017); 51-67
1676-1669
reponame:Memorandum (Belo Horizonte)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Memorandum (Belo Horizonte)
collection Memorandum (Belo Horizonte)
repository.name.fl_str_mv Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv decae@fae.ufmg.br
_version_ 1797053977540427776