Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Memorandum (Belo Horizonte) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6651 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a história do Personalized System of Instruction, o PSI, usando publicações de seus quatro fundadores: Carolina Bori, Fred Keller, Gil Sherman e Rodolpho Azzi. Em primeiro lugar, são apresentadas as realizações profissionais destes quatro fundadores antes de se encontrarem pela primeira vez. Depois, as primeiras parcerias de trabalho até o desenvolvimento do sistema, em 1964, na Universidade de Brasília, são exploradas. Os trabalhos individuais que desenvolveram são descritos em seguida, enfatizando as mudanças no sistema básico usado por eles em 1964. Assim, esta pesquisa permite conhecer as contribuições individuais até então pouco exploradas, como diferentes pontos de vista desenvolvidos entre Bori e Keller. |
id |
UFMG-25_8e10e21c4884b2798bfa9851724cda9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/6651 |
network_acronym_str |
UFMG-25 |
network_name_str |
Memorandum (Belo Horizonte) |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadorestecnologia educacionalanálise do comportamentométodos de ensinoEste trabalho tem como objetivo analisar a história do Personalized System of Instruction, o PSI, usando publicações de seus quatro fundadores: Carolina Bori, Fred Keller, Gil Sherman e Rodolpho Azzi. Em primeiro lugar, são apresentadas as realizações profissionais destes quatro fundadores antes de se encontrarem pela primeira vez. Depois, as primeiras parcerias de trabalho até o desenvolvimento do sistema, em 1964, na Universidade de Brasília, são exploradas. Os trabalhos individuais que desenvolveram são descritos em seguida, enfatizando as mudanças no sistema básico usado por eles em 1964. Assim, esta pesquisa permite conhecer as contribuições individuais até então pouco exploradas, como diferentes pontos de vista desenvolvidos entre Bori e Keller. Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6651Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 33 (2017); 51-67Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 33 (2017); 51-671676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6651/4225Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCândido, Gabriel Vieira2019-11-25T12:56:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6651Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2019-11-25T12:56:32Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores |
title |
Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores |
spellingShingle |
Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores Cândido, Gabriel Vieira tecnologia educacional análise do comportamento métodos de ensino |
title_short |
Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores |
title_full |
Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores |
title_fullStr |
Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores |
title_full_unstemmed |
Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores |
title_sort |
Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores |
author |
Cândido, Gabriel Vieira |
author_facet |
Cândido, Gabriel Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cândido, Gabriel Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologia educacional análise do comportamento métodos de ensino |
topic |
tecnologia educacional análise do comportamento métodos de ensino |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a história do Personalized System of Instruction, o PSI, usando publicações de seus quatro fundadores: Carolina Bori, Fred Keller, Gil Sherman e Rodolpho Azzi. Em primeiro lugar, são apresentadas as realizações profissionais destes quatro fundadores antes de se encontrarem pela primeira vez. Depois, as primeiras parcerias de trabalho até o desenvolvimento do sistema, em 1964, na Universidade de Brasília, são exploradas. Os trabalhos individuais que desenvolveram são descritos em seguida, enfatizando as mudanças no sistema básico usado por eles em 1964. Assim, esta pesquisa permite conhecer as contribuições individuais até então pouco exploradas, como diferentes pontos de vista desenvolvidos entre Bori e Keller. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6651 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6651/4225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 33 (2017); 51-67 Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 33 (2017); 51-67 1676-1669 reponame:Memorandum (Belo Horizonte) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Memorandum (Belo Horizonte) |
collection |
Memorandum (Belo Horizonte) |
repository.name.fl_str_mv |
Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
decae@fae.ufmg.br |
_version_ |
1797053977540427776 |