Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doyle , Andréa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cristina Brisola , Anna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40000
Resumo: O presente artigo é um diálogo entre duas pesquisas de doutorado em torno do conceito competência crítica em informação. Trata-se de um estudo comparativo que tem por objetivo destacar, por um lado, as características teóricas e os resultados de cada pesquisa e, por outro, suas interseções. A análise indica que ambas fazem movimentos de mergulho em teorias críticas enquanto abordam lateralmente campos vizinhos, sendo uma voltada para a análise de práticas de ensino críticas e a outra para uma discussão teórico-epistemológica, tornando-se bastante complementares. Os resultados apontam diferenças epistemológicas entre Competência em Informação (CoInfo) e Competência Crítica em Informação (CCI), além de trazer relatos de práticas de ensino consideradas críticas a partir do olhar feminista. Conclui com uma visão convergente, embora oriunda de processos e resultados distintos, de que a competência crítica em informação é um instrumento útil para preparar pessoas para lidar com os imensos desafios informacionais do nosso tempo. 
id UFMG-2_3b8712aef3f3090ec5d586dfc3e503d0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/40000
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informaçãoTeorias críticas. Teorias feministas. Pedagogias críticas. Competência em informação. Alfabetização Midiática e Informacional.CIO presente artigo é um diálogo entre duas pesquisas de doutorado em torno do conceito competência crítica em informação. Trata-se de um estudo comparativo que tem por objetivo destacar, por um lado, as características teóricas e os resultados de cada pesquisa e, por outro, suas interseções. A análise indica que ambas fazem movimentos de mergulho em teorias críticas enquanto abordam lateralmente campos vizinhos, sendo uma voltada para a análise de práticas de ensino críticas e a outra para uma discussão teórico-epistemológica, tornando-se bastante complementares. Os resultados apontam diferenças epistemológicas entre Competência em Informação (CoInfo) e Competência Crítica em Informação (CCI), além de trazer relatos de práticas de ensino consideradas críticas a partir do olhar feminista. Conclui com uma visão convergente, embora oriunda de processos e resultados distintos, de que a competência crítica em informação é um instrumento útil para preparar pessoas para lidar com os imensos desafios informacionais do nosso tempo. Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2022-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40000Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 2 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 2 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 2 (2022)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40000/30701CICopyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDoyle , Andréa Cristina Brisola , Anna 2022-06-09T18:51:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/40000Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2022-06-09T18:51:09Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação
title Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação
spellingShingle Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação
Doyle , Andréa
Teorias críticas. Teorias feministas. Pedagogias críticas. Competência em informação. Alfabetização Midiática e Informacional.
CI
title_short Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação
title_full Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação
title_fullStr Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação
title_full_unstemmed Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação
title_sort Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação
author Doyle , Andréa
author_facet Doyle , Andréa
Cristina Brisola , Anna
author_role author
author2 Cristina Brisola , Anna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Doyle , Andréa
Cristina Brisola , Anna
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias críticas. Teorias feministas. Pedagogias críticas. Competência em informação. Alfabetização Midiática e Informacional.
CI
topic Teorias críticas. Teorias feministas. Pedagogias críticas. Competência em informação. Alfabetização Midiática e Informacional.
CI
description O presente artigo é um diálogo entre duas pesquisas de doutorado em torno do conceito competência crítica em informação. Trata-se de um estudo comparativo que tem por objetivo destacar, por um lado, as características teóricas e os resultados de cada pesquisa e, por outro, suas interseções. A análise indica que ambas fazem movimentos de mergulho em teorias críticas enquanto abordam lateralmente campos vizinhos, sendo uma voltada para a análise de práticas de ensino críticas e a outra para uma discussão teórico-epistemológica, tornando-se bastante complementares. Os resultados apontam diferenças epistemológicas entre Competência em Informação (CoInfo) e Competência Crítica em Informação (CCI), além de trazer relatos de práticas de ensino consideradas críticas a partir do olhar feminista. Conclui com uma visão convergente, embora oriunda de processos e resultados distintos, de que a competência crítica em informação é um instrumento útil para preparar pessoas para lidar com os imensos desafios informacionais do nosso tempo. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40000
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40000/30701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv CI
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 2 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 2 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 2 (2022)
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1788989856463978496