Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Rômulo Braga
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Joia, Luiz Antonio, Carvalho, Rodrigo Baroni de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22593
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar como os profissionais de vendas do varejo usam a informação em sua rotina profissional. Foi desenvolvido um estudo de caso com quatro unidades de análise (lojas) em organização varejista brasileira de grande porte, tradicional no Nordeste do Brasil, com foco no lançamento de novo conceito de loja voltado para a tecnologia móvel, tendo o modelo do uso da informação (CHOO, 2003) e as influências ambientais de vendas (BROWN et al., 2005) como alicerces. A análise documental compreendeu procedimentos operacionais, manuais e programas de desempenho, bem como o log do grupo Whatsapp dos lojistas. Foram entrevistados os gerentes das quatro lojas analisadas, além de vendedores, consultores, pessoal de apoio e executivos da organização, totalizando 12 pessoas. Constatou-se que o profissional de vendas usa a informação em gradações diferentes entre as dimensões, com maior ênfase para o sensemaking e menor intensidade para a tomada de decisão.
id UFMG-2_4025ed84104475ce1fbe1c1fafdd34bb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22593
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porteUso da Informação. Varejo. Sensemaking. Criação de Conhecimento. Tomada de Decisão.O objetivo deste trabalho é identificar como os profissionais de vendas do varejo usam a informação em sua rotina profissional. Foi desenvolvido um estudo de caso com quatro unidades de análise (lojas) em organização varejista brasileira de grande porte, tradicional no Nordeste do Brasil, com foco no lançamento de novo conceito de loja voltado para a tecnologia móvel, tendo o modelo do uso da informação (CHOO, 2003) e as influências ambientais de vendas (BROWN et al., 2005) como alicerces. A análise documental compreendeu procedimentos operacionais, manuais e programas de desempenho, bem como o log do grupo Whatsapp dos lojistas. Foram entrevistados os gerentes das quatro lojas analisadas, além de vendedores, consultores, pessoal de apoio e executivos da organização, totalizando 12 pessoas. Constatou-se que o profissional de vendas usa a informação em gradações diferentes entre as dimensões, com maior ênfase para o sensemaking e menor intensidade para a tomada de decisão.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22593Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 No. 4 (2018); 97-116Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 Núm. 4 (2018); 97-116Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 4 (2018); 97-1161981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22593/18177Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Rômulo BragaJoia, Luiz AntonioCarvalho, Rodrigo Baroni de2020-06-26T12:08:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22593Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T12:08:54Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte
title Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte
spellingShingle Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte
Ramos, Rômulo Braga
Uso da Informação. Varejo. Sensemaking. Criação de Conhecimento. Tomada de Decisão.
title_short Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte
title_full Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte
title_fullStr Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte
title_full_unstemmed Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte
title_sort Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte
author Ramos, Rômulo Braga
author_facet Ramos, Rômulo Braga
Joia, Luiz Antonio
Carvalho, Rodrigo Baroni de
author_role author
author2 Joia, Luiz Antonio
Carvalho, Rodrigo Baroni de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Rômulo Braga
Joia, Luiz Antonio
Carvalho, Rodrigo Baroni de
dc.subject.por.fl_str_mv Uso da Informação. Varejo. Sensemaking. Criação de Conhecimento. Tomada de Decisão.
topic Uso da Informação. Varejo. Sensemaking. Criação de Conhecimento. Tomada de Decisão.
description O objetivo deste trabalho é identificar como os profissionais de vendas do varejo usam a informação em sua rotina profissional. Foi desenvolvido um estudo de caso com quatro unidades de análise (lojas) em organização varejista brasileira de grande porte, tradicional no Nordeste do Brasil, com foco no lançamento de novo conceito de loja voltado para a tecnologia móvel, tendo o modelo do uso da informação (CHOO, 2003) e as influências ambientais de vendas (BROWN et al., 2005) como alicerces. A análise documental compreendeu procedimentos operacionais, manuais e programas de desempenho, bem como o log do grupo Whatsapp dos lojistas. Foram entrevistados os gerentes das quatro lojas analisadas, além de vendedores, consultores, pessoal de apoio e executivos da organização, totalizando 12 pessoas. Constatou-se que o profissional de vendas usa a informação em gradações diferentes entre as dimensões, com maior ênfase para o sensemaking e menor intensidade para a tomada de decisão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22593
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22593/18177
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 No. 4 (2018); 97-116
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 Núm. 4 (2018); 97-116
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 4 (2018); 97-116
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711080278130688