Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Maria Giovanna Guedes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Varela, Aida Varela, Freire, Isa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601
Resumo: Apresenta resultado de pesquisa de doutorado, que objetivou desenvolver competências em informação em moradores de uma comunidade por meio de estratégias de mediação, agindo com base no diálogo e na alteridade. Para tal, implementou-se uma ação de informação concretizada através de um projeto de capacitação, produzido a partir de experiência vivenciada durante doutorado-sanduíche na Itália. O percurso metodológico foi pautado na aplicação da abordagem qualitativa, pesquisa participante, observação participante, além do uso de entrevistas. Para tratar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo e recursos de codificação de dados em três níveis: antes, durante e após a capacitação. Os resultados demonstram que as estratégias de mediação da informação forneceram subsídios teóricos para transitar na Ciência da Informação, possibilitando o exercício da reflexão e a potencialização do protagonismo social nos moradores, ao passarem por alguns estágios de empoderamento da informação, ao se apropriarem dela e a utilizarem para desenvolver competências em informação. Conclui-se que a ação de informação realizada para e com os moradores produzem conhecimentos, principalmente, a interação dos sujeitos com o meio onde vivem, a partir da carga cultural e histórica que eles trazem, o que está intrinsicamente ligado à prática social.
id UFMG-2_6b6998b1a24636eeeb772a6e90ff73e6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22601
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo socialCompetência em informação. Mediação da informação. Comunidade. Protagonismo social. Empoderamento.Apresenta resultado de pesquisa de doutorado, que objetivou desenvolver competências em informação em moradores de uma comunidade por meio de estratégias de mediação, agindo com base no diálogo e na alteridade. Para tal, implementou-se uma ação de informação concretizada através de um projeto de capacitação, produzido a partir de experiência vivenciada durante doutorado-sanduíche na Itália. O percurso metodológico foi pautado na aplicação da abordagem qualitativa, pesquisa participante, observação participante, além do uso de entrevistas. Para tratar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo e recursos de codificação de dados em três níveis: antes, durante e após a capacitação. Os resultados demonstram que as estratégias de mediação da informação forneceram subsídios teóricos para transitar na Ciência da Informação, possibilitando o exercício da reflexão e a potencialização do protagonismo social nos moradores, ao passarem por alguns estágios de empoderamento da informação, ao se apropriarem dela e a utilizarem para desenvolver competências em informação. Conclui-se que a ação de informação realizada para e com os moradores produzem conhecimentos, principalmente, a interação dos sujeitos com o meio onde vivem, a partir da carga cultural e histórica que eles trazem, o que está intrinsicamente ligado à prática social.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa participante, técnica de análise de conteúdoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 1 (2019); 4-24Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 1 (2019); 4-24Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 1 (2019); 4-241981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601/18185Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Maria Giovanna GuedesVarela, Aida VarelaFreire, Isa Maria2020-06-26T12:18:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22601Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T12:18:38Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social
title Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social
spellingShingle Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social
Farias, Maria Giovanna Guedes
Competência em informação. Mediação da informação. Comunidade. Protagonismo social. Empoderamento.
title_short Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social
title_full Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social
title_fullStr Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social
title_full_unstemmed Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social
title_sort Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social
author Farias, Maria Giovanna Guedes
author_facet Farias, Maria Giovanna Guedes
Varela, Aida Varela
Freire, Isa Maria
author_role author
author2 Varela, Aida Varela
Freire, Isa Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Maria Giovanna Guedes
Varela, Aida Varela
Freire, Isa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação. Mediação da informação. Comunidade. Protagonismo social. Empoderamento.
topic Competência em informação. Mediação da informação. Comunidade. Protagonismo social. Empoderamento.
description Apresenta resultado de pesquisa de doutorado, que objetivou desenvolver competências em informação em moradores de uma comunidade por meio de estratégias de mediação, agindo com base no diálogo e na alteridade. Para tal, implementou-se uma ação de informação concretizada através de um projeto de capacitação, produzido a partir de experiência vivenciada durante doutorado-sanduíche na Itália. O percurso metodológico foi pautado na aplicação da abordagem qualitativa, pesquisa participante, observação participante, além do uso de entrevistas. Para tratar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo e recursos de codificação de dados em três níveis: antes, durante e após a capacitação. Os resultados demonstram que as estratégias de mediação da informação forneceram subsídios teóricos para transitar na Ciência da Informação, possibilitando o exercício da reflexão e a potencialização do protagonismo social nos moradores, ao passarem por alguns estágios de empoderamento da informação, ao se apropriarem dela e a utilizarem para desenvolver competências em informação. Conclui-se que a ação de informação realizada para e com os moradores produzem conhecimentos, principalmente, a interação dos sujeitos com o meio onde vivem, a partir da carga cultural e histórica que eles trazem, o que está intrinsicamente ligado à prática social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa participante, técnica de análise de conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601/18185
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 1 (2019); 4-24
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 1 (2019); 4-24
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 1 (2019); 4-24
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711080289665024