A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23622 |
Resumo: | This article analyzes the disparaty of 21th century man and knowledge access emphasiz-ing the complexity to apprehend the transformation reality. It presents the basic points of reflection about illiteracy, literacy and cross culture cencepts and the schoool and the school library function in the learning process and world comprehension – informa-tional competence. It reflects on new perspectives for the knowledge organization and dissemination, mediation, and multirange and the necessity of public policies in behalf of the informational and communicational literacy potentiation. |
id |
UFMG-2_a72ee5469da317e53c8c9be4bc1e7895 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/23622 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-casacesso ao conhecimentoalfabetizaçãodescompassomediaçãocogniçãoThis article analyzes the disparaty of 21th century man and knowledge access emphasiz-ing the complexity to apprehend the transformation reality. It presents the basic points of reflection about illiteracy, literacy and cross culture cencepts and the schoool and the school library function in the learning process and world comprehension – informa-tional competence. It reflects on new perspectives for the knowledge organization and dissemination, mediation, and multirange and the necessity of public policies in behalf of the informational and communicational literacy potentiation.Analisa-se o descompasso do homem do século XXI no acesso ao conhecimento, desta-cando a complexidade do apreender a realidade num contexto de transformações. Revisam-se conceitos de analfabetismo, alfabetismo e privação cultural e a função da escola e da biblioteca no processo de aprendizado no desenvolvimento de competência infor-macional. Reflete sobre perspectivas para a organização e à difusão do conhecimento, mediação, multirreferencialidade e a necessidade de políticas públicas em prol da potencialização da alfabetização informacional e comunicacional.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2009-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23622Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 14 No. 2 (2009); 187-203Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 14 Núm. 2 (2009); 187-203Perspectivas em Ciência da Informação; v. 14 n. 2 (2009); 187-2031981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23622/19085Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVarela, AidaBarbosa, Marilene Abreu2020-06-29T13:58:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23622Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-29T13:58:31Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas |
title |
A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas |
spellingShingle |
A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas Varela, Aida acesso ao conhecimento alfabetização descompasso mediação cognição |
title_short |
A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas |
title_full |
A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas |
title_fullStr |
A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas |
title_full_unstemmed |
A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas |
title_sort |
A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas |
author |
Varela, Aida |
author_facet |
Varela, Aida Barbosa, Marilene Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Marilene Abreu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Aida Barbosa, Marilene Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
acesso ao conhecimento alfabetização descompasso mediação cognição |
topic |
acesso ao conhecimento alfabetização descompasso mediação cognição |
description |
This article analyzes the disparaty of 21th century man and knowledge access emphasiz-ing the complexity to apprehend the transformation reality. It presents the basic points of reflection about illiteracy, literacy and cross culture cencepts and the schoool and the school library function in the learning process and world comprehension – informa-tional competence. It reflects on new perspectives for the knowledge organization and dissemination, mediation, and multirange and the necessity of public policies in behalf of the informational and communicational literacy potentiation. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23622 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23622/19085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 14 No. 2 (2009); 187-203 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 14 Núm. 2 (2009); 187-203 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 14 n. 2 (2009); 187-203 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711085594411008 |