O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/32861 |
Resumo: | Este artigo, apresenta resultado de pesquisa que objetivou compreender o processo de comunicação organizacional interna de uma Associação Comercial e Empresarial localizada no Paraná. Trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva, de abordagem metodológica qualitativa com suporte quantitativo; primeiramente, realizou-se a análise quantitativa dos dados, de forma não-paramétrica por meio da Análise de Cluster. Já na análise qualitativa realizou-se a análise focada no conteúdo. O processo de comunicação interna, de acordo com a pesquisa quantitativa, acontece de maneira satisfatória na organização pesquisada, pois, fatores possuem médias elevadas e apenas alguns pontos específicos de possíveis problemas (variáveis com médias baixas). A pesquisa qualitativa aponta que este processo possui itens que deveriam ser aprimorados, tais como, o fator em que os respondentes afirmam não possuírem acesso a determinadas ferramentas de comunicação interna e/ou ao afirmarem estar descontentes com a não disponibilização destas ferramentas. Assim, torna-se extremamente necessário a disponibilização de todas as ferramentas de comunicação interna aos funcionários, visto que é por meio da comunicação interna que acontece o relacionamento contínuo, ou seja, se a comunicação interna for falha, poderá haver um conflito durante a realização da tarefa e que poderá refletir no cliente final. |
id |
UFMG-2_d5571a46d7dfe2752e6c22932f449d48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/32861 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do ParanáComunicação organizacional. Comunicação interna. Processo de comunicação. Estratégia organizacionalciência da informaçãoEste artigo, apresenta resultado de pesquisa que objetivou compreender o processo de comunicação organizacional interna de uma Associação Comercial e Empresarial localizada no Paraná. Trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva, de abordagem metodológica qualitativa com suporte quantitativo; primeiramente, realizou-se a análise quantitativa dos dados, de forma não-paramétrica por meio da Análise de Cluster. Já na análise qualitativa realizou-se a análise focada no conteúdo. O processo de comunicação interna, de acordo com a pesquisa quantitativa, acontece de maneira satisfatória na organização pesquisada, pois, fatores possuem médias elevadas e apenas alguns pontos específicos de possíveis problemas (variáveis com médias baixas). A pesquisa qualitativa aponta que este processo possui itens que deveriam ser aprimorados, tais como, o fator em que os respondentes afirmam não possuírem acesso a determinadas ferramentas de comunicação interna e/ou ao afirmarem estar descontentes com a não disponibilização destas ferramentas. Assim, torna-se extremamente necessário a disponibilização de todas as ferramentas de comunicação interna aos funcionários, visto que é por meio da comunicação interna que acontece o relacionamento contínuo, ou seja, se a comunicação interna for falha, poderá haver um conflito durante a realização da tarefa e que poderá refletir no cliente final.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/32861Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 No. 1 (2021)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 Núm. 1 (2021)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 26 n. 1 (2021)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/32861/26258ciência da informaçãoCopyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Caroline Roberto Kuhl, Marcos Sachser Angnes, Juliane2021-04-14T21:56:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/32861Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2021-04-14T21:56:32Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná |
title |
O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná |
spellingShingle |
O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná Monteiro, Caroline Comunicação organizacional. Comunicação interna. Processo de comunicação. Estratégia organizacional ciência da informação |
title_short |
O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná |
title_full |
O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná |
title_fullStr |
O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná |
title_full_unstemmed |
O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná |
title_sort |
O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná |
author |
Monteiro, Caroline |
author_facet |
Monteiro, Caroline Roberto Kuhl, Marcos Sachser Angnes, Juliane |
author_role |
author |
author2 |
Roberto Kuhl, Marcos Sachser Angnes, Juliane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Caroline Roberto Kuhl, Marcos Sachser Angnes, Juliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional. Comunicação interna. Processo de comunicação. Estratégia organizacional ciência da informação |
topic |
Comunicação organizacional. Comunicação interna. Processo de comunicação. Estratégia organizacional ciência da informação |
description |
Este artigo, apresenta resultado de pesquisa que objetivou compreender o processo de comunicação organizacional interna de uma Associação Comercial e Empresarial localizada no Paraná. Trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva, de abordagem metodológica qualitativa com suporte quantitativo; primeiramente, realizou-se a análise quantitativa dos dados, de forma não-paramétrica por meio da Análise de Cluster. Já na análise qualitativa realizou-se a análise focada no conteúdo. O processo de comunicação interna, de acordo com a pesquisa quantitativa, acontece de maneira satisfatória na organização pesquisada, pois, fatores possuem médias elevadas e apenas alguns pontos específicos de possíveis problemas (variáveis com médias baixas). A pesquisa qualitativa aponta que este processo possui itens que deveriam ser aprimorados, tais como, o fator em que os respondentes afirmam não possuírem acesso a determinadas ferramentas de comunicação interna e/ou ao afirmarem estar descontentes com a não disponibilização destas ferramentas. Assim, torna-se extremamente necessário a disponibilização de todas as ferramentas de comunicação interna aos funcionários, visto que é por meio da comunicação interna que acontece o relacionamento contínuo, ou seja, se a comunicação interna for falha, poderá haver um conflito durante a realização da tarefa e que poderá refletir no cliente final. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/32861 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/32861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/32861/26258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
ciência da informação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 No. 1 (2021) Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 Núm. 1 (2021) Perspectivas em Ciência da Informação; v. 26 n. 1 (2021) 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711086618869760 |