Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Tatiana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22630
Resumo: Partindo da hipótese de haver maior impacto na prevenção do plágio se for realizada uma intervenção significativa ao longo da formação académica dos alunos, em particular em literacia da informação, pretende-se observar como a formação específica em citações e referências contribui para prevenir o plágio. Apresenta-se um estudo de caso, com enfoque na análise de inquéritos por questionário a alunos do ensino superior. Descreve-se um módulo de formação - Citar e referenciar com a norma APA – considerado estratégico para a prevenção do plágio académico, enquadrado como resposta às necessidades dos utilizadores e apoiado no ensino de competências em literacia da informação, como estratégia para prevenir o plágio. O programa de formação da biblioteca, baseado em standards internacionais para o ensino da literacia da informação, além de se dedicar à instrução sobre técnicas de pesquisa, seleção, avaliação, utilização e apresentação da informação, acrescentou um módulo cujos resultados de avaliação e de autoavaliação dos conhecimentos adquiridos se revelaram muito positivos. Conclui-se que este caso poderá servir de reflexão e inspiração a outras bibliotecas que procurem potenciar boas práticas na escrita académica dos alunos universitários
id UFMG-2_d5db7bc0a3d48bdf98db05702820225f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22630
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académicoLiteracia da InformaçãoFormação de UtilizadoresPlágioEscrita AcadémicaCitações e referênciasPartindo da hipótese de haver maior impacto na prevenção do plágio se for realizada uma intervenção significativa ao longo da formação académica dos alunos, em particular em literacia da informação, pretende-se observar como a formação específica em citações e referências contribui para prevenir o plágio. Apresenta-se um estudo de caso, com enfoque na análise de inquéritos por questionário a alunos do ensino superior. Descreve-se um módulo de formação - Citar e referenciar com a norma APA – considerado estratégico para a prevenção do plágio académico, enquadrado como resposta às necessidades dos utilizadores e apoiado no ensino de competências em literacia da informação, como estratégia para prevenir o plágio. O programa de formação da biblioteca, baseado em standards internacionais para o ensino da literacia da informação, além de se dedicar à instrução sobre técnicas de pesquisa, seleção, avaliação, utilização e apresentação da informação, acrescentou um módulo cujos resultados de avaliação e de autoavaliação dos conhecimentos adquiridos se revelaram muito positivos. Conclui-se que este caso poderá servir de reflexão e inspiração a outras bibliotecas que procurem potenciar boas práticas na escrita académica dos alunos universitáriosPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionestudo de caso, inquérito por questionárioapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22630Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 3 (2019); 59-72Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 3 (2019); 59-72Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 3 (2019); 59-721981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22630/18214Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanches, Tatiana2020-06-26T12:38:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22630Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T12:38:23Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
title Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
spellingShingle Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
Sanches, Tatiana
Literacia da Informação
Formação de Utilizadores
Plágio
Escrita Académica
Citações e referências
title_short Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
title_full Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
title_fullStr Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
title_full_unstemmed Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
title_sort Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
author Sanches, Tatiana
author_facet Sanches, Tatiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia da Informação
Formação de Utilizadores
Plágio
Escrita Académica
Citações e referências
topic Literacia da Informação
Formação de Utilizadores
Plágio
Escrita Académica
Citações e referências
description Partindo da hipótese de haver maior impacto na prevenção do plágio se for realizada uma intervenção significativa ao longo da formação académica dos alunos, em particular em literacia da informação, pretende-se observar como a formação específica em citações e referências contribui para prevenir o plágio. Apresenta-se um estudo de caso, com enfoque na análise de inquéritos por questionário a alunos do ensino superior. Descreve-se um módulo de formação - Citar e referenciar com a norma APA – considerado estratégico para a prevenção do plágio académico, enquadrado como resposta às necessidades dos utilizadores e apoiado no ensino de competências em literacia da informação, como estratégia para prevenir o plágio. O programa de formação da biblioteca, baseado em standards internacionais para o ensino da literacia da informação, além de se dedicar à instrução sobre técnicas de pesquisa, seleção, avaliação, utilização e apresentação da informação, acrescentou um módulo cujos resultados de avaliação e de autoavaliação dos conhecimentos adquiridos se revelaram muito positivos. Conclui-se que este caso poderá servir de reflexão e inspiração a outras bibliotecas que procurem potenciar boas práticas na escrita académica dos alunos universitários
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
estudo de caso, inquérito por questionário
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22630
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22630/18214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 3 (2019); 59-72
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 3 (2019); 59-72
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 3 (2019); 59-72
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711080333705216