Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Garcia, Leonardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24122
Resumo: A crescente complexidade da nossa realidade informacional demanda profissionais da informação dotados de diversas competências, várias das quais coincidentes com aquelas necessárias ao exercício da Inteligência Competitiva (IC). Uma vez que tais competências se baseiam em atributos de competência (conhecimentos, habilidades e atitudes - CHA), o desenvolvimento desses atributos garante as bases para várias das competências necessárias ao moderno profissional da informação. Sendo assim, o presente trabalho analisa os resultados de um processo de ensino em IC baseado em metodologias ativas, no que diz respeito ao aprendizado dos alunos em diferentes atributos de competência e à importância dos mesmos para o sucesso profissional idealizado pelos estudantes. Quanto à metodologia, essa pesquisa é exploratória e tem como método a Pesquisa-Ação. Os resultados indicam: 1) o bom desempenho do processo de ensino quanto ao aprendizado dos atributos de competência; 2) que os atributos trabalhados possuem, na opinião dos próprios alunos, grande importância para o alcance do sucesso profissional que almejam. Como conclusão, acredita-se haver no processo de ensino descrito muitos componentes passíveis de serem replicados em outros cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação para a geração de níveis similares de ganho de aprendizado e alavancagem do sucesso profissional dos nossos egressos.
id UFMG-2_ebbe7ab48bc30b26495fe206f8eaddc1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/24122
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da InformaçãoInteligência Competitiva; Ensino; Metodologias Ativas; Sucesso profissional; Biblioteconomia e Ciência da InformaçãoA crescente complexidade da nossa realidade informacional demanda profissionais da informação dotados de diversas competências, várias das quais coincidentes com aquelas necessárias ao exercício da Inteligência Competitiva (IC). Uma vez que tais competências se baseiam em atributos de competência (conhecimentos, habilidades e atitudes - CHA), o desenvolvimento desses atributos garante as bases para várias das competências necessárias ao moderno profissional da informação. Sendo assim, o presente trabalho analisa os resultados de um processo de ensino em IC baseado em metodologias ativas, no que diz respeito ao aprendizado dos alunos em diferentes atributos de competência e à importância dos mesmos para o sucesso profissional idealizado pelos estudantes. Quanto à metodologia, essa pesquisa é exploratória e tem como método a Pesquisa-Ação. Os resultados indicam: 1) o bom desempenho do processo de ensino quanto ao aprendizado dos atributos de competência; 2) que os atributos trabalhados possuem, na opinião dos próprios alunos, grande importância para o alcance do sucesso profissional que almejam. Como conclusão, acredita-se haver no processo de ensino descrito muitos componentes passíveis de serem replicados em outros cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação para a geração de níveis similares de ganho de aprendizado e alavancagem do sucesso profissional dos nossos egressos.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2020-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24122Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 No. 2 (2020); 133-170Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 Núm. 2 (2020); 133-170Perspectivas em Ciência da Informação; v. 25 n. 2 (2020); 133-1701981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24122/27321Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães Garcia, Leonardo2021-06-10T22:05:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/24122Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2021-06-10T22:05:28Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação
title Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação
spellingShingle Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação
Guimarães Garcia, Leonardo
Inteligência Competitiva; Ensino; Metodologias Ativas; Sucesso profissional; Biblioteconomia e Ciência da Informação
title_short Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação
title_full Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação
title_fullStr Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação
title_full_unstemmed Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação
title_sort Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação
author Guimarães Garcia, Leonardo
author_facet Guimarães Garcia, Leonardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães Garcia, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Competitiva; Ensino; Metodologias Ativas; Sucesso profissional; Biblioteconomia e Ciência da Informação
topic Inteligência Competitiva; Ensino; Metodologias Ativas; Sucesso profissional; Biblioteconomia e Ciência da Informação
description A crescente complexidade da nossa realidade informacional demanda profissionais da informação dotados de diversas competências, várias das quais coincidentes com aquelas necessárias ao exercício da Inteligência Competitiva (IC). Uma vez que tais competências se baseiam em atributos de competência (conhecimentos, habilidades e atitudes - CHA), o desenvolvimento desses atributos garante as bases para várias das competências necessárias ao moderno profissional da informação. Sendo assim, o presente trabalho analisa os resultados de um processo de ensino em IC baseado em metodologias ativas, no que diz respeito ao aprendizado dos alunos em diferentes atributos de competência e à importância dos mesmos para o sucesso profissional idealizado pelos estudantes. Quanto à metodologia, essa pesquisa é exploratória e tem como método a Pesquisa-Ação. Os resultados indicam: 1) o bom desempenho do processo de ensino quanto ao aprendizado dos atributos de competência; 2) que os atributos trabalhados possuem, na opinião dos próprios alunos, grande importância para o alcance do sucesso profissional que almejam. Como conclusão, acredita-se haver no processo de ensino descrito muitos componentes passíveis de serem replicados em outros cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação para a geração de níveis similares de ganho de aprendizado e alavancagem do sucesso profissional dos nossos egressos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24122
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24122/27321
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 No. 2 (2020); 133-170
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 Núm. 2 (2020); 133-170
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 25 n. 2 (2020); 133-170
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711086024327168