Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24122 |
Resumo: | A crescente complexidade da nossa realidade informacional demanda profissionais da informação dotados de diversas competências, várias das quais coincidentes com aquelas necessárias ao exercício da Inteligência Competitiva (IC). Uma vez que tais competências se baseiam em atributos de competência (conhecimentos, habilidades e atitudes - CHA), o desenvolvimento desses atributos garante as bases para várias das competências necessárias ao moderno profissional da informação. Sendo assim, o presente trabalho analisa os resultados de um processo de ensino em IC baseado em metodologias ativas, no que diz respeito ao aprendizado dos alunos em diferentes atributos de competência e à importância dos mesmos para o sucesso profissional idealizado pelos estudantes. Quanto à metodologia, essa pesquisa é exploratória e tem como método a Pesquisa-Ação. Os resultados indicam: 1) o bom desempenho do processo de ensino quanto ao aprendizado dos atributos de competência; 2) que os atributos trabalhados possuem, na opinião dos próprios alunos, grande importância para o alcance do sucesso profissional que almejam. Como conclusão, acredita-se haver no processo de ensino descrito muitos componentes passíveis de serem replicados em outros cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação para a geração de níveis similares de ganho de aprendizado e alavancagem do sucesso profissional dos nossos egressos. |
id |
UFMG-2_ebbe7ab48bc30b26495fe206f8eaddc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/24122 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da InformaçãoInteligência Competitiva; Ensino; Metodologias Ativas; Sucesso profissional; Biblioteconomia e Ciência da InformaçãoA crescente complexidade da nossa realidade informacional demanda profissionais da informação dotados de diversas competências, várias das quais coincidentes com aquelas necessárias ao exercício da Inteligência Competitiva (IC). Uma vez que tais competências se baseiam em atributos de competência (conhecimentos, habilidades e atitudes - CHA), o desenvolvimento desses atributos garante as bases para várias das competências necessárias ao moderno profissional da informação. Sendo assim, o presente trabalho analisa os resultados de um processo de ensino em IC baseado em metodologias ativas, no que diz respeito ao aprendizado dos alunos em diferentes atributos de competência e à importância dos mesmos para o sucesso profissional idealizado pelos estudantes. Quanto à metodologia, essa pesquisa é exploratória e tem como método a Pesquisa-Ação. Os resultados indicam: 1) o bom desempenho do processo de ensino quanto ao aprendizado dos atributos de competência; 2) que os atributos trabalhados possuem, na opinião dos próprios alunos, grande importância para o alcance do sucesso profissional que almejam. Como conclusão, acredita-se haver no processo de ensino descrito muitos componentes passíveis de serem replicados em outros cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação para a geração de níveis similares de ganho de aprendizado e alavancagem do sucesso profissional dos nossos egressos.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2020-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24122Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 No. 2 (2020); 133-170Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 Núm. 2 (2020); 133-170Perspectivas em Ciência da Informação; v. 25 n. 2 (2020); 133-1701981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24122/27321Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães Garcia, Leonardo2021-06-10T22:05:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/24122Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2021-06-10T22:05:28Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação |
title |
Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação |
spellingShingle |
Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação Guimarães Garcia, Leonardo Inteligência Competitiva; Ensino; Metodologias Ativas; Sucesso profissional; Biblioteconomia e Ciência da Informação |
title_short |
Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação |
title_full |
Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação |
title_fullStr |
Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação |
title_full_unstemmed |
Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação |
title_sort |
Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em Biblioteconomia e Ciência da Informação |
author |
Guimarães Garcia, Leonardo |
author_facet |
Guimarães Garcia, Leonardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães Garcia, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Competitiva; Ensino; Metodologias Ativas; Sucesso profissional; Biblioteconomia e Ciência da Informação |
topic |
Inteligência Competitiva; Ensino; Metodologias Ativas; Sucesso profissional; Biblioteconomia e Ciência da Informação |
description |
A crescente complexidade da nossa realidade informacional demanda profissionais da informação dotados de diversas competências, várias das quais coincidentes com aquelas necessárias ao exercício da Inteligência Competitiva (IC). Uma vez que tais competências se baseiam em atributos de competência (conhecimentos, habilidades e atitudes - CHA), o desenvolvimento desses atributos garante as bases para várias das competências necessárias ao moderno profissional da informação. Sendo assim, o presente trabalho analisa os resultados de um processo de ensino em IC baseado em metodologias ativas, no que diz respeito ao aprendizado dos alunos em diferentes atributos de competência e à importância dos mesmos para o sucesso profissional idealizado pelos estudantes. Quanto à metodologia, essa pesquisa é exploratória e tem como método a Pesquisa-Ação. Os resultados indicam: 1) o bom desempenho do processo de ensino quanto ao aprendizado dos atributos de competência; 2) que os atributos trabalhados possuem, na opinião dos próprios alunos, grande importância para o alcance do sucesso profissional que almejam. Como conclusão, acredita-se haver no processo de ensino descrito muitos componentes passíveis de serem replicados em outros cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação para a geração de níveis similares de ganho de aprendizado e alavancagem do sucesso profissional dos nossos egressos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24122 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24122/27321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 No. 2 (2020); 133-170 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 Núm. 2 (2020); 133-170 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 25 n. 2 (2020); 133-170 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711086024327168 |