Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rovilson José da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22559
Resumo: O texto aborda o conceito de mediação, utilizado tanto na área de Educação quanto na Ciência da Informação, numa trajetória que transita do aspecto epistemológico do vocábulo até aproximá-lo à perspectiva do materialismo histórico, dialético, marxiano que influencia a obra de Vygotsky (1995) e Bakhtin (1997); também dialoga com Freire (2003) e Almeida Júnior (2015), autores que têm sido utilizados nas áreas em destaque. Nesse âmbito, usa-se o método bibliográfico para discutir perspectivas do conceito de mediar defendido pela Educação e pela Ciência da Informação, tendo como suporte aspectos da teoria vigotskiana. Conclui que ambas as áreas possuem convergências e divergências que podem ser equalizadas para um melhor aproveitamento da mediação em prol da leitura, da formação do leitor em ambas as áreas.
id UFMG-2_ed75a9d21c0d44e2e7b2fa280bbc1ccc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22559
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informaçãoMediação. Educação. Ciência da InformaçãoO texto aborda o conceito de mediação, utilizado tanto na área de Educação quanto na Ciência da Informação, numa trajetória que transita do aspecto epistemológico do vocábulo até aproximá-lo à perspectiva do materialismo histórico, dialético, marxiano que influencia a obra de Vygotsky (1995) e Bakhtin (1997); também dialoga com Freire (2003) e Almeida Júnior (2015), autores que têm sido utilizados nas áreas em destaque. Nesse âmbito, usa-se o método bibliográfico para discutir perspectivas do conceito de mediar defendido pela Educação e pela Ciência da Informação, tendo como suporte aspectos da teoria vigotskiana. Conclui que ambas as áreas possuem convergências e divergências que podem ser equalizadas para um melhor aproveitamento da mediação em prol da leitura, da formação do leitor em ambas as áreas.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22559Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 No. 2 (2018); 71-84Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 Núm. 2 (2018); 71-84Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 2 (2018); 71-841981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22559/18152Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rovilson José daAlmeida Júnior, Oswaldo Francisco de2020-06-25T19:53:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22559Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-25T19:53:36Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação
title Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação
spellingShingle Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação
Silva, Rovilson José da
Mediação. Educação. Ciência da Informação
title_short Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação
title_full Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação
title_fullStr Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação
title_full_unstemmed Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação
title_sort Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação
author Silva, Rovilson José da
author_facet Silva, Rovilson José da
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de
author_role author
author2 Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rovilson José da
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação. Educação. Ciência da Informação
topic Mediação. Educação. Ciência da Informação
description O texto aborda o conceito de mediação, utilizado tanto na área de Educação quanto na Ciência da Informação, numa trajetória que transita do aspecto epistemológico do vocábulo até aproximá-lo à perspectiva do materialismo histórico, dialético, marxiano que influencia a obra de Vygotsky (1995) e Bakhtin (1997); também dialoga com Freire (2003) e Almeida Júnior (2015), autores que têm sido utilizados nas áreas em destaque. Nesse âmbito, usa-se o método bibliográfico para discutir perspectivas do conceito de mediar defendido pela Educação e pela Ciência da Informação, tendo como suporte aspectos da teoria vigotskiana. Conclui que ambas as áreas possuem convergências e divergências que podem ser equalizadas para um melhor aproveitamento da mediação em prol da leitura, da formação do leitor em ambas as áreas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22559
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22559/18152
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 No. 2 (2018); 71-84
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 Núm. 2 (2018); 71-84
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 2 (2018); 71-84
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711079966703616