Consumption of cultural goods and services and time allocation in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Flávia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Golgher, André Braz, Diniz, Sibelle, Gama, Luiz Carlos Day
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Nova Economia (Online)
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/3115
Resumo: O consumo de cultura é uma atividade intensiva em tempo, de modo que as escolhas ligadas a esta ação são restritas tanto pela renda quanto pelo tempo disponível para o consumo. Este artigo combina duas bases de dados secundários, a Pesquisa de Orçamentos Familiares e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, para discutir a alocação de tempo e o consumo de bens e serviços culturais no Brasil. Os resultados sugerem que a disponibilidade de tempo é positivamente correlacionada ao consumo cultural. No entanto, nível de escolaridade e participação no mercado de trabalho são determinantes decisivos do gasto em cultura. Dados esses resultados, os baixos níveis de consumo de cultura no Brasil são possivelmente mais relacionados à ausência de hábito que à ausência de tempo ou de recursos monetários.
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