Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernanda Souza
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Brito, Danyella Juliana Martins de, Silva, Marcus Vinícius Amaral e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Nova Economia (Online)
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8073
Resumo: This article aims to assess the factors that are associated with the consumption of direct cultural goods and services outside the home, considering such consumption as interconnected with the consumption of other cultural goods and services. The methodology used encompasses the application of a bivariate probit model. In general, the results show the existence of inequalities in cultural consumption.
id UFMG-4_f0f5f1dee49265d8e2aeace65d9ad335
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8073
network_acronym_str UFMG-4
network_name_str Nova Economia (Online)
repository_id_str
spelling Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariadaThis article aims to assess the factors that are associated with the consumption of direct cultural goods and services outside the home, considering such consumption as interconnected with the consumption of other cultural goods and services. The methodology used encompasses the application of a bivariate probit model. In general, the results show the existence of inequalities in cultural consumption.O presente artigo visa avaliar os fatores que estão associados ao consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio, considerando tal consumo como interligado ao consumo de outros bens e serviços culturais. A metodologia empregada engloba a aplicação de um modelo probit bivariado. Para tanto, são utilizados os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017-2018. No geral, os resultados obtidos para o modelo indicam que o consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio e o consumo de outros bens e serviços culturais são positivamente correlacionados, destacando a questão da desigualdade no consumo cultural devido a certas barreiras sociais (educação, renda, acesso a crédito, entre outros).Departamento de Ciências Econômicas da UFMG2024-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8073Nova Economia; Vol. 34 No. 1 (2024): Revista Nova Economia; 1-34Nova Economia; v. 34 n. 1 (2024): Revista Nova Economia; 1-341980-53810103-6351reponame:Nova Economia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8073/4090Copyright (c) 2024 Fernanda Souza Pereira, Danyella Juliana Martins de Brito, Marcus Vinícius Amaral e Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Fernanda SouzaBrito, Danyella Juliana Martins deSilva, Marcus Vinícius Amaral e2024-03-12T13:40:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8073Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomiaPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/oai||ne@face.ufmg.br1980-53810103-6351opendoar:2024-03-12T13:40:28Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada
title Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada
spellingShingle Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada
Pereira, Fernanda Souza
title_short Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada
title_full Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada
title_fullStr Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada
title_full_unstemmed Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada
title_sort Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada
author Pereira, Fernanda Souza
author_facet Pereira, Fernanda Souza
Brito, Danyella Juliana Martins de
Silva, Marcus Vinícius Amaral e
author_role author
author2 Brito, Danyella Juliana Martins de
Silva, Marcus Vinícius Amaral e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fernanda Souza
Brito, Danyella Juliana Martins de
Silva, Marcus Vinícius Amaral e
description This article aims to assess the factors that are associated with the consumption of direct cultural goods and services outside the home, considering such consumption as interconnected with the consumption of other cultural goods and services. The methodology used encompasses the application of a bivariate probit model. In general, the results show the existence of inequalities in cultural consumption.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8073
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8073/4090
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Nova Economia; Vol. 34 No. 1 (2024): Revista Nova Economia; 1-34
Nova Economia; v. 34 n. 1 (2024): Revista Nova Economia; 1-34
1980-5381
0103-6351
reponame:Nova Economia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Nova Economia (Online)
collection Nova Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||ne@face.ufmg.br
_version_ 1799711057215750144