Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Nova Economia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8073 |
Resumo: | This article aims to assess the factors that are associated with the consumption of direct cultural goods and services outside the home, considering such consumption as interconnected with the consumption of other cultural goods and services. The methodology used encompasses the application of a bivariate probit model. In general, the results show the existence of inequalities in cultural consumption. |
id |
UFMG-4_f0f5f1dee49265d8e2aeace65d9ad335 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8073 |
network_acronym_str |
UFMG-4 |
network_name_str |
Nova Economia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariadaThis article aims to assess the factors that are associated with the consumption of direct cultural goods and services outside the home, considering such consumption as interconnected with the consumption of other cultural goods and services. The methodology used encompasses the application of a bivariate probit model. In general, the results show the existence of inequalities in cultural consumption.O presente artigo visa avaliar os fatores que estão associados ao consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio, considerando tal consumo como interligado ao consumo de outros bens e serviços culturais. A metodologia empregada engloba a aplicação de um modelo probit bivariado. Para tanto, são utilizados os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017-2018. No geral, os resultados obtidos para o modelo indicam que o consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio e o consumo de outros bens e serviços culturais são positivamente correlacionados, destacando a questão da desigualdade no consumo cultural devido a certas barreiras sociais (educação, renda, acesso a crédito, entre outros).Departamento de Ciências Econômicas da UFMG2024-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8073Nova Economia; Vol. 34 No. 1 (2024): Revista Nova Economia; 1-34Nova Economia; v. 34 n. 1 (2024): Revista Nova Economia; 1-341980-53810103-6351reponame:Nova Economia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8073/4090Copyright (c) 2024 Fernanda Souza Pereira, Danyella Juliana Martins de Brito, Marcus Vinícius Amaral e Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Fernanda SouzaBrito, Danyella Juliana Martins deSilva, Marcus Vinícius Amaral e2024-03-12T13:40:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8073Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomiaPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/oai||ne@face.ufmg.br1980-53810103-6351opendoar:2024-03-12T13:40:28Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada |
title |
Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada |
spellingShingle |
Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada Pereira, Fernanda Souza |
title_short |
Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada |
title_full |
Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada |
title_fullStr |
Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada |
title_full_unstemmed |
Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada |
title_sort |
Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada |
author |
Pereira, Fernanda Souza |
author_facet |
Pereira, Fernanda Souza Brito, Danyella Juliana Martins de Silva, Marcus Vinícius Amaral e |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Danyella Juliana Martins de Silva, Marcus Vinícius Amaral e |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fernanda Souza Brito, Danyella Juliana Martins de Silva, Marcus Vinícius Amaral e |
description |
This article aims to assess the factors that are associated with the consumption of direct cultural goods and services outside the home, considering such consumption as interconnected with the consumption of other cultural goods and services. The methodology used encompasses the application of a bivariate probit model. In general, the results show the existence of inequalities in cultural consumption. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8073 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8073/4090 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Econômicas da UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Econômicas da UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Nova Economia; Vol. 34 No. 1 (2024): Revista Nova Economia; 1-34 Nova Economia; v. 34 n. 1 (2024): Revista Nova Economia; 1-34 1980-5381 0103-6351 reponame:Nova Economia (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Nova Economia (Online) |
collection |
Nova Economia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ne@face.ufmg.br |
_version_ |
1799711057215750144 |