Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45137 |
Resumo: | This article analyses the logicals, as well as the elements in which they are based on, that structure the values and attitudes of lower class families toward the school and the studying of their children in the context of the beginning of Plural School Program, public from Belo Horizonte City since 1995. The collected data in Belo Horizonte families show several common traces in their testemonies which give emphasis to the hyphotesis related to the existence of some common values in lower class families, that organize their attitudes toward the school and the studying of their children. |
id |
UFMG-5_00900a0d25a92966bb3c2b23c3a14c4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/45137 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Famílias populares e escola pública: uma relação dissonanteRelação Família EscolaFamílias de Camadas PopularesPrograma Escola PluralRelation Family-SchoolLower Class FamiliesPlural School ProgramRelación Família-EscuelaFamillia de Camadas PopularesPrograma Escuela PluralThis article analyses the logicals, as well as the elements in which they are based on, that structure the values and attitudes of lower class families toward the school and the studying of their children in the context of the beginning of Plural School Program, public from Belo Horizonte City since 1995. The collected data in Belo Horizonte families show several common traces in their testemonies which give emphasis to the hyphotesis related to the existence of some common values in lower class families, that organize their attitudes toward the school and the studying of their children.Este artículo analisa las lógicas, bien como los elementos que les sirven de fundamento, que estrutucturam los valores y conductas de las familias de las camadas populares delante de la escuela y de la escolarización de los hijos em El contexto de La implantación Del Programa Escuela Plural, política pública implanta em el município de Belo Horizonte desde 1995. Los dados colectados junto a lãs famílias de Belo Horizonte revelan muchos comunes em SUS declaraciones que reforzan lãs hipótesis concernientes a La existência de um respertorio de valores comunes a lãs famílias populares, que organiza SUS co ductas delante de laescuela y de La escolaridad de hos hijos.Este artigo analisa as lógicas, bem como os elementos que lhes servem de fundamento, que estruturam os valores e as condutas de famílias das camadas populares referentes à escola e à escolarização dos filhos no contexto de implementação do Programa Escola Plural, política pública implantada no município de Belo Horizonte a partir de 1995. Os dados coletados junto às famílias belo-horizontinas revelam inúmeros traços comuns em depoimentos que reforçam as hipóteses concernentes à existência de um repertório de valores comuns às famílias populares que organiza as condutas relativas à escola e à escolaridade dos filhos.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45137Educação em Revista ; v. 20 n. 39 (2004): Edição 171982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45137/37047Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Maria Alice de Abreu, Ramón Correa2023-05-29T14:04:08Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45137Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:04:08Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante |
title |
Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante |
spellingShingle |
Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante Nogueira, Maria Alice Relação Família Escola Famílias de Camadas Populares Programa Escola Plural Relation Family-School Lower Class Families Plural School Program Relación Família-Escuela Famillia de Camadas Populares Programa Escuela Plural |
title_short |
Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante |
title_full |
Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante |
title_fullStr |
Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante |
title_full_unstemmed |
Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante |
title_sort |
Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante |
author |
Nogueira, Maria Alice |
author_facet |
Nogueira, Maria Alice de Abreu, Ramón Correa |
author_role |
author |
author2 |
de Abreu, Ramón Correa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Maria Alice de Abreu, Ramón Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação Família Escola Famílias de Camadas Populares Programa Escola Plural Relation Family-School Lower Class Families Plural School Program Relación Família-Escuela Famillia de Camadas Populares Programa Escuela Plural |
topic |
Relação Família Escola Famílias de Camadas Populares Programa Escola Plural Relation Family-School Lower Class Families Plural School Program Relación Família-Escuela Famillia de Camadas Populares Programa Escuela Plural |
description |
This article analyses the logicals, as well as the elements in which they are based on, that structure the values and attitudes of lower class families toward the school and the studying of their children in the context of the beginning of Plural School Program, public from Belo Horizonte City since 1995. The collected data in Belo Horizonte families show several common traces in their testemonies which give emphasis to the hyphotesis related to the existence of some common values in lower class families, that organize their attitudes toward the school and the studying of their children. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45137 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45137/37047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 20 n. 39 (2004): Edição 17 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711126972268544 |