Crianças e Infâncias na Educação (em tempo) Integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Levindo Diniz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21212
Resumo: Este texto propõe uma leitura de processos infantis de inserção e participação na cena social em novas configurações de institucionalização da infância, em especial a Educação (em tempo) Integral.  Os dados analisados foram gerados em uma etnografia multiespacializada de cotidianos infantis, realizada com crianças de seis a oito anos de idade, em uma escola pública de Belo Horizonte. Serão apresentados episódios que contribuem para a compreensão dos condicionamentos estruturais que conformam a experiência da infância e dos significados que as crianças atribuem às suas vivências. As reflexões propostas centram-se nos paradoxos que marcam as infâncias contemporâneas; nos desafios de uma educação que supere o restrito status de aluno; e na análise sobre os direitos das crianças. Pretende-se, ao trazer a diversidade e complexidade dos mundos sociais das crianças interrogar as politicas públicas e fazer emergir impactos e tensões que sofrem as crianças -atores sociais- em uma sociedade desigual.  
id UFMG-5_08e1ba4a1b430560f72a5aefb4117f14
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21212
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Crianças e Infâncias na Educação (em tempo) IntegralCriançasInfânciasEducação Integral.Este texto propõe uma leitura de processos infantis de inserção e participação na cena social em novas configurações de institucionalização da infância, em especial a Educação (em tempo) Integral.  Os dados analisados foram gerados em uma etnografia multiespacializada de cotidianos infantis, realizada com crianças de seis a oito anos de idade, em uma escola pública de Belo Horizonte. Serão apresentados episódios que contribuem para a compreensão dos condicionamentos estruturais que conformam a experiência da infância e dos significados que as crianças atribuem às suas vivências. As reflexões propostas centram-se nos paradoxos que marcam as infâncias contemporâneas; nos desafios de uma educação que supere o restrito status de aluno; e na análise sobre os direitos das crianças. Pretende-se, ao trazer a diversidade e complexidade dos mundos sociais das crianças interrogar as politicas públicas e fazer emergir impactos e tensões que sofrem as crianças -atores sociais- em uma sociedade desigual.  Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21212Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21212/17130https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21212/17131https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21212/17132Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Levindo Diniz2023-05-30T13:07:05Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21212Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:07:05Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças e Infâncias na Educação (em tempo) Integral
title Crianças e Infâncias na Educação (em tempo) Integral
spellingShingle Crianças e Infâncias na Educação (em tempo) Integral
Carvalho, Levindo Diniz
Crianças
Infâncias
Educação Integral.
title_short Crianças e Infâncias na Educação (em tempo) Integral
title_full Crianças e Infâncias na Educação (em tempo) Integral
title_fullStr Crianças e Infâncias na Educação (em tempo) Integral
title_full_unstemmed Crianças e Infâncias na Educação (em tempo) Integral
title_sort Crianças e Infâncias na Educação (em tempo) Integral
author Carvalho, Levindo Diniz
author_facet Carvalho, Levindo Diniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Levindo Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Infâncias
Educação Integral.
topic Crianças
Infâncias
Educação Integral.
description Este texto propõe uma leitura de processos infantis de inserção e participação na cena social em novas configurações de institucionalização da infância, em especial a Educação (em tempo) Integral.  Os dados analisados foram gerados em uma etnografia multiespacializada de cotidianos infantis, realizada com crianças de seis a oito anos de idade, em uma escola pública de Belo Horizonte. Serão apresentados episódios que contribuem para a compreensão dos condicionamentos estruturais que conformam a experiência da infância e dos significados que as crianças atribuem às suas vivências. As reflexões propostas centram-se nos paradoxos que marcam as infâncias contemporâneas; nos desafios de uma educação que supere o restrito status de aluno; e na análise sobre os direitos das crianças. Pretende-se, ao trazer a diversidade e complexidade dos mundos sociais das crianças interrogar as politicas públicas e fazer emergir impactos e tensões que sofrem as crianças -atores sociais- em uma sociedade desigual.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21212
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21212/17130
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21212/17131
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21212/17132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121758748673