CRITICISM OF ALAIN COULON'S CONCEPT OF AFFILIATION: IMPLICATIONS FOR STUDENT RETENTION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES MENDES, MAÍRA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38102
Resumo: Este artigo busca apresentar e discutir criticamente o conceito de afiliação proposto pelosociólogo e etnometodólogo francês Alain Coulon. Argumenta-se que este conceito capta parcialmenteas dinâmicas da permanência estudantil da universidade brasileira, sendo uma ferramenta com potencialexplicativo. No entanto, da forma como o conceito é apresentado na obra de Coulon, não captaimportantes elementos da permanência estudantil, como os mecanismos institucionais de produção defracasso, sobretudo à luz dos atravessamentos de classe, raça, gênero e nacionalidade. O trabalho estáorganizado da seguinte forma: 1) introdução; 2) breve apresentação sobre o autor e a recepção de seusestudos no Brasil; 3) apresentação do conceito de afiliação; 4) dificuldades apontadas por Coulon para oprocesso de afiliação; 5) discussão sobre os limites do conceito; 6) algumas considerações. Conclui-sediscutindo que pensar a temporalidade de estudantes das classes subalternas é uma importante chave decompreensão da permanência estudantil, agregando ao debate as dinâmicas de classe, raça, gênero enacionalidade.
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spelling CRITICISM OF ALAIN COULON'S CONCEPT OF AFFILIATION: IMPLICATIONS FOR STUDENT RETENTIONCRÍTICA AL CONCEPTO DE AFILIACIÓN DE ALAIN COULON: IMPLICACIONES PARA LA PERMANENCIA DE LOS ESTUDIANTES CRÍTICA AO CONCEITO DE AFILIAÇÃO DE ALAIN COULON: IMPLICAÇÕES PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL Acesso à universidadepermanência estudantilafiliaçãotemporalidadesUniversity accessstudent retentionaffiliationtemporalitiesAcceso a la universidadpermanencia de estudiantesafiliacióntemporalidadesEste artigo busca apresentar e discutir criticamente o conceito de afiliação proposto pelosociólogo e etnometodólogo francês Alain Coulon. Argumenta-se que este conceito capta parcialmenteas dinâmicas da permanência estudantil da universidade brasileira, sendo uma ferramenta com potencialexplicativo. No entanto, da forma como o conceito é apresentado na obra de Coulon, não captaimportantes elementos da permanência estudantil, como os mecanismos institucionais de produção defracasso, sobretudo à luz dos atravessamentos de classe, raça, gênero e nacionalidade. O trabalho estáorganizado da seguinte forma: 1) introdução; 2) breve apresentação sobre o autor e a recepção de seusestudos no Brasil; 3) apresentação do conceito de afiliação; 4) dificuldades apontadas por Coulon para oprocesso de afiliação; 5) discussão sobre os limites do conceito; 6) algumas considerações. Conclui-sediscutindo que pensar a temporalidade de estudantes das classes subalternas é uma importante chave decompreensão da permanência estudantil, agregando ao debate as dinâmicas de classe, raça, gênero enacionalidade.Este artículo pretende presentar y discutir críticamente el concepto de afiliación propuestopor el sociólogo y etnometodólogo francés Alain Coulon. Se argumenta que este concepto captaparcialmente la dinámica de la permanencia de los estudiantes en la universidad brasileña y es unaherramienta con potencial explicativo. Sin embargo, tal como se presenta en el trabajo de Coulon, nocapta elementos importantes de la permanencia del estudiante, como los mecanismos institucionales deproducción del fracaso, especialmente considerando transversalmente la clase, la raza, el género y lanacionalidad. El trabajo está organizado de la siguiente manera: 1) introducción; 2) una brevepresentación sobre el autor y la recepción de sus estudios en Brasil; 3) una discusión sobre el conceptode afiliación; 4) dificultades señaladas por Coulon para el proceso de afiliación; 5) discusión sobre loslímites del concepto; 6) algunas consideraciones. Concluye discutiendo que pensar en la temporalidad delos estudiantes de las clases subalternas es una clave importante para entender la permanencia de losestudiantes, añadiendo al debate las dinámicas de clase, raza, género y nacionalidad.Este artigo busca apresentar e discutir criticamente o conceito de afiliação proposto pelosociólogo e etnometodólogo francês Alain Coulon. Argumenta-se que este conceito capta parcialmenteas dinâmicas da permanência estudantil da universidade brasileira, sendo uma ferramenta com potencialexplicativo. No entanto, da forma como o conceito é apresentado na obra de Coulon, não captaimportantes elementos da permanência estudantil, como os mecanismos institucionais de produção defracasso, sobretudo à luz dos atravessamentos de classe, raça, gênero e nacionalidade. O trabalho estáorganizado da seguinte forma: 1) introdução; 2) breve apresentação sobre o autor e a recepção de seusestudos no Brasil; 3) apresentação do conceito de afiliação; 4) dificuldades apontadas por Coulon para oprocesso de afiliação; 5) discussão sobre os limites do conceito; 6) algumas considerações. Conclui-sediscutindo que pensar a temporalidade de estudantes das classes subalternas é uma importante chave decompreensão da permanência estudantil, agregando ao debate as dinâmicas de classe, raça, gênero enacionalidade.Educação em Revista 2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38102Educação em Revista ; v. 36 n. 1 (2020): v.36 (2020)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38102/29716https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess TAVARES MENDES, MAÍRA2022-01-28T03:53:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/38102Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2022-01-28T03:53:02Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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