Do herói às mentalidades: a questão do sujeito histórico para o ensino de História Soares, Maria Inez Lemos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, MAria Inez Lemos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42802
Resumo: Buscou- se, através deste trabalho, estabvelecer um diálogo entre as diferentes concepções de sujeito histórico que influenciaram, em maior ou menor grau, o ensino da História, e estreiar a relação:  produção do conhecimento histórico e ensino da História. Nesse sentido, exploraram-se ao máximo as diferentes opções epistemológicas  capazes de provocar um repensar do real histórico. Percorrreram-se as diferentes concepções de sujeito histórico.
id UFMG-5_196f8dbd3a4ea33e239fc106ecae5cee
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42802
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Do herói às mentalidades: a questão do sujeito histórico para o ensino de História Soares, Maria Inez LemosJujeitoEnsino de históriaBuscou- se, através deste trabalho, estabvelecer um diálogo entre as diferentes concepções de sujeito histórico que influenciaram, em maior ou menor grau, o ensino da História, e estreiar a relação:  produção do conhecimento histórico e ensino da História. Nesse sentido, exploraram-se ao máximo as diferentes opções epistemológicas  capazes de provocar um repensar do real histórico. Percorrreram-se as diferentes concepções de sujeito histórico.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42802Educação em Revista ; v. 6 n. 11 (1990): Edição 061982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42802/32615Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, MAria Inez Lemos2023-05-29T12:59:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42802Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T12:59:31Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Do herói às mentalidades: a questão do sujeito histórico para o ensino de História Soares, Maria Inez Lemos
title Do herói às mentalidades: a questão do sujeito histórico para o ensino de História Soares, Maria Inez Lemos
spellingShingle Do herói às mentalidades: a questão do sujeito histórico para o ensino de História Soares, Maria Inez Lemos
Soares, MAria Inez Lemos
Jujeito
Ensino de história
title_short Do herói às mentalidades: a questão do sujeito histórico para o ensino de História Soares, Maria Inez Lemos
title_full Do herói às mentalidades: a questão do sujeito histórico para o ensino de História Soares, Maria Inez Lemos
title_fullStr Do herói às mentalidades: a questão do sujeito histórico para o ensino de História Soares, Maria Inez Lemos
title_full_unstemmed Do herói às mentalidades: a questão do sujeito histórico para o ensino de História Soares, Maria Inez Lemos
title_sort Do herói às mentalidades: a questão do sujeito histórico para o ensino de História Soares, Maria Inez Lemos
author Soares, MAria Inez Lemos
author_facet Soares, MAria Inez Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, MAria Inez Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Jujeito
Ensino de história
topic Jujeito
Ensino de história
description Buscou- se, através deste trabalho, estabvelecer um diálogo entre as diferentes concepções de sujeito histórico que influenciaram, em maior ou menor grau, o ensino da História, e estreiar a relação:  produção do conhecimento histórico e ensino da História. Nesse sentido, exploraram-se ao máximo as diferentes opções epistemológicas  capazes de provocar um repensar do real histórico. Percorrreram-se as diferentes concepções de sujeito histórico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42802
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42802/32615
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 6 n. 11 (1990): Edição 06
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120240410624