A proficiência científica de egressos do ensino médio ao utilizar a física para interpretar o cotidiano do trânsito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197250 |
Resumo: | A Física escolar estuda conceitos e fenômenos que corriqueiramente podem ser observados em situações cotidianas. O trânsito é uma delas, e acredita-se que o entendimento físico possa contribuir para a formação de um motorista, passageiro e pedestre, na medida que possibilita compreender uma série de acontecimentos presentes nesse contexto. Esse entendimento, pode conduzir o indivíduo a reflexões sobre as relações de causas e efeitos que suas ações podem acarretar. Isso pode auxiliar no crescimento do seu nível de Alfabetização Científica e na probabilidade de que suas tomadas de decisões aconteçam mediante reflexão e respaldo científico. Para alguém ser considerado alfabetizado cientificamente, na visão de Miller (1983), deve apresentar um domínio mínimo em três dimensões distintas: entender os conteúdos da ciência; a natureza da ciência; e o impacto que a ciência acarreta na sociedade e meio ambiente. Com essa base, buscou-se investigar o quanto do conhecimento de Física escolar é observado em egressos do Ensino Médio, a fim de verificar se indivíduos já fora do sistema escolar possuem indícios de Alfabetização Científica. Para responder essa indagação, nossos procedimentos foram orientados pelo objetivo de “mensurar o grau de retenção de conhecimentos de Física escolar em egressos do Ensino Médio, através da análise de situações hipotéticas presentes no cotidiano do trânsito”. Para isso, elaborou-se questionários, com vistas a inferir aspectos de transposição de conceitos físicos para a interpretação do trânsito; estabelecer um perfil metodológico das aulas de Física que os participantes vivenciaram; e também, mensurar seus níveis de Alfabetização Científica. Os dados coletados de 512 participantes foram analisados mediante tratamentos da estatística descritiva e inferencial, aferindo possíveis correlações entre os desempenhos e os seus dados de caracterização. Com base nos resultados é possível defender que a Física escolar pode contribuir de maneira substancial para a formação no trânsito desde que os conceitos e fenômenos estudados sejam conectados às implicações sociais desse cotidiano, pois acredita-se que a ligação desses saberes a aplicações no trânsito pode possibilitar maior reflexão crítica dos estudantes, e também, posteriormente em suas atuações na sociedade. Porém, se constatou que os participantes apresentaram baixo nível de Alfabetização Científica, assim como insatisfatórias aptidões ao tentar transpor seus saberes para o contexto em questão. Para mensurar tais constructos, os questionários elaborados consistiram em um exemplo de como itens podem ser dispostos com o fim de apresentar oportunidades para o respondente refletir sobre o seu conhecimento aplicado a determinado cotidiano. |
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Vizzotto, Patrick AlvesMackedanz, Luiz Fernando2019-07-20T02:34:33Z2019http://hdl.handle.net/10183/197250001097585A Física escolar estuda conceitos e fenômenos que corriqueiramente podem ser observados em situações cotidianas. O trânsito é uma delas, e acredita-se que o entendimento físico possa contribuir para a formação de um motorista, passageiro e pedestre, na medida que possibilita compreender uma série de acontecimentos presentes nesse contexto. Esse entendimento, pode conduzir o indivíduo a reflexões sobre as relações de causas e efeitos que suas ações podem acarretar. Isso pode auxiliar no crescimento do seu nível de Alfabetização Científica e na probabilidade de que suas tomadas de decisões aconteçam mediante reflexão e respaldo científico. Para alguém ser considerado alfabetizado cientificamente, na visão de Miller (1983), deve apresentar um domínio mínimo em três dimensões distintas: entender os conteúdos da ciência; a natureza da ciência; e o impacto que a ciência acarreta na sociedade e meio ambiente. Com essa base, buscou-se investigar o quanto do conhecimento de Física escolar é observado em egressos do Ensino Médio, a fim de verificar se indivíduos já fora do sistema escolar possuem indícios de Alfabetização Científica. Para responder essa indagação, nossos procedimentos foram orientados pelo objetivo de “mensurar o grau de retenção de conhecimentos de Física escolar em egressos do Ensino Médio, através da análise de situações hipotéticas presentes no cotidiano do trânsito”. Para isso, elaborou-se questionários, com vistas a inferir aspectos de transposição de conceitos físicos para a interpretação do trânsito; estabelecer um perfil metodológico das aulas de Física que os participantes vivenciaram; e também, mensurar seus níveis de Alfabetização Científica. Os dados coletados de 512 participantes foram analisados mediante tratamentos da estatística descritiva e inferencial, aferindo possíveis correlações entre os desempenhos e os seus dados de caracterização. Com base nos resultados é possível defender que a Física escolar pode contribuir de maneira substancial para a formação no trânsito desde que os conceitos e fenômenos estudados sejam conectados às implicações sociais desse cotidiano, pois acredita-se que a ligação desses saberes a aplicações no trânsito pode possibilitar maior reflexão crítica dos estudantes, e também, posteriormente em suas atuações na sociedade. Porém, se constatou que os participantes apresentaram baixo nível de Alfabetização Científica, assim como insatisfatórias aptidões ao tentar transpor seus saberes para o contexto em questão. Para mensurar tais constructos, os questionários elaborados consistiram em um exemplo de como itens podem ser dispostos com o fim de apresentar oportunidades para o respondente refletir sobre o seu conhecimento aplicado a determinado cotidiano.School Physics studies concepts and phenomena that routinely can be observed in everyday situations. Traffic is one of them, and it is believed that the physical understanding can contribute to the formation of a driver, passenger, and pedestrian, as it makes it possible to understand a series of events here in this context. This understanding can lead to reflections on the relationships of cause and effect that their actions may entail. This can assist in the growth of your level of Scientific Literacy and the likelihood of their happening by means of decision-making and scientific support. For someone to be considered scientifically literate, in the view of Miller (1983), shall provide a minimum domain in three distinct dimensions: understanding the contents of science; the nature of science; and the impact that science carries on society and the environment. With this Foundation, we sought to investigate how much of the knowledge of physics is observed in high school graduates, in order to verify that individuals outside of the school system have evidence of Scientific Literacy. To answer this question, our procedures have been guided by the goal of "measuring the degree of retention of knowledge of Physics in high school graduates, through the analysis of hypothetical situations present in the daily life of traffic". To this end, questionnaires, was elaborated in order to infer aspects of transposition of physical concepts to the interpretation of transit; establish a methodological profile of physics classes that participants have experienced; also, measure their levels of Scientific Literacy. The data collected from 512 participants were analyzed by descriptive statistics and inferential statistics treatments, checking possible correlations between the performances and their characterization data. Based on the results it is possible to defend the School Physics can contribute substantially to the formation in traffic since the concepts and phenomena studied are connected to the social implications of this, because it is believed that the link These knowledge to applications in traffic can enable greater critical reflection of the students, and also later in her roles in society. However, if found that participants showed low level of Scientific Literacy, as well as unsatisfactory skills when trying to transpose their knowledge to the context in question. To measure such constructs, the elaborate questionnaires consisted of an example of how items can be arranged in order to present opportunities to reflect on your responder knowledge applied to determined daily life.application/pdfporEnsino de físicaAlfabetização científicaEgressosEnsino médioScientific literacyPhysics applied to trafficQuantitative researchA proficiência científica de egressos do ensino médio ao utilizar a física para interpretar o cotidiano do trânsitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097585.pdf.txt001097585.pdf.txtExtracted Texttext/plain706035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197250/2/001097585.pdf.txt6a2a06843fd58a334e190451bd4bd0eaMD52ORIGINAL001097585.pdfTexto completoapplication/pdf3294165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197250/1/001097585.pdf7778019f988537204cb53298995c8823MD5110183/1972502019-07-21 02:43:06.594802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197250Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-21T05:43:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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