Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Valéria Barbosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maciel, Francisca Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21213
Resumo: O presente texto apresenta uma pesquisa, desenvolvida em 2007, em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, envolvendo 42 adolescentes, com idades entre 12 e17 anos, com trajetórias marcadas pelo fracasso escolar. A partir da observação participante, foram organizados e analisados eventos de letramento. Apresentaremos aqui a análise de dois gêneros textuais produzidos pelos adolescentes: anúncio e bilhete, tomando-se como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana (BAKHTIN, 2003). A partir das análises constatou-se que os alunos liam e produziam textos na sala de aula, mediados pelas ações da professora que colocava à disposição dos alunos diversos gêneros textuais, como também incentivava a leitura coletiva dos textos produzidos por eles. Observou-se também a participação dos adolescentes na redefinição das funções da escrita.
id UFMG-5_24ae46f2955c4e71b244e9df5d924bba
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21213
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescenteseducaçãocurrículoO presente texto apresenta uma pesquisa, desenvolvida em 2007, em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, envolvendo 42 adolescentes, com idades entre 12 e17 anos, com trajetórias marcadas pelo fracasso escolar. A partir da observação participante, foram organizados e analisados eventos de letramento. Apresentaremos aqui a análise de dois gêneros textuais produzidos pelos adolescentes: anúncio e bilhete, tomando-se como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana (BAKHTIN, 2003). A partir das análises constatou-se que os alunos liam e produziam textos na sala de aula, mediados pelas ações da professora que colocava à disposição dos alunos diversos gêneros textuais, como também incentivava a leitura coletiva dos textos produzidos por eles. Observou-se também a participação dos adolescentes na redefinição das funções da escrita.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21213Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21213/17133https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21213/30458Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessResende, Valéria BarbosaMaciel, Francisca Pereira2023-05-30T13:07:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21213Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:07:22Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes
title Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes
spellingShingle Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes
Resende, Valéria Barbosa
educação
currículo
title_short Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes
title_full Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes
title_fullStr Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes
title_full_unstemmed Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes
title_sort Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes
author Resende, Valéria Barbosa
author_facet Resende, Valéria Barbosa
Maciel, Francisca Pereira
author_role author
author2 Maciel, Francisca Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Valéria Barbosa
Maciel, Francisca Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv educação
currículo
topic educação
currículo
description O presente texto apresenta uma pesquisa, desenvolvida em 2007, em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, envolvendo 42 adolescentes, com idades entre 12 e17 anos, com trajetórias marcadas pelo fracasso escolar. A partir da observação participante, foram organizados e analisados eventos de letramento. Apresentaremos aqui a análise de dois gêneros textuais produzidos pelos adolescentes: anúncio e bilhete, tomando-se como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana (BAKHTIN, 2003). A partir das análises constatou-se que os alunos liam e produziam textos na sala de aula, mediados pelas ações da professora que colocava à disposição dos alunos diversos gêneros textuais, como também incentivava a leitura coletiva dos textos produzidos por eles. Observou-se também a participação dos adolescentes na redefinição das funções da escrita.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21213
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21213/17133
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21213/30458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121760845824