Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REITTER, Regina Maria.
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: GOMES FILHO, Teodoro Antunes., SILVA, Ana Paula De Souza e., SANTOS, Adelcio Machado dos., MARQUES, Francisco Roldineli Varela., NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do., SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão., SILVA, Alexander Aparecido Urso., AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de., SÁ, Marcos Vinicios Alves de., ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos., OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199
Resumo: A pesquisa analisou a implementação do letramento digital na prática pedagógica à luz das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de compreender desafios, oportunidades e melhores práticas associadas a essa integração. Para isso, foi conduzida uma revisão integrativa da literatura, utilizando plataformas acadêmicas como Google Acadêmico e Scielo. A análise dos dados revelou uma discrepância significativa entre as expectativas da BNCC e a realidade enfrentada pelas escolas públicas brasileiras. Embora o documento pressuponha um ambiente escolar equipado com tecnologia moderna e professores capacitados em letramento digital, os resultados apontam para uma falta de investimento em formação continuada e infraestrutura tecnológica adequada. Além disso, foi destacada a desconexão entre as expectativas da BNCC e a prática nas escolas, evidenciando a necessidade urgente de políticas eficazes para capacitar os professores nesse campo. A pesquisa ressaltou a importância de uma abordagem holística, que considere as condições reais das escolas e dos professores, para promover efetivamente o letramento digital. Em suma, os estudos oferecem insights valiosos para orientar futuras políticas e práticas educacionais, destacando a complexidade e os desafios envolvidos na implementação da BNCC e enfatizando a necessidade de um compromisso contínuo com o aprimoramento do sistema educacional brasileiro.
id UFCG_7c54af36d23b1dbe301423c66cf36748
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36199
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCCDigital literacy in pedagogical practice: reflections from the BNCCLetramento digitalPrática pedagógicaBase Nacional Curricular Comum - BNCCBNCC - Base Nacional Curricular ComumRevisão integrativa da literaturaCurrículoDigital literacyPedagogical practiceCommon National Curricular Base - BNCCBNCC - Common National Curriculum BaseIntegrative literature reviewCurriculumEducação.A pesquisa analisou a implementação do letramento digital na prática pedagógica à luz das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de compreender desafios, oportunidades e melhores práticas associadas a essa integração. Para isso, foi conduzida uma revisão integrativa da literatura, utilizando plataformas acadêmicas como Google Acadêmico e Scielo. A análise dos dados revelou uma discrepância significativa entre as expectativas da BNCC e a realidade enfrentada pelas escolas públicas brasileiras. Embora o documento pressuponha um ambiente escolar equipado com tecnologia moderna e professores capacitados em letramento digital, os resultados apontam para uma falta de investimento em formação continuada e infraestrutura tecnológica adequada. Além disso, foi destacada a desconexão entre as expectativas da BNCC e a prática nas escolas, evidenciando a necessidade urgente de políticas eficazes para capacitar os professores nesse campo. A pesquisa ressaltou a importância de uma abordagem holística, que considere as condições reais das escolas e dos professores, para promover efetivamente o letramento digital. Em suma, os estudos oferecem insights valiosos para orientar futuras políticas e práticas educacionais, destacando a complexidade e os desafios envolvidos na implementação da BNCC e enfatizando a necessidade de um compromisso contínuo com o aprimoramento do sistema educacional brasileiro.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20242024-06-19T20:48:22Z2024-06-192024-06-19T20:48:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199REITTER, Regina Maria; GOMES FILHO, Teodoro Antunes; SILVA, Ana Paula De Souza e; SANTOS, Adelcio Machado dos; MARQUES, Francisco Roldineli Varela; NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do; SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão; SILVA, Alexander Aparecido Urso; AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de; SÁ, Marcos Vinicios Alves de; ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos; OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de. Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC. IOSR Journal of Humanities and Social Science (ONLINE), v. 29, p. 11, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199porREITTER, Regina Maria.GOMES FILHO, Teodoro Antunes.SILVA, Ana Paula De Souza e.SANTOS, Adelcio Machado dos.MARQUES, Francisco Roldineli Varela.NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do.SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão.SILVA, Alexander Aparecido Urso.AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de.SÁ, Marcos Vinicios Alves de.ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos.OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-19T20:48:46Zoai:localhost:riufcg/36199Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-19T20:48:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC
Digital literacy in pedagogical practice: reflections from the BNCC
title Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC
spellingShingle Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC
REITTER, Regina Maria.
Letramento digital
Prática pedagógica
Base Nacional Curricular Comum - BNCC
BNCC - Base Nacional Curricular Comum
Revisão integrativa da literatura
Currículo
Digital literacy
Pedagogical practice
Common National Curricular Base - BNCC
BNCC - Common National Curriculum Base
Integrative literature review
Curriculum
Educação.
title_short Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC
title_full Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC
title_fullStr Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC
title_full_unstemmed Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC
title_sort Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC
author REITTER, Regina Maria.
author_facet REITTER, Regina Maria.
GOMES FILHO, Teodoro Antunes.
SILVA, Ana Paula De Souza e.
SANTOS, Adelcio Machado dos.
MARQUES, Francisco Roldineli Varela.
NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do.
SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão.
SILVA, Alexander Aparecido Urso.
AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de.
SÁ, Marcos Vinicios Alves de.
ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos.
OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de.
author_role author
author2 GOMES FILHO, Teodoro Antunes.
SILVA, Ana Paula De Souza e.
SANTOS, Adelcio Machado dos.
MARQUES, Francisco Roldineli Varela.
NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do.
SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão.
SILVA, Alexander Aparecido Urso.
AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de.
SÁ, Marcos Vinicios Alves de.
ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos.
OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv REITTER, Regina Maria.
GOMES FILHO, Teodoro Antunes.
SILVA, Ana Paula De Souza e.
SANTOS, Adelcio Machado dos.
MARQUES, Francisco Roldineli Varela.
NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do.
SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão.
SILVA, Alexander Aparecido Urso.
AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de.
SÁ, Marcos Vinicios Alves de.
ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos.
OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento digital
Prática pedagógica
Base Nacional Curricular Comum - BNCC
BNCC - Base Nacional Curricular Comum
Revisão integrativa da literatura
Currículo
Digital literacy
Pedagogical practice
Common National Curricular Base - BNCC
BNCC - Common National Curriculum Base
Integrative literature review
Curriculum
Educação.
topic Letramento digital
Prática pedagógica
Base Nacional Curricular Comum - BNCC
BNCC - Base Nacional Curricular Comum
Revisão integrativa da literatura
Currículo
Digital literacy
Pedagogical practice
Common National Curricular Base - BNCC
BNCC - Common National Curriculum Base
Integrative literature review
Curriculum
Educação.
description A pesquisa analisou a implementação do letramento digital na prática pedagógica à luz das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de compreender desafios, oportunidades e melhores práticas associadas a essa integração. Para isso, foi conduzida uma revisão integrativa da literatura, utilizando plataformas acadêmicas como Google Acadêmico e Scielo. A análise dos dados revelou uma discrepância significativa entre as expectativas da BNCC e a realidade enfrentada pelas escolas públicas brasileiras. Embora o documento pressuponha um ambiente escolar equipado com tecnologia moderna e professores capacitados em letramento digital, os resultados apontam para uma falta de investimento em formação continuada e infraestrutura tecnológica adequada. Além disso, foi destacada a desconexão entre as expectativas da BNCC e a prática nas escolas, evidenciando a necessidade urgente de políticas eficazes para capacitar os professores nesse campo. A pesquisa ressaltou a importância de uma abordagem holística, que considere as condições reais das escolas e dos professores, para promover efetivamente o letramento digital. Em suma, os estudos oferecem insights valiosos para orientar futuras políticas e práticas educacionais, destacando a complexidade e os desafios envolvidos na implementação da BNCC e enfatizando a necessidade de um compromisso contínuo com o aprimoramento do sistema educacional brasileiro.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2024-06-19T20:48:22Z
2024-06-19
2024-06-19T20:48:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199
REITTER, Regina Maria; GOMES FILHO, Teodoro Antunes; SILVA, Ana Paula De Souza e; SANTOS, Adelcio Machado dos; MARQUES, Francisco Roldineli Varela; NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do; SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão; SILVA, Alexander Aparecido Urso; AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de; SÁ, Marcos Vinicios Alves de; ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos; OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de. Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC. IOSR Journal of Humanities and Social Science (ONLINE), v. 29, p. 11, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199
identifier_str_mv REITTER, Regina Maria; GOMES FILHO, Teodoro Antunes; SILVA, Ana Paula De Souza e; SANTOS, Adelcio Machado dos; MARQUES, Francisco Roldineli Varela; NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do; SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão; SILVA, Alexander Aparecido Urso; AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de; SÁ, Marcos Vinicios Alves de; ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos; OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de. Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC. IOSR Journal of Humanities and Social Science (ONLINE), v. 29, p. 11, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625492033536