INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOS
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21038 |
Resumo: | Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que tratou da relação entre infância e desenvolvimento, partindo da análise das representações sociais da infância na revista Pais & Filhos. A revista é pensada como um meio de tornar acessíveis às famílias os conhecimentos advindos de ciências que têm como objeto de estudo a criança, haja vista que apresenta discursos de diversos especialistas, principalmente os vinculados à medicina e à psicologia. O trabalho objetiva analisar as representações sobre desenvolvimento infantil presentes na revista e a sua legitimação por meio do discurso dos especialistas. Considera a presença e a legitimidade dos diferentes discursos nessa publicação: dos especialistas, dos pais e das crianças, e trata do tema do desenvolvimento, um dos pilares das representações da infância na revista. Por fim, discute os resultados, enfocando o tema da infância como objeto de especialistas, a partir de uma racionalidade moderna. |
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INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOSInfânciaDesenvolvimento. Representações SociaisEste artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que tratou da relação entre infância e desenvolvimento, partindo da análise das representações sociais da infância na revista Pais & Filhos. A revista é pensada como um meio de tornar acessíveis às famílias os conhecimentos advindos de ciências que têm como objeto de estudo a criança, haja vista que apresenta discursos de diversos especialistas, principalmente os vinculados à medicina e à psicologia. O trabalho objetiva analisar as representações sobre desenvolvimento infantil presentes na revista e a sua legitimação por meio do discurso dos especialistas. Considera a presença e a legitimidade dos diferentes discursos nessa publicação: dos especialistas, dos pais e das crianças, e trata do tema do desenvolvimento, um dos pilares das representações da infância na revista. Por fim, discute os resultados, enfocando o tema da infância como objeto de especialistas, a partir de uma racionalidade moderna.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21038Educação em Revista ; v. 28 n. 4 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21038/16929Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssunção, Cristiane Queiroz de Souza2023-05-29T14:24:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21038Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:24:50Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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