INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Cristiane Queiroz de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21038
Resumo: Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que tratou da relação entre infância e desenvolvimento, partindo da análise das representações sociais da infância na revista Pais & Filhos. A revista é pensada como um meio de tornar acessíveis às famílias os conhecimentos advindos de ciências que têm como objeto de estudo a criança, haja vista que apresenta discursos de diversos especialistas, principalmente os vinculados à medicina e à psicologia. O trabalho objetiva analisar as representações sobre desenvolvimento infantil presentes na revista e a sua legitimação por meio do discurso dos especialistas. Considera a presença e a legitimidade dos diferentes discursos nessa publicação: dos especialistas, dos pais e das crianças, e trata do tema do desenvolvimento, um dos pilares das representações da infância na revista. Por fim, discute os resultados, enfocando o tema da infância como objeto de especialistas, a partir de uma racionalidade moderna.
id UFMG-5_3953e73aa7c8582cc95285e0df55c98b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21038
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOSInfânciaDesenvolvimento. Representações SociaisEste artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que tratou da relação entre infância e desenvolvimento, partindo da análise das representações sociais da infância na revista Pais & Filhos. A revista é pensada como um meio de tornar acessíveis às famílias os conhecimentos advindos de ciências que têm como objeto de estudo a criança, haja vista que apresenta discursos de diversos especialistas, principalmente os vinculados à medicina e à psicologia. O trabalho objetiva analisar as representações sobre desenvolvimento infantil presentes na revista e a sua legitimação por meio do discurso dos especialistas. Considera a presença e a legitimidade dos diferentes discursos nessa publicação: dos especialistas, dos pais e das crianças, e trata do tema do desenvolvimento, um dos pilares das representações da infância na revista. Por fim, discute os resultados, enfocando o tema da infância como objeto de especialistas, a partir de uma racionalidade moderna.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21038Educação em Revista ; v. 28 n. 4 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21038/16929Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssunção, Cristiane Queiroz de Souza2023-05-29T14:24:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21038Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:24:50Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOS
title INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOS
spellingShingle INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOS
Assunção, Cristiane Queiroz de Souza
Infância
Desenvolvimento. Representações Sociais
title_short INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOS
title_full INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOS
title_fullStr INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOS
title_full_unstemmed INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOS
title_sort INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOS
author Assunção, Cristiane Queiroz de Souza
author_facet Assunção, Cristiane Queiroz de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Cristiane Queiroz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Desenvolvimento. Representações Sociais
topic Infância
Desenvolvimento. Representações Sociais
description Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que tratou da relação entre infância e desenvolvimento, partindo da análise das representações sociais da infância na revista Pais & Filhos. A revista é pensada como um meio de tornar acessíveis às famílias os conhecimentos advindos de ciências que têm como objeto de estudo a criança, haja vista que apresenta discursos de diversos especialistas, principalmente os vinculados à medicina e à psicologia. O trabalho objetiva analisar as representações sobre desenvolvimento infantil presentes na revista e a sua legitimação por meio do discurso dos especialistas. Considera a presença e a legitimidade dos diferentes discursos nessa publicação: dos especialistas, dos pais e das crianças, e trata do tema do desenvolvimento, um dos pilares das representações da infância na revista. Por fim, discute os resultados, enfocando o tema da infância como objeto de especialistas, a partir de uma racionalidade moderna.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21038
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21038/16929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 28 n. 4 (2012)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120798253056