Diálogos possíveis à construção do Projeto Político e Pedagógico na perspectiva contemporânea da Educação Integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Titton, Maria Beatriz Pauperio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pacheco, Suzana Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21226
Resumo: Este artigo discute aspectos presentes nos cenários escolares que envolvem experiências de jornada ampliada na perspectiva contemporânea de Educação Integral. Tal perspectiva tem entre seus pressupostos a centralidade, e não a centralização, da escola na coordenação dos processos educativos previstos no Projeto Político Pedagógico (PPP). Problematiza-se a relação deste projeto, enquanto marca identitária de uma comunidade educativa, e a proposta de Educação Integral, através da extensão da jornada escolar e das experiências, como ampliação do direito à aprendizagem. O foco desta análise é refletir de que forma o PPP da escola dialoga com os pressupostos e as ações inerentes a esta proposta, a qual envolve saberes populares, outros espaços, agentes educativos e práticas de gestão escolar. Conceitos como identidade pedagógica, diálogo e participação são aportados neste texto, a partir das referências de Paulo Freire, Alberto Melucci e Ilma Passos Veiga, dentre outros. 
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