Diálogos possíveis à construção do Projeto Político e Pedagógico na perspectiva contemporânea da Educação Integral
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21226 |
Resumo: | Este artigo discute aspectos presentes nos cenários escolares que envolvem experiências de jornada ampliada na perspectiva contemporânea de Educação Integral. Tal perspectiva tem entre seus pressupostos a centralidade, e não a centralização, da escola na coordenação dos processos educativos previstos no Projeto Político Pedagógico (PPP). Problematiza-se a relação deste projeto, enquanto marca identitária de uma comunidade educativa, e a proposta de Educação Integral, através da extensão da jornada escolar e das experiências, como ampliação do direito à aprendizagem. O foco desta análise é refletir de que forma o PPP da escola dialoga com os pressupostos e as ações inerentes a esta proposta, a qual envolve saberes populares, outros espaços, agentes educativos e práticas de gestão escolar. Conceitos como identidade pedagógica, diálogo e participação são aportados neste texto, a partir das referências de Paulo Freire, Alberto Melucci e Ilma Passos Veiga, dentre outros. |
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Diálogos possíveis à construção do Projeto Político e Pedagógico na perspectiva contemporânea da Educação IntegralEducação IntegralProjeto Político PedagógicoIdentidade Pedagógica.Este artigo discute aspectos presentes nos cenários escolares que envolvem experiências de jornada ampliada na perspectiva contemporânea de Educação Integral. Tal perspectiva tem entre seus pressupostos a centralidade, e não a centralização, da escola na coordenação dos processos educativos previstos no Projeto Político Pedagógico (PPP). Problematiza-se a relação deste projeto, enquanto marca identitária de uma comunidade educativa, e a proposta de Educação Integral, através da extensão da jornada escolar e das experiências, como ampliação do direito à aprendizagem. O foco desta análise é refletir de que forma o PPP da escola dialoga com os pressupostos e as ações inerentes a esta proposta, a qual envolve saberes populares, outros espaços, agentes educativos e práticas de gestão escolar. Conceitos como identidade pedagógica, diálogo e participação são aportados neste texto, a partir das referências de Paulo Freire, Alberto Melucci e Ilma Passos Veiga, dentre outros. Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/x-ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21226Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21226/17148Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTitton, Maria Beatriz PauperioPacheco, Suzana Moreira2023-05-30T13:06:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21226Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:06Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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