Efeitos e implicações de um projeto pedagógico em classes de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melgarejo, Eunice Zolin
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88091
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar efeitos e implicações de um projeto pedagógico que ocorre no contraturno escolar, em classes de alfabetização de uma escola municipal de Porto Alegre. Tal projeto é viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com a finalidade de instituir a proposta de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino (RME). Para a referida análise, foram realizadas observações em duas turmas do ensino regular e no espaço pedagógico do próprio projeto. Uma das turmas de ensino regular observada tem como regente a professora responsável pelo projeto; a outra tem como titular outra professora do corpo docente da escola, a qual tem alunos frequentando o citado projeto. Os resultados apontam para o fato de que tal proposta, tal como está sendo desenvolvida, vem alcançando bons resultados relativos às aprendizagens das crianças por vários fatores, entre os quais: ambiente alfabetizador atraente e didática produtiva; entretanto, constata-se que sua abordagem teórico-metodológica precisa ser estendida para as salas de aula de ensino regular.
id UFRGS-2_1b49c5ea235b1367bc160115ca0abba9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88091
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melgarejo, Eunice ZolinDalla Zen, Maria Isabel Habckost2014-03-01T01:54:40Z2013http://hdl.handle.net/10183/88091000910497Este artigo tem por objetivo analisar efeitos e implicações de um projeto pedagógico que ocorre no contraturno escolar, em classes de alfabetização de uma escola municipal de Porto Alegre. Tal projeto é viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com a finalidade de instituir a proposta de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino (RME). Para a referida análise, foram realizadas observações em duas turmas do ensino regular e no espaço pedagógico do próprio projeto. Uma das turmas de ensino regular observada tem como regente a professora responsável pelo projeto; a outra tem como titular outra professora do corpo docente da escola, a qual tem alunos frequentando o citado projeto. Os resultados apontam para o fato de que tal proposta, tal como está sendo desenvolvida, vem alcançando bons resultados relativos às aprendizagens das crianças por vários fatores, entre os quais: ambiente alfabetizador atraente e didática produtiva; entretanto, constata-se que sua abordagem teórico-metodológica precisa ser estendida para as salas de aula de ensino regular.application/pdfporEducação integralProjeto pedagógicoEfeitos e implicações de um projeto pedagógico em classes de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910497.pdf000910497.pdfTexto completoapplication/pdf342824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88091/1/000910497.pdf2e9e55d0d00c6d9c0bc465ee627def22MD51TEXT000910497.pdf.txt000910497.pdf.txtExtracted Texttext/plain28427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88091/2/000910497.pdf.txt0b806f8526d3f9f2136af6db31dcb17dMD52THUMBNAIL000910497.pdf.jpg000910497.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88091/3/000910497.pdf.jpgf267a444c79f00a3d5535218dd148700MD5310183/880912018-10-18 08:11:56.749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88091Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos e implicações de um projeto pedagógico em classes de alfabetização
title Efeitos e implicações de um projeto pedagógico em classes de alfabetização
spellingShingle Efeitos e implicações de um projeto pedagógico em classes de alfabetização
Melgarejo, Eunice Zolin
Educação integral
Projeto pedagógico
title_short Efeitos e implicações de um projeto pedagógico em classes de alfabetização
title_full Efeitos e implicações de um projeto pedagógico em classes de alfabetização
title_fullStr Efeitos e implicações de um projeto pedagógico em classes de alfabetização
title_full_unstemmed Efeitos e implicações de um projeto pedagógico em classes de alfabetização
title_sort Efeitos e implicações de um projeto pedagógico em classes de alfabetização
author Melgarejo, Eunice Zolin
author_facet Melgarejo, Eunice Zolin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melgarejo, Eunice Zolin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Projeto pedagógico
topic Educação integral
Projeto pedagógico
description Este artigo tem por objetivo analisar efeitos e implicações de um projeto pedagógico que ocorre no contraturno escolar, em classes de alfabetização de uma escola municipal de Porto Alegre. Tal projeto é viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com a finalidade de instituir a proposta de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino (RME). Para a referida análise, foram realizadas observações em duas turmas do ensino regular e no espaço pedagógico do próprio projeto. Uma das turmas de ensino regular observada tem como regente a professora responsável pelo projeto; a outra tem como titular outra professora do corpo docente da escola, a qual tem alunos frequentando o citado projeto. Os resultados apontam para o fato de que tal proposta, tal como está sendo desenvolvida, vem alcançando bons resultados relativos às aprendizagens das crianças por vários fatores, entre os quais: ambiente alfabetizador atraente e didática produtiva; entretanto, constata-se que sua abordagem teórico-metodológica precisa ser estendida para as salas de aula de ensino regular.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88091
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910497
url http://hdl.handle.net/10183/88091
identifier_str_mv 000910497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88091/1/000910497.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88091/2/000910497.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88091/3/000910497.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e9e55d0d00c6d9c0bc465ee627def22
0b806f8526d3f9f2136af6db31dcb17d
f267a444c79f00a3d5535218dd148700
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447121731518464