O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarinci, Anne Louise
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pacca, Jesuína Lopes de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21188
Resumo: Um grande problema a ser enfrentado é de como concretizar ações de formação docente, que superem a dicotomia teoria-prática. Em um programa de desenvolvimento profissional docente com tais intenções, analisamos como o formador conduziu o aprendizado sobre o planejamento, e também o modo como foram concretizados os objetivos específicos e gerais do programa. Observamos que a emergência do tema veio de uma necessidade expressa pelo professor, através do relato de sua prática, e que a condução da discussão, pelo formador, pode ser descrita em quatro fases, desde a abertura de espaço para o surgimento do problema desencadeador, até um desfecho que sintetiza o conhecimento alcançado. O formador trabalhou a partir da prática docente dos professores participantes, iniciou os episódios de ensino pela atitude de ouvir o professor e manteve ações coerentes com a prática pedagógica desejada.
id UFMG-5_488fab0b9ad87ec6020389ab87a8e274
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21188
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docentedesenvolvimento profissional docenteformação continuadaconstrutivismoreflexão sobre a práticaUm grande problema a ser enfrentado é de como concretizar ações de formação docente, que superem a dicotomia teoria-prática. Em um programa de desenvolvimento profissional docente com tais intenções, analisamos como o formador conduziu o aprendizado sobre o planejamento, e também o modo como foram concretizados os objetivos específicos e gerais do programa. Observamos que a emergência do tema veio de uma necessidade expressa pelo professor, através do relato de sua prática, e que a condução da discussão, pelo formador, pode ser descrita em quatro fases, desde a abertura de espaço para o surgimento do problema desencadeador, até um desfecho que sintetiza o conhecimento alcançado. O formador trabalhou a partir da prática docente dos professores participantes, iniciou os episódios de ensino pela atitude de ouvir o professor e manteve ações coerentes com a prática pedagógica desejada.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordimage/jpeghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21188Educação em Revista ; v. 31 n. 2 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21188/17100https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21188/17101Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScarinci, Anne LouisePacca, Jesuína Lopes de Almeida2023-05-30T00:47:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21188Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T00:47:12Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente
title O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente
spellingShingle O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente
Scarinci, Anne Louise
desenvolvimento profissional docente
formação continuada
construtivismo
reflexão sobre a prática
title_short O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente
title_full O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente
title_fullStr O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente
title_sort O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente
author Scarinci, Anne Louise
author_facet Scarinci, Anne Louise
Pacca, Jesuína Lopes de Almeida
author_role author
author2 Pacca, Jesuína Lopes de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarinci, Anne Louise
Pacca, Jesuína Lopes de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento profissional docente
formação continuada
construtivismo
reflexão sobre a prática
topic desenvolvimento profissional docente
formação continuada
construtivismo
reflexão sobre a prática
description Um grande problema a ser enfrentado é de como concretizar ações de formação docente, que superem a dicotomia teoria-prática. Em um programa de desenvolvimento profissional docente com tais intenções, analisamos como o formador conduziu o aprendizado sobre o planejamento, e também o modo como foram concretizados os objetivos específicos e gerais do programa. Observamos que a emergência do tema veio de uma necessidade expressa pelo professor, através do relato de sua prática, e que a condução da discussão, pelo formador, pode ser descrita em quatro fases, desde a abertura de espaço para o surgimento do problema desencadeador, até um desfecho que sintetiza o conhecimento alcançado. O formador trabalhou a partir da prática docente dos professores participantes, iniciou os episódios de ensino pela atitude de ouvir o professor e manteve ações coerentes com a prática pedagógica desejada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21188
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21188/17100
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21188/17101
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 2 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121340366848