O debate da política curricular (1996-2006): uma análise a partir da Teoria do Discurso
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21288 |
Resumo: | Este artigo trata de uma pesquisa cujo objeto de estudo é o debate da política curricular para a formação de professores e os sentidos do Estágio Supervisionado (1996-2006). Trabalhamos com a teoria do discurso de Ernesto Laclau defendendo que tal debate é um campo de articulação discursiva e disputas de projetos de sociedade, educação, formação e currículo. O campo de estudo é a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE - e o Ministério da Educação/ Conselho Nacional de Educação. O corpus analítico é constituído pelas definições curriculares do MEC/CNE, no período 2001-2006, e pelos documentos das entidades acadêmicas educacionais reunidas em torno da Anfope, no período 1996-2006. Construímos um método de análise com base na teoria do discurso para analisar o referido debate na perspectiva da desconstrução/problematização dos discursos, demonstrando como se opera a sua hegemonização. |
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O debate da política curricular (1996-2006): uma análise a partir da Teoria do DiscursoPolítica curricular. Demandas. Hegemonia.Este artigo trata de uma pesquisa cujo objeto de estudo é o debate da política curricular para a formação de professores e os sentidos do Estágio Supervisionado (1996-2006). Trabalhamos com a teoria do discurso de Ernesto Laclau defendendo que tal debate é um campo de articulação discursiva e disputas de projetos de sociedade, educação, formação e currículo. O campo de estudo é a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE - e o Ministério da Educação/ Conselho Nacional de Educação. O corpus analítico é constituído pelas definições curriculares do MEC/CNE, no período 2001-2006, e pelos documentos das entidades acadêmicas educacionais reunidas em torno da Anfope, no período 1996-2006. Construímos um método de análise com base na teoria do discurso para analisar o referido debate na perspectiva da desconstrução/problematização dos discursos, demonstrando como se opera a sua hegemonização.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/x-ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21288Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21288/17215Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta Lima Corrêa de Araújo, Kátia2023-05-30T14:23:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21288Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:23:29Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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