UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Liz Souza, Luani
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Canola Treis Teixeira, Lisley, Carminati, Celso João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207
Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre o Projeto Um Computador por Aluno – PROUCA, como parte das políticas públicas nacionais, na perspectiva de um estudo centrado na cultura material escolar contrapondo práticas e condições da escola com promessas acerca desta materialidade no seu uso. Nesta perspectiva, pretende-se discutir a adoção do programa - Um Computador por Aluno, a partir da experiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como recorte o segmento do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, no período de 2010 a 2012. Tal escolha remete à compreensão e análise em torno do percurso de um modelo de laptop na escola, estabelecendo a relação entre a materialidade e alguns elementos suscitados nas práticas realizadas e discursos acerca da inovação a partir deste “novo” objeto escolar.
id UFMG-5_618711b53708e950a95bb80fd09ab1a8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21207
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXIEducaçãoMaterialidade digital na escolaPolíticas educacionais – PROUCAEste artigo tem por objetivo refletir sobre o Projeto Um Computador por Aluno – PROUCA, como parte das políticas públicas nacionais, na perspectiva de um estudo centrado na cultura material escolar contrapondo práticas e condições da escola com promessas acerca desta materialidade no seu uso. Nesta perspectiva, pretende-se discutir a adoção do programa - Um Computador por Aluno, a partir da experiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como recorte o segmento do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, no período de 2010 a 2012. Tal escolha remete à compreensão e análise em torno do percurso de um modelo de laptop na escola, estabelecendo a relação entre a materialidade e alguns elementos suscitados nas práticas realizadas e discursos acerca da inovação a partir deste “novo” objeto escolar.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207/17122Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Liz Souza, LuaniCanola Treis Teixeira, LisleyCarminati, Celso João2023-05-30T00:48:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21207Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T00:48:52Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI
title UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI
spellingShingle UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI
de Liz Souza, Luani
Educação
Materialidade digital na escola
Políticas educacionais – PROUCA
title_short UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI
title_full UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI
title_fullStr UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI
title_full_unstemmed UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI
title_sort UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI
author de Liz Souza, Luani
author_facet de Liz Souza, Luani
Canola Treis Teixeira, Lisley
Carminati, Celso João
author_role author
author2 Canola Treis Teixeira, Lisley
Carminati, Celso João
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Liz Souza, Luani
Canola Treis Teixeira, Lisley
Carminati, Celso João
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Materialidade digital na escola
Políticas educacionais – PROUCA
topic Educação
Materialidade digital na escola
Políticas educacionais – PROUCA
description Este artigo tem por objetivo refletir sobre o Projeto Um Computador por Aluno – PROUCA, como parte das políticas públicas nacionais, na perspectiva de um estudo centrado na cultura material escolar contrapondo práticas e condições da escola com promessas acerca desta materialidade no seu uso. Nesta perspectiva, pretende-se discutir a adoção do programa - Um Computador por Aluno, a partir da experiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como recorte o segmento do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, no período de 2010 a 2012. Tal escolha remete à compreensão e análise em torno do percurso de um modelo de laptop na escola, estabelecendo a relação entre a materialidade e alguns elementos suscitados nas práticas realizadas e discursos acerca da inovação a partir deste “novo” objeto escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207/17122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121420058624