UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo refletir sobre o Projeto Um Computador por Aluno – PROUCA, como parte das políticas públicas nacionais, na perspectiva de um estudo centrado na cultura material escolar contrapondo práticas e condições da escola com promessas acerca desta materialidade no seu uso. Nesta perspectiva, pretende-se discutir a adoção do programa - Um Computador por Aluno, a partir da experiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como recorte o segmento do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, no período de 2010 a 2012. Tal escolha remete à compreensão e análise em torno do percurso de um modelo de laptop na escola, estabelecendo a relação entre a materialidade e alguns elementos suscitados nas práticas realizadas e discursos acerca da inovação a partir deste “novo” objeto escolar. |
id |
UFMG-5_618711b53708e950a95bb80fd09ab1a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21207 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXIEducaçãoMaterialidade digital na escolaPolíticas educacionais – PROUCAEste artigo tem por objetivo refletir sobre o Projeto Um Computador por Aluno – PROUCA, como parte das políticas públicas nacionais, na perspectiva de um estudo centrado na cultura material escolar contrapondo práticas e condições da escola com promessas acerca desta materialidade no seu uso. Nesta perspectiva, pretende-se discutir a adoção do programa - Um Computador por Aluno, a partir da experiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como recorte o segmento do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, no período de 2010 a 2012. Tal escolha remete à compreensão e análise em torno do percurso de um modelo de laptop na escola, estabelecendo a relação entre a materialidade e alguns elementos suscitados nas práticas realizadas e discursos acerca da inovação a partir deste “novo” objeto escolar.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207/17122Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Liz Souza, LuaniCanola Treis Teixeira, LisleyCarminati, Celso João2023-05-30T00:48:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21207Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T00:48:52Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI |
title |
UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI |
spellingShingle |
UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI de Liz Souza, Luani Educação Materialidade digital na escola Políticas educacionais – PROUCA |
title_short |
UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI |
title_full |
UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI |
title_fullStr |
UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI |
title_full_unstemmed |
UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI |
title_sort |
UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI |
author |
de Liz Souza, Luani |
author_facet |
de Liz Souza, Luani Canola Treis Teixeira, Lisley Carminati, Celso João |
author_role |
author |
author2 |
Canola Treis Teixeira, Lisley Carminati, Celso João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Liz Souza, Luani Canola Treis Teixeira, Lisley Carminati, Celso João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Materialidade digital na escola Políticas educacionais – PROUCA |
topic |
Educação Materialidade digital na escola Políticas educacionais – PROUCA |
description |
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o Projeto Um Computador por Aluno – PROUCA, como parte das políticas públicas nacionais, na perspectiva de um estudo centrado na cultura material escolar contrapondo práticas e condições da escola com promessas acerca desta materialidade no seu uso. Nesta perspectiva, pretende-se discutir a adoção do programa - Um Computador por Aluno, a partir da experiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como recorte o segmento do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, no período de 2010 a 2012. Tal escolha remete à compreensão e análise em torno do percurso de um modelo de laptop na escola, estabelecendo a relação entre a materialidade e alguns elementos suscitados nas práticas realizadas e discursos acerca da inovação a partir deste “novo” objeto escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207/17122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121420058624 |