LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Helvio Frank de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: SILVA, JOSÉ CACILDO VIEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21324
Resumo: Neste texto buscamos rastrear possibilidades e reflexões de ação docente, a partir do que denominamos de “letramentos musicais” para o ensino de LE (inglês). O estudo implementado é de cunho qualitativo, interpretativista e tem como método o estudo de caso realizado numa escola pública estadual do interior de Goiás, envolvendo três professoras do idioma e quatro alunos de três diferentes turmas de primeiro ano do ensino médio. Compõem a geração e interpretação do material empírico o estágio obrigatório docente, os relatos colhidos dos participantes via entrevista semiestrutura e questionário. Os resultados sugerem a urgência de eventos de letramento musical docente em sala de aula de LE (inglês), no sentido de garantir a aprendizagem linguística integrada à musical de alunos, com reflexões sobre música enquanto texto, prática discursiva e prática social.
id UFMG-5_6cb5e4e8f9fc984b0853c129c863de34
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21324
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)letramentoseducação musicalensino de inglês.Neste texto buscamos rastrear possibilidades e reflexões de ação docente, a partir do que denominamos de “letramentos musicais” para o ensino de LE (inglês). O estudo implementado é de cunho qualitativo, interpretativista e tem como método o estudo de caso realizado numa escola pública estadual do interior de Goiás, envolvendo três professoras do idioma e quatro alunos de três diferentes turmas de primeiro ano do ensino médio. Compõem a geração e interpretação do material empírico o estágio obrigatório docente, os relatos colhidos dos participantes via entrevista semiestrutura e questionário. Os resultados sugerem a urgência de eventos de letramento musical docente em sala de aula de LE (inglês), no sentido de garantir a aprendizagem linguística integrada à musical de alunos, com reflexões sobre música enquanto texto, prática discursiva e prática social.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/x-ziptext/htmlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21324Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21324/17280https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21324/17281Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Helvio Frank deSILVA, JOSÉ CACILDO VIEIRA2023-05-30T14:20:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21324Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:20:06Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)
title LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)
spellingShingle LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)
Oliveira, Helvio Frank de
letramentos
educação musical
ensino de inglês.
title_short LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)
title_full LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)
title_fullStr LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)
title_full_unstemmed LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)
title_sort LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)
author Oliveira, Helvio Frank de
author_facet Oliveira, Helvio Frank de
SILVA, JOSÉ CACILDO VIEIRA
author_role author
author2 SILVA, JOSÉ CACILDO VIEIRA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Helvio Frank de
SILVA, JOSÉ CACILDO VIEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv letramentos
educação musical
ensino de inglês.
topic letramentos
educação musical
ensino de inglês.
description Neste texto buscamos rastrear possibilidades e reflexões de ação docente, a partir do que denominamos de “letramentos musicais” para o ensino de LE (inglês). O estudo implementado é de cunho qualitativo, interpretativista e tem como método o estudo de caso realizado numa escola pública estadual do interior de Goiás, envolvendo três professoras do idioma e quatro alunos de três diferentes turmas de primeiro ano do ensino médio. Compõem a geração e interpretação do material empírico o estágio obrigatório docente, os relatos colhidos dos participantes via entrevista semiestrutura e questionário. Os resultados sugerem a urgência de eventos de letramento musical docente em sala de aula de LE (inglês), no sentido de garantir a aprendizagem linguística integrada à musical de alunos, com reflexões sobre música enquanto texto, prática discursiva e prática social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21324
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21324/17280
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21324/17281
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/x-zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711122430885888