TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21119 |
Resumo: | DISCUTE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 2000. TEM COMO FONTE DE DADOS A LEGISLAÇÃO CURRICULAR QUE INSTITUIU A REFORMA E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE 4 CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOCIAIS). A PARTIR DOS ESTUDOS DE MICHEL FOUCAULT SOBRE A GOVERNAMENTALIDADE E A ÉTICA E DE ESTUDOS SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS, MOSTRA OS EFEITOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS INVESTIGADOS. O ESTUDO DEMONSTRA QUE A POLÍTICA OFICIAL REFORÇA O PRAGMATISMO NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE, IMPLICADA NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR PRÁTICO-REFLEXIVO, NUMA VISÃO REDUCIONISTA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES. |
id |
UFMG-5_6d3303b9277c1b520374ce8568daff00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21119 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTECURRÍCULOFORMAÇÃO DE PROFESSORESTEORIA E PRÁTICADISCUTE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 2000. TEM COMO FONTE DE DADOS A LEGISLAÇÃO CURRICULAR QUE INSTITUIU A REFORMA E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE 4 CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOCIAIS). A PARTIR DOS ESTUDOS DE MICHEL FOUCAULT SOBRE A GOVERNAMENTALIDADE E A ÉTICA E DE ESTUDOS SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS, MOSTRA OS EFEITOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS INVESTIGADOS. O ESTUDO DEMONSTRA QUE A POLÍTICA OFICIAL REFORÇA O PRAGMATISMO NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE, IMPLICADA NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR PRÁTICO-REFLEXIVO, NUMA VISÃO REDUCIONISTA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesARTIGOapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21119Educação em Revista ; v. 29 n. 3 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21119/17005Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Maria Manuela Alves2023-05-29T14:38:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21119Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:38:30Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE |
title |
TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE |
spellingShingle |
TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE Garcia, Maria Manuela Alves CURRÍCULO FORMAÇÃO DE PROFESSORES TEORIA E PRÁTICA |
title_short |
TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE |
title_full |
TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE |
title_fullStr |
TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE |
title_full_unstemmed |
TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE |
title_sort |
TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE |
author |
Garcia, Maria Manuela Alves |
author_facet |
Garcia, Maria Manuela Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Maria Manuela Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CURRÍCULO FORMAÇÃO DE PROFESSORES TEORIA E PRÁTICA |
topic |
CURRÍCULO FORMAÇÃO DE PROFESSORES TEORIA E PRÁTICA |
description |
DISCUTE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 2000. TEM COMO FONTE DE DADOS A LEGISLAÇÃO CURRICULAR QUE INSTITUIU A REFORMA E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE 4 CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOCIAIS). A PARTIR DOS ESTUDOS DE MICHEL FOUCAULT SOBRE A GOVERNAMENTALIDADE E A ÉTICA E DE ESTUDOS SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS, MOSTRA OS EFEITOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS INVESTIGADOS. O ESTUDO DEMONSTRA QUE A POLÍTICA OFICIAL REFORÇA O PRAGMATISMO NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE, IMPLICADA NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR PRÁTICO-REFLEXIVO, NUMA VISÃO REDUCIONISTA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares ARTIGO |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21119 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21119/17005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 29 n. 3 (2013) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121251237888 |