ATIVIDADE, AÇÃO MEDIADA E AVALIAÇÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21100 |
Resumo: | Este artigo apresenta os fundamentos das teorias da atividade e da ação mediada, bem como discute seu uso para: (i) explorar tensões constitutivas da prática de avaliação e, a partir dessas tensões, comparar os modelos condutista e dialógico de avaliação; (ii) interpretar as avaliações dos estudantes sobre o uso coordenado de diferentes mediações para a promoção da aprendizagem; (iii) orientar o planejamento pedagógico a partir das contribuições dos estudantes. A utilização dessas teorias é ilustrada por meio da apresentação de um instrumento de avaliação e de sua estratégia de utilização em sala de aula. Também apresentamos implicações de uma orientação dialógica para a avaliação, do ponto de vista da elevação dos estudantes à condição de sujeitos da experiência escolar. Nosso problema teórico consiste em fundamentar uma nova concepção de avaliação a partir da perspectiva sócio-histórico-cultural que tem orientado nossa atuação como professores e como pesquisadores. |
id |
UFMG-5_6f4bc10945fe8986e38108fa07a1b9bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21100 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
ATIVIDADE, AÇÃO MEDIADA E AVALIAÇÃO ESCOLARAvaliação escolarTeoria da AtividadeTeoria da Ação Mediada.Este artigo apresenta os fundamentos das teorias da atividade e da ação mediada, bem como discute seu uso para: (i) explorar tensões constitutivas da prática de avaliação e, a partir dessas tensões, comparar os modelos condutista e dialógico de avaliação; (ii) interpretar as avaliações dos estudantes sobre o uso coordenado de diferentes mediações para a promoção da aprendizagem; (iii) orientar o planejamento pedagógico a partir das contribuições dos estudantes. A utilização dessas teorias é ilustrada por meio da apresentação de um instrumento de avaliação e de sua estratégia de utilização em sala de aula. Também apresentamos implicações de uma orientação dialógica para a avaliação, do ponto de vista da elevação dos estudantes à condição de sujeitos da experiência escolar. Nosso problema teórico consiste em fundamentar uma nova concepção de avaliação a partir da perspectiva sócio-histórico-cultural que tem orientado nossa atuação como professores e como pesquisadores. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21100Educação em Revista ; v. 30 n. 1 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21100/16986Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Figueiredo e Paula, HelderFernandes Moreira, Adelson2023-05-29T14:42:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21100Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:42:02Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADE, AÇÃO MEDIADA E AVALIAÇÃO ESCOLAR |
title |
ATIVIDADE, AÇÃO MEDIADA E AVALIAÇÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
ATIVIDADE, AÇÃO MEDIADA E AVALIAÇÃO ESCOLAR de Figueiredo e Paula, Helder Avaliação escolar Teoria da Atividade Teoria da Ação Mediada. |
title_short |
ATIVIDADE, AÇÃO MEDIADA E AVALIAÇÃO ESCOLAR |
title_full |
ATIVIDADE, AÇÃO MEDIADA E AVALIAÇÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
ATIVIDADE, AÇÃO MEDIADA E AVALIAÇÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADE, AÇÃO MEDIADA E AVALIAÇÃO ESCOLAR |
title_sort |
ATIVIDADE, AÇÃO MEDIADA E AVALIAÇÃO ESCOLAR |
author |
de Figueiredo e Paula, Helder |
author_facet |
de Figueiredo e Paula, Helder Fernandes Moreira, Adelson |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes Moreira, Adelson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Figueiredo e Paula, Helder Fernandes Moreira, Adelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação escolar Teoria da Atividade Teoria da Ação Mediada. |
topic |
Avaliação escolar Teoria da Atividade Teoria da Ação Mediada. |
description |
Este artigo apresenta os fundamentos das teorias da atividade e da ação mediada, bem como discute seu uso para: (i) explorar tensões constitutivas da prática de avaliação e, a partir dessas tensões, comparar os modelos condutista e dialógico de avaliação; (ii) interpretar as avaliações dos estudantes sobre o uso coordenado de diferentes mediações para a promoção da aprendizagem; (iii) orientar o planejamento pedagógico a partir das contribuições dos estudantes. A utilização dessas teorias é ilustrada por meio da apresentação de um instrumento de avaliação e de sua estratégia de utilização em sala de aula. Também apresentamos implicações de uma orientação dialógica para a avaliação, do ponto de vista da elevação dos estudantes à condição de sujeitos da experiência escolar. Nosso problema teórico consiste em fundamentar uma nova concepção de avaliação a partir da perspectiva sócio-histórico-cultural que tem orientado nossa atuação como professores e como pesquisadores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21100 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21100/16986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 30 n. 1 (2014) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120865361920 |