Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/3149 |
Resumo: | A principal aspiração do presente estudo é compreender os efeitos da avaliação externa de escola no Plano de Melhoria de um agrupamento de escolas no sul do país. De forma a encontrar resposta à problemática de investigação, anteriormente mencionada, delinearam-se seis questões de investigação, designadamente: i) Que prioridades são selecionadas pelo agrupamento, face às recomendações emanadas pelo relatório da IGEC, ao elaborar o plano de ação de melhoria de forma a superar os pontos fracos?; ii) Quais as estratégias adotadas na implementação do Plano de Ação de Melhoria?; iii) Como foi efetuada a disseminação do Plano de Ação de Melhoria?; iv) Como é realizada a monitorização da implementação do Plano de Ação de Melhoria?; v) De que forma os professores são envolvidos na implementação do Plano de Ação de Melhoria? e vi) Quais os efeitos do plano de melhoria nas práticas escolares? A metodologia adotada na presente investigação assumiu uma natureza qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2019/2020 num Agrupamento de Escolas do Ensino Público da zona sul do país. As principais técnicas de recolha de dados foram as entrevistas realizadas ao diretor, elementos da equipa de autoavaliação do agrupamento de escolas e coordenadores de departamento; e a análise documental. A análise de conteúdo foi a técnica de tratamento de dados usada. |
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Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de LisboaAvaliação externa de escolasAvaliação interna de escolasPlanos de ação de melhoriaA principal aspiração do presente estudo é compreender os efeitos da avaliação externa de escola no Plano de Melhoria de um agrupamento de escolas no sul do país. De forma a encontrar resposta à problemática de investigação, anteriormente mencionada, delinearam-se seis questões de investigação, designadamente: i) Que prioridades são selecionadas pelo agrupamento, face às recomendações emanadas pelo relatório da IGEC, ao elaborar o plano de ação de melhoria de forma a superar os pontos fracos?; ii) Quais as estratégias adotadas na implementação do Plano de Ação de Melhoria?; iii) Como foi efetuada a disseminação do Plano de Ação de Melhoria?; iv) Como é realizada a monitorização da implementação do Plano de Ação de Melhoria?; v) De que forma os professores são envolvidos na implementação do Plano de Ação de Melhoria? e vi) Quais os efeitos do plano de melhoria nas práticas escolares? A metodologia adotada na presente investigação assumiu uma natureza qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2019/2020 num Agrupamento de Escolas do Ensino Público da zona sul do país. As principais técnicas de recolha de dados foram as entrevistas realizadas ao diretor, elementos da equipa de autoavaliação do agrupamento de escolas e coordenadores de departamento; e a análise documental. A análise de conteúdo foi a técnica de tratamento de dados usada.The main ambition of the present study is to try to understand the effects of school external evaluation on the Improvement Action Plan (IAP) of a school group in the south of the country. As a way of finding answers to the investigation problematics previously mentioned, six investigation questions were outlined, namely: I) What priorities are selected by the group, regarding the recommendations poured from the report of Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) when the IAP was elaborated to overcome the weaknesses of the system?; II) What strategies were adopted in the implementation of this plan?; III) How was its dissemination done?; IV) How is its implementation monitoring accomplished? V) In what way are teachers involved in the implementation of the IAP? and VI) What are its effects in school practices? The methodology adopted in the present investigation assumed a qualitative nature, being the case study the investigation strategy pursued. The empirical study took place during the 2019/2020 school year in a public school group in the south of the country. The main techniques of data collection were interviews conducted with the director, elements of the team of self-evaluation of the school group and department coordinators and document analysis. The content analysis was the technique of data treatment used.2020-07-23T09:17:45Z2020-07-21T00:00:00Z2020-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3149TID:202502082porAsnes, Paulainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:11:35ZPortal AgregadorONG |
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