Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asnes, Paula
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3149
Resumo: A principal aspiração do presente estudo é compreender os efeitos da avaliação externa de escola no Plano de Melhoria de um agrupamento de escolas no sul do país. De forma a encontrar resposta à problemática de investigação, anteriormente mencionada, delinearam-se seis questões de investigação, designadamente: i) Que prioridades são selecionadas pelo agrupamento, face às recomendações emanadas pelo relatório da IGEC, ao elaborar o plano de ação de melhoria de forma a superar os pontos fracos?; ii) Quais as estratégias adotadas na implementação do Plano de Ação de Melhoria?; iii) Como foi efetuada a disseminação do Plano de Ação de Melhoria?; iv) Como é realizada a monitorização da implementação do Plano de Ação de Melhoria?; v) De que forma os professores são envolvidos na implementação do Plano de Ação de Melhoria? e vi) Quais os efeitos do plano de melhoria nas práticas escolares? A metodologia adotada na presente investigação assumiu uma natureza qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2019/2020 num Agrupamento de Escolas do Ensino Público da zona sul do país. As principais técnicas de recolha de dados foram as entrevistas realizadas ao diretor, elementos da equipa de autoavaliação do agrupamento de escolas e coordenadores de departamento; e a análise documental. A análise de conteúdo foi a técnica de tratamento de dados usada.
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