Qual o futuro das escolas no campo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21195 |
Resumo: | Tendo como ponto de partida a questão sobre o futuro das escolas rurais ou do campo, o artigo aborda o contexto social, político e econômico que suporta ou não a existência das escolas. Bem como a análise sobre a situação das escolas em diferentes contextos, particularmente no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Problematizamos sobre as respostas dadas pelo poder público, acadêmicos e organizações e movimentos sociais ao fechamento, à redução do número de alunos e de comunidades rurais com escola, às condições de funcionamento, à distância percorrida pelos alunos, bem como as implicações das escolas para a vitalidade do campo. Concluímos que o futuro das escolas está diretamente relacionado com o futuro do campo. |
id |
UFMG-5_7e049a0f84ae711b709c56df2a921775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21195 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Qual o futuro das escolas no campo?escola do campoescola ruralBrasilEstados UnidosPortugal.Tendo como ponto de partida a questão sobre o futuro das escolas rurais ou do campo, o artigo aborda o contexto social, político e econômico que suporta ou não a existência das escolas. Bem como a análise sobre a situação das escolas em diferentes contextos, particularmente no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Problematizamos sobre as respostas dadas pelo poder público, acadêmicos e organizações e movimentos sociais ao fechamento, à redução do número de alunos e de comunidades rurais com escola, às condições de funcionamento, à distância percorrida pelos alunos, bem como as implicações das escolas para a vitalidade do campo. Concluímos que o futuro das escolas está diretamente relacionado com o futuro do campo.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21195Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21195/17108Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVendramini, Célia Regina2023-05-30T00:49:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21195Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T00:49:28Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qual o futuro das escolas no campo? |
title |
Qual o futuro das escolas no campo? |
spellingShingle |
Qual o futuro das escolas no campo? Vendramini, Célia Regina escola do campo escola rural Brasil Estados Unidos Portugal. |
title_short |
Qual o futuro das escolas no campo? |
title_full |
Qual o futuro das escolas no campo? |
title_fullStr |
Qual o futuro das escolas no campo? |
title_full_unstemmed |
Qual o futuro das escolas no campo? |
title_sort |
Qual o futuro das escolas no campo? |
author |
Vendramini, Célia Regina |
author_facet |
Vendramini, Célia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vendramini, Célia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola do campo escola rural Brasil Estados Unidos Portugal. |
topic |
escola do campo escola rural Brasil Estados Unidos Portugal. |
description |
Tendo como ponto de partida a questão sobre o futuro das escolas rurais ou do campo, o artigo aborda o contexto social, político e econômico que suporta ou não a existência das escolas. Bem como a análise sobre a situação das escolas em diferentes contextos, particularmente no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Problematizamos sobre as respostas dadas pelo poder público, acadêmicos e organizações e movimentos sociais ao fechamento, à redução do número de alunos e de comunidades rurais com escola, às condições de funcionamento, à distância percorrida pelos alunos, bem como as implicações das escolas para a vitalidade do campo. Concluímos que o futuro das escolas está diretamente relacionado com o futuro do campo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21195 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21195/17108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121402232832 |