A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42787 |
Resumo: | This article discusses the learning process of the school knowledge. It emphasizes the concept of significative learning, support in the ideas of humanist pedagogy, specially in Carl Rogers and John Dewey. It tries to show that its impossible for a child to learning the school knowledge without using its previous experience, source of sense to any human learning. |
id |
UFMG-5_85b4a0546352675cfb2a43eabccc7d67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42787 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democráticaConhecimento EscolarExperiênciaEducação DemocráticaPedagogia HumanistaTransposição DidáticaThis article discusses the learning process of the school knowledge. It emphasizes the concept of significative learning, support in the ideas of humanist pedagogy, specially in Carl Rogers and John Dewey. It tries to show that its impossible for a child to learning the school knowledge without using its previous experience, source of sense to any human learning.Este artigo desenvolve uma discussão sobre processo de aprendizagem do conhecimento escolar. Ele enfatiza o conceito de aprendizagem significativa, fundamentado nas idéias da pedagogia humanista, especialmente em Carl Rogers e Jonh Dewey. Tenta mostrar que é impossível para a criança aprender o que é ensinado sem se basear em suas experiências prévias, fonte de sentido para qualquer aprendizagem humana.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42787Educação em Revista ; v. 16 n. 32 (2000): Edição 131982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42787/32609Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMogilka, Maurício2023-05-29T14:36:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42787Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:36:39Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática |
title |
A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática |
spellingShingle |
A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática Mogilka, Maurício Conhecimento Escolar Experiência Educação Democrática Pedagogia Humanista Transposição Didática |
title_short |
A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática |
title_full |
A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática |
title_fullStr |
A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática |
title_full_unstemmed |
A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática |
title_sort |
A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática |
author |
Mogilka, Maurício |
author_facet |
Mogilka, Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mogilka, Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Escolar Experiência Educação Democrática Pedagogia Humanista Transposição Didática |
topic |
Conhecimento Escolar Experiência Educação Democrática Pedagogia Humanista Transposição Didática |
description |
This article discusses the learning process of the school knowledge. It emphasizes the concept of significative learning, support in the ideas of humanist pedagogy, specially in Carl Rogers and John Dewey. It tries to show that its impossible for a child to learning the school knowledge without using its previous experience, source of sense to any human learning. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42787 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42787/32609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 16 n. 32 (2000): Edição 13 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120235167745 |