Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Elvira Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43527
Resumo: Neste artigo são discutidas algumas questões referentes ao ato de conhecer, entendido como um processo complexo. Teóricos e educadores frequentemente reduzem esse processo a um de seus aspectos, constituindo, desta forma, uma visão parcial dessa complexa atividade humana. Algumas idéias de Rubinstein, Vigotsky e Wallon são apresentadas, no sentido de questionar essa visão simplificada de aprendizagem, uma vez que esses autores levantam aspectos do ato de conhecer que revelam sua complexidade enquanto função do desenvolvimento social, cultural e histórico do homem. Nessa perspectiva, a construsocio-interacionista do conhecimento formal requer a realização de atividades específicas que devem constituir o objeto da ação pedagógica na escola.
id UFMG-5_8c1b2edec0417f23cbf21355a430132f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/43527
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionistaIndivíduoSocio-interacionistaNeste artigo são discutidas algumas questões referentes ao ato de conhecer, entendido como um processo complexo. Teóricos e educadores frequentemente reduzem esse processo a um de seus aspectos, constituindo, desta forma, uma visão parcial dessa complexa atividade humana. Algumas idéias de Rubinstein, Vigotsky e Wallon são apresentadas, no sentido de questionar essa visão simplificada de aprendizagem, uma vez que esses autores levantam aspectos do ato de conhecer que revelam sua complexidade enquanto função do desenvolvimento social, cultural e histórico do homem. Nessa perspectiva, a construsocio-interacionista do conhecimento formal requer a realização de atividades específicas que devem constituir o objeto da ação pedagógica na escola.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43527Educação em Revista ; v. 6 n. 12 (1990): Edição 061982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43527/34073Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Elvira Souza2023-05-29T12:59:08Zoai:periodicos.ufmg.br:article/43527Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T12:59:08Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista
title Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista
spellingShingle Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista
Lima, Elvira Souza
Indivíduo
Socio-interacionista
title_short Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista
title_full Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista
title_fullStr Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista
title_full_unstemmed Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista
title_sort Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista
author Lima, Elvira Souza
author_facet Lima, Elvira Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Elvira Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Indivíduo
Socio-interacionista
topic Indivíduo
Socio-interacionista
description Neste artigo são discutidas algumas questões referentes ao ato de conhecer, entendido como um processo complexo. Teóricos e educadores frequentemente reduzem esse processo a um de seus aspectos, constituindo, desta forma, uma visão parcial dessa complexa atividade humana. Algumas idéias de Rubinstein, Vigotsky e Wallon são apresentadas, no sentido de questionar essa visão simplificada de aprendizagem, uma vez que esses autores levantam aspectos do ato de conhecer que revelam sua complexidade enquanto função do desenvolvimento social, cultural e histórico do homem. Nessa perspectiva, a construsocio-interacionista do conhecimento formal requer a realização de atividades específicas que devem constituir o objeto da ação pedagógica na escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43527
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43527/34073
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 6 n. 12 (1990): Edição 06
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125743337472