Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43527 |
Resumo: | Neste artigo são discutidas algumas questões referentes ao ato de conhecer, entendido como um processo complexo. Teóricos e educadores frequentemente reduzem esse processo a um de seus aspectos, constituindo, desta forma, uma visão parcial dessa complexa atividade humana. Algumas idéias de Rubinstein, Vigotsky e Wallon são apresentadas, no sentido de questionar essa visão simplificada de aprendizagem, uma vez que esses autores levantam aspectos do ato de conhecer que revelam sua complexidade enquanto função do desenvolvimento social, cultural e histórico do homem. Nessa perspectiva, a construsocio-interacionista do conhecimento formal requer a realização de atividades específicas que devem constituir o objeto da ação pedagógica na escola. |
id |
UFMG-5_8c1b2edec0417f23cbf21355a430132f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/43527 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionistaIndivíduoSocio-interacionistaNeste artigo são discutidas algumas questões referentes ao ato de conhecer, entendido como um processo complexo. Teóricos e educadores frequentemente reduzem esse processo a um de seus aspectos, constituindo, desta forma, uma visão parcial dessa complexa atividade humana. Algumas idéias de Rubinstein, Vigotsky e Wallon são apresentadas, no sentido de questionar essa visão simplificada de aprendizagem, uma vez que esses autores levantam aspectos do ato de conhecer que revelam sua complexidade enquanto função do desenvolvimento social, cultural e histórico do homem. Nessa perspectiva, a construsocio-interacionista do conhecimento formal requer a realização de atividades específicas que devem constituir o objeto da ação pedagógica na escola.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43527Educação em Revista ; v. 6 n. 12 (1990): Edição 061982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43527/34073Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Elvira Souza2023-05-29T12:59:08Zoai:periodicos.ufmg.br:article/43527Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T12:59:08Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista |
title |
Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista |
spellingShingle |
Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista Lima, Elvira Souza Indivíduo Socio-interacionista |
title_short |
Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista |
title_full |
Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista |
title_fullStr |
Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista |
title_full_unstemmed |
Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista |
title_sort |
Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista |
author |
Lima, Elvira Souza |
author_facet |
Lima, Elvira Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Elvira Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indivíduo Socio-interacionista |
topic |
Indivíduo Socio-interacionista |
description |
Neste artigo são discutidas algumas questões referentes ao ato de conhecer, entendido como um processo complexo. Teóricos e educadores frequentemente reduzem esse processo a um de seus aspectos, constituindo, desta forma, uma visão parcial dessa complexa atividade humana. Algumas idéias de Rubinstein, Vigotsky e Wallon são apresentadas, no sentido de questionar essa visão simplificada de aprendizagem, uma vez que esses autores levantam aspectos do ato de conhecer que revelam sua complexidade enquanto função do desenvolvimento social, cultural e histórico do homem. Nessa perspectiva, a construsocio-interacionista do conhecimento formal requer a realização de atividades específicas que devem constituir o objeto da ação pedagógica na escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43527 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43527/34073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 6 n. 12 (1990): Edição 06 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711125743337472 |