UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21148 |
Resumo: | Este texto tem o propósito de oferecer uma narrativa do conjunto de iniciativas adotadas pelo governo federal no campo da formação de professores/as ao longo dos últimos cinco anos. Os dados têm como base documentos oficiais publicados no Diário Oficial da União que tratam, direta ou indiretamente, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com foco específico na análise do conceito de “parceria” como forma de gerenciamento da vida social. Argumento que, por meio da representação de como deve ser a formação de professores/as, o Pibid reformula o sistema posição-prática (BHASKAR, 1998) associado à formação de professores/as, influenciando a criação de espaço híbrido com potencial transformador, ao mesmo tempo em que formula um sistema de (dis)posições artificiais, não previstas e não objetivadas nas práticas de muitas das instituições de ensino envolvidas e, por esta razão, com potencial regulador. É nesta tensão que se situam as reflexões. |
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