UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATEUS, ELAINE FERNANDES
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21148
Resumo: Este texto tem o propósito de oferecer uma narrativa do conjunto de iniciativas adotadas pelo governo federal no campo da formação de professores/as ao longo dos últimos cinco anos. Os dados têm como base documentos oficiais publicados no Diário Oficial da União que tratam, direta ou indiretamente, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com foco específico na análise do conceito de “parceria” como forma de gerenciamento da vida social. Argumento que, por meio da representação de como deve ser a formação de professores/as, o Pibid reformula o sistema posição-prática (BHASKAR, 1998) associado à formação de professores/as, influenciando a criação de espaço híbrido com potencial transformador, ao mesmo tempo em que formula um sistema de (dis)posições artificiais, não previstas e não objetivadas nas práticas de muitas das instituições de ensino envolvidas e, por esta razão, com potencial regulador. É nesta tensão que se situam as reflexões.
id UFMG-5_91022f6af5c9199ea0e1d67628fdce12
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21148
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/ASAnálise de Discurso Críticasistema posição-práticaformação de professores/asPibidEste texto tem o propósito de oferecer uma narrativa do conjunto de iniciativas adotadas pelo governo federal no campo da formação de professores/as ao longo dos últimos cinco anos. Os dados têm como base documentos oficiais publicados no Diário Oficial da União que tratam, direta ou indiretamente, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com foco específico na análise do conceito de “parceria” como forma de gerenciamento da vida social. Argumento que, por meio da representação de como deve ser a formação de professores/as, o Pibid reformula o sistema posição-prática (BHASKAR, 1998) associado à formação de professores/as, influenciando a criação de espaço híbrido com potencial transformador, ao mesmo tempo em que formula um sistema de (dis)posições artificiais, não previstas e não objetivadas nas práticas de muitas das instituições de ensino envolvidas e, por esta razão, com potencial regulador. É nesta tensão que se situam as reflexões.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21148Educação em Revista ; v. 30 n. 3 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21148/17038Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMATEUS, ELAINE FERNANDES2023-05-29T15:51:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21148Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:51:54Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
title UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
spellingShingle UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
MATEUS, ELAINE FERNANDES
Análise de Discurso Crítica
sistema posição-prática
formação de professores/as
Pibid
title_short UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
title_full UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
title_fullStr UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
title_full_unstemmed UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
title_sort UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
author MATEUS, ELAINE FERNANDES
author_facet MATEUS, ELAINE FERNANDES
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MATEUS, ELAINE FERNANDES
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Discurso Crítica
sistema posição-prática
formação de professores/as
Pibid
topic Análise de Discurso Crítica
sistema posição-prática
formação de professores/as
Pibid
description Este texto tem o propósito de oferecer uma narrativa do conjunto de iniciativas adotadas pelo governo federal no campo da formação de professores/as ao longo dos últimos cinco anos. Os dados têm como base documentos oficiais publicados no Diário Oficial da União que tratam, direta ou indiretamente, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com foco específico na análise do conceito de “parceria” como forma de gerenciamento da vida social. Argumento que, por meio da representação de como deve ser a formação de professores/as, o Pibid reformula o sistema posição-prática (BHASKAR, 1998) associado à formação de professores/as, influenciando a criação de espaço híbrido com potencial transformador, ao mesmo tempo em que formula um sistema de (dis)posições artificiais, não previstas e não objetivadas nas práticas de muitas das instituições de ensino envolvidas e, por esta razão, com potencial regulador. É nesta tensão que se situam as reflexões.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21148
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21148/17038
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 3 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121290035200