FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O FORMAL E O REAL NAS LICENCIATURAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomfim, Maria Inês do Rego Monteiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ventura, Jaqueline Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21187
Resumo: O presente estudo busca contribuir para o debate sobre o lugar ocupado pela Educação de Jovens e Adultos - EJA na formação inicial de professores promovida nos cursos de licenciatura, destacando especificidades e lacunas observadas. Assinalando que o direito e a identidade própria da EJA estão garantidos desde a promulgação da atual Constituição Federal, retomamos a legislação referente à formação de professores e, ainda, as Diretrizes Curriculares Nacionais de áreas selecionadas, nas quais a especificidade da Educação de Jovens e Adultos foi omitida. Na nossa avaliação, o silêncio em relação à Educação de Jovens e Adultos nas licenciaturas se confunde com a situação da própria modalidade no Brasil. Alvo de metas modestas, políticas descontinuadas e fragmentadas, iniciativas focais e aligeiradas, a EJA traduz um projeto societário no qual a universalização da educação básica de qualidade para todos vem sendo assunto menor.
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