Professores e alunos no facebook: a colaboração como forma de potencializar a agência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21317 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo descrever como professores e alunos se tornam agentes colaborativos utilizando grupos online no Facebook. Para compreendermos como tal processo ocorre, este artigo segue os princípios da Teoria da Atividade Sócio Histórico Cultural (TASCH) (Leontiev, 1978; Vygotsky, 1987; Engeström, 2015) e está metodologicamente baseado na Pesquisa Crítica de Colaboração (Magalhães, 1998). Os dados utilizados foram coletados do feed de notícias de seis grupos no Facebook, sendo um grupo de professores e cinco grupos de professor-alunos, e de questionários, que foram respondidos pelos professores e alunos em momentos distintos. Os dados foram analisados seguindo-se os preceitos do interacionismo sócio discursivo (Bronckart, 1999) e da análise de conversação (Kerbrat-Orecchioni, 2006). Os resultados das análises sugerem que os participantes apresentam uma evolução em relação à agência, e que devido ao caráter colaborativo da pesquisa, foi possível expandir as atividades além dos objetivos iniciais da pesquisa. |
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