A formação do professor alfabetizador: a faceta lingüística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alzirina Miranda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43885
Resumo: Com o objetivo da nálise do papel que a psicologia possui na prática da escola, espeecificamente na 1° série do 1° grau, a pesquisa pretendeu identificar os critérios utilizados  na definição dos pré-requisitos necessarios ao ínicio da alfabetização; os criterios para a constituição de turmas de 1 serie, principalmente as chamadas turmas de "imaturos" e turmas "especiais" ; os criterios e as justificativas adotadas para o "encaminhamento" de alunos considerados como possuidores de "problemas de aprendizagem" às clínicas ou escolas especializadas em atendimento psicopedagógico.
id UFMG-5_a0ad678a8431fc034f2e833aacddbc66
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/43885
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A formação do professor alfabetizador: a faceta lingüísticaProfessorLingüísticaCom o objetivo da nálise do papel que a psicologia possui na prática da escola, espeecificamente na 1° série do 1° grau, a pesquisa pretendeu identificar os critérios utilizados  na definição dos pré-requisitos necessarios ao ínicio da alfabetização; os criterios para a constituição de turmas de 1 serie, principalmente as chamadas turmas de "imaturos" e turmas "especiais" ; os criterios e as justificativas adotadas para o "encaminhamento" de alunos considerados como possuidores de "problemas de aprendizagem" às clínicas ou escolas especializadas em atendimento psicopedagógico.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43885Educação em Revista ; v. 6 n. 12 (1990): Edição 061982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43885/34890Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alzirina Miranda2023-05-29T12:58:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/43885Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T12:58:07Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor alfabetizador: a faceta lingüística
title A formação do professor alfabetizador: a faceta lingüística
spellingShingle A formação do professor alfabetizador: a faceta lingüística
Santos, Alzirina Miranda
Professor
Lingüística
title_short A formação do professor alfabetizador: a faceta lingüística
title_full A formação do professor alfabetizador: a faceta lingüística
title_fullStr A formação do professor alfabetizador: a faceta lingüística
title_full_unstemmed A formação do professor alfabetizador: a faceta lingüística
title_sort A formação do professor alfabetizador: a faceta lingüística
author Santos, Alzirina Miranda
author_facet Santos, Alzirina Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alzirina Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Lingüística
topic Professor
Lingüística
description Com o objetivo da nálise do papel que a psicologia possui na prática da escola, espeecificamente na 1° série do 1° grau, a pesquisa pretendeu identificar os critérios utilizados  na definição dos pré-requisitos necessarios ao ínicio da alfabetização; os criterios para a constituição de turmas de 1 serie, principalmente as chamadas turmas de "imaturos" e turmas "especiais" ; os criterios e as justificativas adotadas para o "encaminhamento" de alunos considerados como possuidores de "problemas de aprendizagem" às clínicas ou escolas especializadas em atendimento psicopedagógico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43885
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43885/34890
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 6 n. 12 (1990): Edição 06
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711126015967232