A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169372 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015. |
id |
UFSC_5ae0846ab751faaa5c580ebc5eeae4c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169372 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetizaçãoLingüísticaProfessores alfabetizadoresFormaçãoAlfabetizaçãoPsicolinguísticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.A presente dissertação tematiza a importância da formação linguística e psicolinguística do professor alfabetizador como meio para a obtenção de bons resultados na alfabetização. O texto aborda estudos realizados a partir de dois eixos de investigação, o bibliográfico e o documental. O primeiro trata do levantamento dos aportes teóricos indispensáveis à compreensão dos processos implicados na alfabetização e apresenta como tópicos: a indissocialbilidade entre alfabetização e letramento, o sistema de escrita alfabética; critérios para a introdução dos grafemas na alfabetização; a articulação dos traços das letras; a consciência fonológica; memória e aprendizagem; a escrita espelhada, o processamento da leitura; a variação sociolinguística entre outros. O segundo se refere à análise documental sobre o currículo de formação inicial do professor alfabetizador. Utilizou-se como corpus de análise os Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com o intuito de verificar se os conhecimentos linguísticos e psicolinguísticos encontram-se arrolados nas ementas das disciplinas correlatas à alfabetização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que parte de unidades temáticas observáveis definidas a priori para a averiguação do perfil de formação dos egressos, em especial no que tange ao embasamento teórico-metodológico para as especificidades da alfabetização.<br>Abstract : This dissertation studies the importance of preparing the future early literacy teacher with an underground knowledge on linguistics and psycholinguistics to obtain good results in his/her job. The text covers studies from two axes of research, bibliographic and documentary. The first deals with the survey of theoretical contributions necessary to understand the processes involved in literacy and presents topics such as: the indissocialbilidade between literacy and literacy,the alphabetic writing system; criteria for the introduction of graphemes in literacy; the articulation of the strokes of the letters; phonemic awareness; memory and learning; the mirrored writing, reading processing; the sociolinguistic variation among others. The second refers to the documentary analysis of the curriculum of initial training of literacy teachers. It was used as an analytical corpus the Pedagogical Political Project of Degree Courses in Pedagogy at the University of the State of Santa Catarina - UDESC and the Federal University of Santa Catarina - UFSC, in order to verify whether the knowledge (psycho) linguistic are listed in the menus of related disciplines to literacy. This is a qualitative and quantitative research, that part of thematic units defined a priori for the investigation of the profile of training of graduates, in particular with respect to the theoretical and methodological basis for the specifics of literacy.Cabral, Leonor ScliarUniversidade Federal de Santa CatarinaFelippe, Andréa do Prado2016-10-19T12:47:25Z2016-10-19T12:47:25Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 p.| il.application/pdf339009https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169372porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T12:47:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169372Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:47:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização |
title |
A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização |
spellingShingle |
A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização Felippe, Andréa do Prado Lingüística Professores alfabetizadores Formação Alfabetização Psicolinguística |
title_short |
A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização |
title_full |
A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização |
title_fullStr |
A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização |
title_full_unstemmed |
A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização |
title_sort |
A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização |
author |
Felippe, Andréa do Prado |
author_facet |
Felippe, Andréa do Prado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral, Leonor Scliar Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felippe, Andréa do Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingüística Professores alfabetizadores Formação Alfabetização Psicolinguística |
topic |
Lingüística Professores alfabetizadores Formação Alfabetização Psicolinguística |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-10-19T12:47:25Z 2016-10-19T12:47:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
339009 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169372 |
identifier_str_mv |
339009 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
128 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651882848059392 |