SCHOOL LIBRARY: TEACHING AND LEARNING SPACE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CICONETTO BERNARD, MANUELA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: ÂNGELA LUCHESE, TERCIANE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38106
Resumo: Desde a década de 1980, as ideias e constructos teóricos e metodológicos de LevSemionovitch Vigotski têm povoado o cenário acadêmico brasileiro (SILVA; DAVIS, 2004) 3,especialmente nas áreas da Educação e da Psicologia, mas também em áreas afins ao seu trabalho, comoa Linguística, a Literatura, as Artes, entre outras. Nos mais de trinta anos que se passaram desde asprimeiras traduções, publicações e apropriações dos escritos de Vigotski no Brasil, é possível afirmar quesua vida e obra são bastante conhecidas e disseminadas no âmbito da comunidade científica nacional.Contudo, o contexto no qual Vigotski produziu e publicou suas obras no seu país de origem – marcadopelas transformações sociais e políticas do período stalinista na União Soviética e pelas implicações detais transformações no universo da produção cultural, acadêmica e científica – exerceu um impactosignificativo sobre a difusão do pensamento deste psicólogo, tanto em solo soviético quanto em soloestrangeiro, impacto este que nos interessa e serve aqui de antessala para tratarmos da mais nova traduçãode Vigotski no Brasil: o livro “Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia”,organizado por Zoia Prestes e Elizabeth Tunes e traduzido a seis mãos pelas próprias organizadorasjuntamente com Cláudia da Costa Guimarães Santana.
id UFMG-5_a5ce40d2c85afa825bca42afb526b49e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/38106
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling SCHOOL LIBRARY: TEACHING AND LEARNING SPACEBIBLIOTECA ESCOLAR: ESPACIO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJEBIBLIOTECA ESCOLAR: ESPAÇO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEMBiblioteca EscolarensinoaprendizagemDesde a década de 1980, as ideias e constructos teóricos e metodológicos de LevSemionovitch Vigotski têm povoado o cenário acadêmico brasileiro (SILVA; DAVIS, 2004) 3,especialmente nas áreas da Educação e da Psicologia, mas também em áreas afins ao seu trabalho, comoa Linguística, a Literatura, as Artes, entre outras. Nos mais de trinta anos que se passaram desde asprimeiras traduções, publicações e apropriações dos escritos de Vigotski no Brasil, é possível afirmar quesua vida e obra são bastante conhecidas e disseminadas no âmbito da comunidade científica nacional.Contudo, o contexto no qual Vigotski produziu e publicou suas obras no seu país de origem – marcadopelas transformações sociais e políticas do período stalinista na União Soviética e pelas implicações detais transformações no universo da produção cultural, acadêmica e científica – exerceu um impactosignificativo sobre a difusão do pensamento deste psicólogo, tanto em solo soviético quanto em soloestrangeiro, impacto este que nos interessa e serve aqui de antessala para tratarmos da mais nova traduçãode Vigotski no Brasil: o livro “Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia”,organizado por Zoia Prestes e Elizabeth Tunes e traduzido a seis mãos pelas próprias organizadorasjuntamente com Cláudia da Costa Guimarães Santana.Educação em Revista 2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewAvaliado por paresAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38106Educação em Revista ; v. 36 n. 1 (2020): v.36 (2020)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38106/29720https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCICONETTO BERNARD, MANUELAÂNGELA LUCHESE, TERCIANE 2022-01-28T04:24:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/38106Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2022-01-28T04:24:18Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv SCHOOL LIBRARY: TEACHING AND LEARNING SPACE
BIBLIOTECA ESCOLAR: ESPACIO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE
BIBLIOTECA ESCOLAR: ESPAÇO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
title SCHOOL LIBRARY: TEACHING AND LEARNING SPACE
spellingShingle SCHOOL LIBRARY: TEACHING AND LEARNING SPACE
CICONETTO BERNARD, MANUELA
Biblioteca Escolar
ensino
aprendizagem
title_short SCHOOL LIBRARY: TEACHING AND LEARNING SPACE
title_full SCHOOL LIBRARY: TEACHING AND LEARNING SPACE
title_fullStr SCHOOL LIBRARY: TEACHING AND LEARNING SPACE
title_full_unstemmed SCHOOL LIBRARY: TEACHING AND LEARNING SPACE
title_sort SCHOOL LIBRARY: TEACHING AND LEARNING SPACE
author CICONETTO BERNARD, MANUELA
author_facet CICONETTO BERNARD, MANUELA
ÂNGELA LUCHESE, TERCIANE
author_role author
author2 ÂNGELA LUCHESE, TERCIANE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CICONETTO BERNARD, MANUELA
ÂNGELA LUCHESE, TERCIANE
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Escolar
ensino
aprendizagem
topic Biblioteca Escolar
ensino
aprendizagem
description Desde a década de 1980, as ideias e constructos teóricos e metodológicos de LevSemionovitch Vigotski têm povoado o cenário acadêmico brasileiro (SILVA; DAVIS, 2004) 3,especialmente nas áreas da Educação e da Psicologia, mas também em áreas afins ao seu trabalho, comoa Linguística, a Literatura, as Artes, entre outras. Nos mais de trinta anos que se passaram desde asprimeiras traduções, publicações e apropriações dos escritos de Vigotski no Brasil, é possível afirmar quesua vida e obra são bastante conhecidas e disseminadas no âmbito da comunidade científica nacional.Contudo, o contexto no qual Vigotski produziu e publicou suas obras no seu país de origem – marcadopelas transformações sociais e políticas do período stalinista na União Soviética e pelas implicações detais transformações no universo da produção cultural, acadêmica e científica – exerceu um impactosignificativo sobre a difusão do pensamento deste psicólogo, tanto em solo soviético quanto em soloestrangeiro, impacto este que nos interessa e serve aqui de antessala para tratarmos da mais nova traduçãode Vigotski no Brasil: o livro “Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia”,organizado por Zoia Prestes e Elizabeth Tunes e traduzido a seis mãos pelas próprias organizadorasjuntamente com Cláudia da Costa Guimarães Santana.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer Review
Avaliado por pares
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38106
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38106/29720
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 36 n. 1 (2020): v.36 (2020)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711124254359552