Psicologia da educação: considerações sobre seu papel e alternativas para sua abordagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Iris Barbosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42469
Resumo: A Psicologia emergiu como ciência no final do século passado, precisamente num momento de afirmação do capitalismo, quando o liberalismo burguês representava uma influente linha de pensamento. Para se afirmar como ciência, a Psicologia adotou o método experimental e tomou como seu objeto de estudo o mesmo das Ciências Biológicas, ou seja, substituiu a consciência pelas sensações, que eram palpáveis, passíveis de mensuração pelos seus efeitos. Devido à sua origem biológica e à influência do liberalismo, a nova ciência estabeleceu como foco de análise, o individual. Essa ótica, que despreza os aspectos sociais, tende a analisar a realidade a partir de um aspecto apenas; assim, perde-se a concreticidade do real, já que se passa a tomar o todo por apenas uma de suas partes.
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